França vence República da Irlanda e passa aos quartos de final

Sergey Dolzhenko / EPA

-

A França apanhou hoje um grande susto, mas um ‘bis’ de Antoine Griezmann permitiu aos gauleses virar o resultado e vencer a Irlanda por 2-1, assegurando os quartos de final do Euro2016 de futebol.

A Irlanda não podia ter esperado por melhor início, ao beneficiar logo aos dois minutos de uma grande penalidade cometida por Paul Pogba sobre Shane Long. Na conversão, Robbie Brady não perdoou e colocou a sua seleção na frente.

A perder tão cedo, a França foi em busca da igualdade, mas só conseguiu incomodar a defesa contrária através de lances de bola parada, normalmente defendidos com segurança pelo guarda-redes Darren Randolph.

Do outro lado, e embora em vantagem, a equipa do Eire nunca deixou de espreitar a possibilidade de ampliar, criando um par de situações complicadas à defesa gaulesa.

A melhor ocasião da França para poder igualar surgiu mesmo em cima do intervalo, aos 45+1, num lance em que Antoine Griezmann e Dimitri Payet remataram em plena área irlandesa, mas os seus remates encontraram defesas contrários pelo caminho.

A França entrou bem na segunda metade e podia ter empatado aos 48 minutos, num livre direto cobrado por Dimitri Payet para o segundo poste, mas Laurent Koscielny, desmarcado, não conseguiu desviar.

A pressão francesa foi-se acentuando e, aos 58, finalmente chegou o empate, num lance em que Bacary Sagna cruzou na perfeição da direita e Antoine Griezmann, na marca da grande penalidade, cabeceou sem hipóteses para Randolph.

O golo animou os gauleses e, volvidos três minutos, a equipa anfitriã do Euro passou para a frente do marcador. Lance iniciado em Adil Rami, que colocou a bola em Olivier Giroud e este endossou-a para Griezmann, que, com o seu pé esquerdo, voltou a não dar hipóteses a Randolph.

Em vantagem no marcador e, a partir dos 66 minutos, com mais um em campo devido à expulsão de Shane Duffy, a França passou a gerir a vantagem e acabou por desperdiçar a oportunidade de golear, tantas foram as ocasiões perdidas, perante uma Iralnda sem forças para conseguir contrariar o ascendente contrário.

Nos quartos de final, a França vai defrontar, a 03 de julho, o vencedor do encontro de segunda-feira entre a Inglaterra e a Islândia.

OITAVOS DE FINAL:

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 4 – 5
País de Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 20:00

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 2-0
Inglaterra – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …

Novo estudo explica a importância de esterilizar os gatos antes da adolescência

Um novo estudo sugere que a idade de esterilização dos gatos deve ser antecipada de seis para quatro meses, com o objetivo de prevenir ninhadas indesejadas de gatinhos, que muitas das vezes acabam por ser …

Publicidade do Pingo Doce a promoções viola a lei do confinamento

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica está a avaliar incumprimento que visa aumentar clientes em loja durante o fim de semana. Os supermercados da Jerónimo Martins estão a publicitar promoções numa altura em que …

A tomada de posse de Joe Biden deixou os apoiantes do QAnon sem rumo

Com a tomada de posse de Joe Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos, esta quarta-feira, a frustração começou a infiltrar-se entre os apoiantes do QAnon. O QAnon é um movimento nascido, em 2017, no seio …

Pela quarta vez em quase 50 anos, gelo cobriu o deserto do Saara

Na terça-feira passada, um dos lugares mais secos do mundo acordou com uma geada sobrenatural. Foi apenas a quarta vez em quase 50 anos. No deserto do Saara, no noroeste da Argélia, nos arredores da cidade …

Novo máximo de mortes. São mais 275 óbitos e 11 721 novos casos

Portugal registou mais 275 mortos e 11 721 novos casos de infeção por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) deste domingo. É o novo máximo de mortes …