França vence República da Irlanda e passa aos quartos de final

Sergey Dolzhenko / EPA

-

A França apanhou hoje um grande susto, mas um ‘bis’ de Antoine Griezmann permitiu aos gauleses virar o resultado e vencer a Irlanda por 2-1, assegurando os quartos de final do Euro2016 de futebol.

A Irlanda não podia ter esperado por melhor início, ao beneficiar logo aos dois minutos de uma grande penalidade cometida por Paul Pogba sobre Shane Long. Na conversão, Robbie Brady não perdoou e colocou a sua seleção na frente.

A perder tão cedo, a França foi em busca da igualdade, mas só conseguiu incomodar a defesa contrária através de lances de bola parada, normalmente defendidos com segurança pelo guarda-redes Darren Randolph.

Do outro lado, e embora em vantagem, a equipa do Eire nunca deixou de espreitar a possibilidade de ampliar, criando um par de situações complicadas à defesa gaulesa.

A melhor ocasião da França para poder igualar surgiu mesmo em cima do intervalo, aos 45+1, num lance em que Antoine Griezmann e Dimitri Payet remataram em plena área irlandesa, mas os seus remates encontraram defesas contrários pelo caminho.

A França entrou bem na segunda metade e podia ter empatado aos 48 minutos, num livre direto cobrado por Dimitri Payet para o segundo poste, mas Laurent Koscielny, desmarcado, não conseguiu desviar.

A pressão francesa foi-se acentuando e, aos 58, finalmente chegou o empate, num lance em que Bacary Sagna cruzou na perfeição da direita e Antoine Griezmann, na marca da grande penalidade, cabeceou sem hipóteses para Randolph.

O golo animou os gauleses e, volvidos três minutos, a equipa anfitriã do Euro passou para a frente do marcador. Lance iniciado em Adil Rami, que colocou a bola em Olivier Giroud e este endossou-a para Griezmann, que, com o seu pé esquerdo, voltou a não dar hipóteses a Randolph.

Em vantagem no marcador e, a partir dos 66 minutos, com mais um em campo devido à expulsão de Shane Duffy, a França passou a gerir a vantagem e acabou por desperdiçar a oportunidade de golear, tantas foram as ocasiões perdidas, perante uma Iralnda sem forças para conseguir contrariar o ascendente contrário.

Nos quartos de final, a França vai defrontar, a 03 de julho, o vencedor do encontro de segunda-feira entre a Inglaterra e a Islândia.

OITAVOS DE FINAL:

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 4 – 5
País de Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 20:00

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 2-0
Inglaterra – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …

Empresa portuguesa arrisca multa por enviar ilegalmente resíduos de plástico para a Roménia

Uma empresa portuguesa foi apanhada a enviar resíduos de plástico para a Roménia sem cumprir os requisitos necessários para o fazer. Segundo noticia o Público, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento …

Marcos Freitas e Fu Yu brilham no ténis de mesa, Yolanda Sequeira avança no surf

Do ténis de mesa ao surf, a armada portuguesa em Tóquio tem estado em destaque. Marcos Freitas, Fu Yu e Yolanda Sequeira progrediram nas suas respetivas competições. O português Marcos Freitas apurou-se hoje para os oitavos …