Sétimo arguido do caso Sócrates é uma mulher

José Goulão / Flickr

O ex-primeiro-Ministro português José Sócrates

Foi constituído mais um arguido no âmbito da “Operação Marquês”. A mulher de Carlos Santos Silva, Inês Pontes do Rosário, estará também implicada no caso que mantém José Sócrates em prisão preventiva.

A notícia é avançada pelo jornal Expresso que aponta que, para já, não são conhecidos os crimes que são imputados a Inês Pontes do Rosário.

A esposa do amigo de José Sócrates, considerado “testa-de-ferro” do ex-primeiro-ministro pelo Ministério Público, terá sido constituída arguida no seguimento do interrogatório feito ao vice-presidente do Grupo Lena, Joaquim Barroca Rodrigues.

Também este dirigente do Grupo Lena foi constituído arguido no caso, tendo ficado sujeito a prisão preventiva, no imediato, mas devendo esta passar a prisão domiciliária com pulseira electrónica logo que termine o seu interrogatório.

Joaquim Barroca Rodrigues é acusado dos crimes de corrupção activa, branqueamento de capitais e fraude fiscal agravada.

Neste momento, a Operação Marquês tem sete arguidos: José Sócrates, o empresário Carlos Santos Silva e a sua esposa Inês Pontes do Rosário, o administrador da farmacêutica Octapharma, Paulo Lalanda Castro, o vice-presidente do Grupo Lena, Joaquim Barroca Rodrigues, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o motorista João Perna.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A imprensa já havia referido (fugas do processo) existência de empresas como entidades corruptoras! E não havia responsáveis? Ora, de entidade abstrata o processo passa a contar com “novo nomeado” e… Aguarde-se pela solidez da formalização…
    As procissões parecem ter terminado no adro, de onde era suposto não ter saído nunca, exceptuando alguns devotos mesmo que a coberto de movimentos cívicos aparentemente de certo direito popular… Do “povo” que se presta.

    • Estou desculpado… Não vejo o ‘big brother’… Mas aquilo, no dia em que foi, foi só para entreter alguns, aparecer na TV, porque sabem ao que o ‘povo’ se presta. – Vale que a justiça democrática tem prazo alargado por 3 meses e até um ano para formalizar o que é devido aos réus e representantes.

  2. “terá sido constituída arguida no seguimento do interrogatório feito ao vice-presidente do Grupo Lena”, no tempo da PIDE era assim. Não há dúvida voltamos a um estado policial

    • Conhecer a ‘responsabilidade’ dos media nas sociedades democráticas não é obrigatório, tão pouco o que teoriza o marketing político sobre o que ao ‘povo’ desperta… Maneirismos de ‘Estado policial’ é comparar perfume com brilhantina, e isso é outra coisa!
      Assim como não fui em cortejos ou procissões ao adro, não serei toldado pela pretensiosa carga de uma qualquer alcunha, e palas, só as usa quem quer, o que não é o caso dos onagros.

RESPONDER

Governo discute hoje "estatuto do artista", mas setor mantém as críticas

O Conselho de Ministros desta quinta-feira será dedicado “de forma transversal” à Cultura, conforme indiciou o primeiro-ministro. Numa altura em que este setor está significativamente fragilizado por efeito da crise pandémica, o Executivo deverá aprovar …

Há três portugueses na calha para substituir Espírito Santo no Wolverhampton

O Wolverhampton prepara uma possível saída de Nuno Espírito Santo e tem três portugueses na calha: Vítor Pereira, Bruno Lage e Rui Faria. Ultimamente tem-se falado muito da possibilidade de Nuno Espírito Santo abandonar o Wolverhampton …

PS, BE e CDS alargam direitos dos independentes. “Não é luz verde, é amarela”

As alterações às leis eleitorais têm aprovação garantida em plenário por maioria absoluta nesta quinta-feira. Independentes podem concorrer à Câmara e Assembleia Municipal com o mesmo nome, símbolo e sigla, mas não a todas as …

Aos 29 anos, "sucessor" de Mourinho estreia-se a vencer e faz história

Ryan Mason, o novo treinador interino do Tottenham, estreou-se a ganhar e tornou-se o treinador mais jovem da história da Premier League. Com a saída de José Mourinho do Tottenham, esta segunda-feira, Ryan Mason assumiu interinamente …

PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição. Nos últimos tempos, …

Moedas usa o nome de Sócrates para atacar Medina. PS acusa-o de “tirar proveito“ das buscas na CML

Numa altura em que a corrida autárquica se torna cada vez mais feroz, depois de serem conhecidos os motivos das buscas à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas enviou um comunicado às redações em que se …

Enquanto clubes pedem desculpa, Florentino contra-ataca e não desiste da Superliga

O presidente do Real Madrid e da Superliga, Florentino Pérez, manifestou-se na quarta-feira "triste e dececionado" com a suspensão da nova competição europeia de futebol, mas também "surpreendido" com a campanha orquestrada pelo presidente da …

Governo estuda compra de mais vacinas de ARN mensageiro para evitar atrasos

As autoridades de saúde portuguesas estão a estudar a compra de mais vacinas de ARN mensageiro, que até agora não têm revelado efeitos secundários tão graves como a vacina da AstraZeneca e da Johnson & …

O bumerangue pode ter tido mais do que uma função

Investigadores sugerem que o bumerangue pode ter tido mais do que uma função para os australianos aborígenes, como por exemplo moldar ferramentas de pedra. A análise microscópica da superfície de mais de 100 bumerangues de madeira …

Ministério Público e defesa de Sócrates concordam: Ivo Rosa fez uma alteração ilegal à acusação

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates já pediram a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês. Os dois requerimentos defendem que o juiz fez …