Sétimo arguido do caso Sócrates é uma mulher

José Goulão / Flickr

O ex-primeiro-Ministro português José Sócrates

Foi constituído mais um arguido no âmbito da “Operação Marquês”. A mulher de Carlos Santos Silva, Inês Pontes do Rosário, estará também implicada no caso que mantém José Sócrates em prisão preventiva.

A notícia é avançada pelo jornal Expresso que aponta que, para já, não são conhecidos os crimes que são imputados a Inês Pontes do Rosário.

A esposa do amigo de José Sócrates, considerado “testa-de-ferro” do ex-primeiro-ministro pelo Ministério Público, terá sido constituída arguida no seguimento do interrogatório feito ao vice-presidente do Grupo Lena, Joaquim Barroca Rodrigues.

Também este dirigente do Grupo Lena foi constituído arguido no caso, tendo ficado sujeito a prisão preventiva, no imediato, mas devendo esta passar a prisão domiciliária com pulseira electrónica logo que termine o seu interrogatório.

Joaquim Barroca Rodrigues é acusado dos crimes de corrupção activa, branqueamento de capitais e fraude fiscal agravada.

Neste momento, a Operação Marquês tem sete arguidos: José Sócrates, o empresário Carlos Santos Silva e a sua esposa Inês Pontes do Rosário, o administrador da farmacêutica Octapharma, Paulo Lalanda Castro, o vice-presidente do Grupo Lena, Joaquim Barroca Rodrigues, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o motorista João Perna.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A imprensa já havia referido (fugas do processo) existência de empresas como entidades corruptoras! E não havia responsáveis? Ora, de entidade abstrata o processo passa a contar com “novo nomeado” e… Aguarde-se pela solidez da formalização…
    As procissões parecem ter terminado no adro, de onde era suposto não ter saído nunca, exceptuando alguns devotos mesmo que a coberto de movimentos cívicos aparentemente de certo direito popular… Do “povo” que se presta.

    • Estou desculpado… Não vejo o ‘big brother’… Mas aquilo, no dia em que foi, foi só para entreter alguns, aparecer na TV, porque sabem ao que o ‘povo’ se presta. – Vale que a justiça democrática tem prazo alargado por 3 meses e até um ano para formalizar o que é devido aos réus e representantes.

  2. “terá sido constituída arguida no seguimento do interrogatório feito ao vice-presidente do Grupo Lena”, no tempo da PIDE era assim. Não há dúvida voltamos a um estado policial

    • Conhecer a ‘responsabilidade’ dos media nas sociedades democráticas não é obrigatório, tão pouco o que teoriza o marketing político sobre o que ao ‘povo’ desperta… Maneirismos de ‘Estado policial’ é comparar perfume com brilhantina, e isso é outra coisa!
      Assim como não fui em cortejos ou procissões ao adro, não serei toldado pela pretensiosa carga de uma qualquer alcunha, e palas, só as usa quem quer, o que não é o caso dos onagros.

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …