Trump recusa ouvir gravações sobre morte de Khashoggi e promete “relatório completo” para breve

Kevin Dietsch / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos anunciou no sábado “um relatório completo” sobre a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, avançando que o documento deverá ser divulgado “nos próximos dias”, provavelmente na terça-feira, e que incluirá “quem o fez”.

Donald Trump considerou “prematuras” as informações da noite de sexta-feira em que o Washington Post noticiou, citando fontes anónimas, que a CIA, os serviços de informações norte-americanos, concluiu que o príncipe herdeiro saudita ordenou o homicídio de Jamal Khashoggi em Istambul.

Já neste domingo, em entrevista à Fox News, o Presindente norte-americano disse que se recusava a ouvir as gravações áudio do crime, dizendo não haver razão para a ouvir. Trump disse ainda, sobre o conteúdo da gravação, que foi um crime “violento e terrível”.

As autoridades turcas afirmaram desde o início que tinham gravações áudio relacionadas com a morte do jornalista, mas a Casa Branca demorou a confirmar essas alegações.

Questionado pelo jornalista sobre o motivo de não querer ouvir as gravações, Trump foi claro: “É uma gravação de sofrimento. É terrível. Já me puseram a par do seu conteúdo”, disse apenas. “Não quero ouvir, não há razões para que eu tenha de ouvir”.

Khashoggi um saudita que vivia nos Estados Unidos e era colunista do Washington Post, e crítico do regime de Riade e da família real, entrou a 2 de outubro no consulado saudita de Istambul e acabou por ser assassinado.

A Arábia Saudita, em várias ocasiões, mudou sua versão oficial do que aconteceu com Jamal Khashoggi, mas na quinta-feira o ministério público saudita admitiu que o jornalista foi drogado e desmembrado no local.

De um total de 21 suspeitos, a Justiça saudita indiciou 11 pessoas pelo crime, cinco das quais enfrentam agora a pena de morte.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É aquilo a que já nos habituámos das administrações pragmáticas dos EUA.
    Businness as usual.
    Justiça,…só se não for inconveniente
    Se o ‘desmembrado’ assassinado fosse americano,…ou até mesmo francês ou alemão, se calhar a opinião pública tivesse um peso diferente e aí o Trampinha teria que fazer o que lhe mandassem.

RESPONDER

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …