Portugal vence Gales, bate recordes e está na final

Miguel A. Lopes / Lusa

Cristiano Ronaldo marca o primeiro golo da vitória de Portugal por 2-0 frente ao País de Gales na meia-final do Euro 2016

A selecção portuguesa de futebol qualificou-se esta quarta-feira para a final do Euro 2016, ao vencer o País de Gales por 2-0 na primeira meia-final da prova, disputada em Lyon.

Num jogo em que Portugal vulgarizou a “selecção maravilha” deste Europeu, a equipa nacional mostrou bom futebol e criou uma mão cheia de oportunidades de golo, tendo desperdiçado a oportunidade de golear a equipa galesa.

Cristiano Ronaldo, aos 50 minutos, e Nani, aos 53, apontaram os golos da formação portuguesa, que vai disputar domingo a segunda final da sua história, 12 anos depois do desaire por 1-0 com a Grécia, em Lisboa, no Euro 2004.

No domingo, pelas 21h locais (20h em Lisboa), Portugal vai encontrar no Stade de France, em Saint-Denis, o vencedor do embate entre a anfitriã França e a detentora do título mundial Alemanha, que se defrontam na quinta-feira.

Ao marcarem em Lyon, depois de o terem feito no empate 3-3 com a Hungria, Cristiano Ronaldo e Nani passaram a contar cada um com 3 golos na fase final do Euro 2016.

O capitão da selecção das quinas marcou aos 50 minutos, de cabeça, depois de um passe de Raphael Guerreiro, na sequência de um canto, e Nani ampliou a vantagem aos 53, desviando um remate do 7 luso.

Abedin Taherkenareh / EPA

Cristiano Ronaldo "voa sobre os centrais" e marca o primeiro golo da vitória de Portugal por 2-0 frente ao País de Gales na meia-final do Euro 2016

Cristiano Ronaldo “voa sobre os centrais” e marca o primeiro golo da vitória de Portugal por 2-0 frente ao País de Gales na meia-final do Euro 2016

Ronaldo (61 golos, em 132 jogos pela selecção A) e Nani (21, em 102) estão a apenas um tento do francês Antoine Griezmann, que lidera isolado a lista dos melhores marcadores do Euro2016, com quatro tentos.

A selecção de todos os recordes

Com o golo que inaugurou o marcador esta quarta-feira, Cristiano Ronaldo, que tinha bisado face aos húngaros, igualou Michel Platini como melhor marcador de todos os Europeus, com nove golos.

Ronaldo tinha marcado 2 golos em 2004, 1 em 2008 e 3 em 2012. O francês marcou os seus 9 golos numa só edição da prova, em 1984.

O capitão luso tornou-se também no primeiro jogador de sempre a marcar em sete jogos diferentes em fases finais do Campeonato da Europa.

Robert Ghement / EPA

Com o golo que marcou e a assistência a Nani, Ronaldo é o primeiro jogador de sempre a fazer um golo e uma assistência  em duas meias-finais: 2004 e 2016

Com o golo que marcou e a assistência a Nani, Ronaldo é o primeiro jogador de sempre a fazer um golo e uma assistência em duas meias-finais: 2004 e 2016

O jogador português reforçou também a sua posição como recordista de jogos em europeus.

Ao alinhar nesta meia-final, Ronaldo passou a contar com 20 jogos disputados em fases finais de europeus, e já não pode ser ultrapassado pelos dois pretendentes ainda em prova.

Com efeito, Schweinsteiger, com 18, e Buffon, com 17, já só têm mais um jogo (ou dois), e dificilmente jogarão o Euro 2020.

Ronaldo passou a ser também o primeiro jogador de sempre a jogar 3 meias-finais de Europeus, tendo alinhado em 2004, 2012 e 2016.

Mas a passagem de Portugal pelo Euro 2016 rendeu também recordes a outros jogadores.

O miúdo Renato Sanches, além de se ter tornado o mais jovem jogador de sempre a disputar a fase final de um Europeu, tornou-se também o mais jovem de sempre a jogar a meia-final de um Europeu, com 18 anos e 323 dias.

O recorde pertencia também, curiosamente, a Cristiano Ronaldo, que em 2004 jogou a meia-final com 19 anos e 146 dias.

Renato Sanches tornou-se também o mais jovem jogador a marcar um golo num jogo a eliminar numa fase final de um Europeu, ao assinalar o golo do empate da selecção das quinas frente à Polónia.

Rui Patrício é agora o guarda-redes português com mais jogos em europeus, com 11 jogos, afastando-se do guarda-redes dos penalties, Ricardo, com 10, e de Vítor Baía, com 8.

E finalmente, mas não menos importante, Fernando Santos tornou-se o primeiro seleccionador de sempre a conseguir vaticinar, com 3 semanas de antecedência, a data exacta de regresso da sua selecção.

Portugal! Portugal! Portugal!

MEIAS FINAS

Quarta, 6 de Julho, 20h00
Portugal – País de Gales, 2-0

Quinta, 7 de Julho, 20h00
Alemanha – França
(Marselha)

QUARTOS-DE-FINAL

Quinta, 30 de Junho
Polónia – Portugal, 1-1 (3-5 GP)

Sexta, 1 de Julho
País de Gales – Bélgica, 3-1

Sábado, 2 de Julho
Alemanha – Itália – 1-1 (5-4 GP)

Domingo, 3 de Julho
França – Islândia – 5-2

OITAVOS DE FINAL

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 1-1 (4-5 GP)
P.Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 0-4

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 2-0
Inglaterra – Islândia, 1-2

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …