/

Portugal vence Croácia com golo de Quaresma e está nos Quartos

Miguel A. Lopes / Lusa

Quaresma celebra o golo que levou Portugal aos quartos de final do Euro 2016

Um golo de Ricardo Quaresma, aos 117 minutos, valeu hoje a Portugal um triunfo por 1-0 sobre a Croácia, após prolongamento, e o apuramento para os quartos de final do Europeu de futebol de 2016.

Num jogo disputado no Stade Bollaert-Delelis, em Lens, a selecção de Portugal garantiu a presença nos quartos de final do Euro 2016 depois de bater a Croácia por 1-0.

Para o primeiro encontra a eliminar, o seleccionador Fernando Santos operou algumas alterações na equipa, tendo dado a titularidade a Cedric, José Fonte e Adrien Silva, deixando no banco Vieirinha, Ricardo Carvalho e João Moutinho.

Após um empate sem golos no tempo regulamentar – o quarto empate de Portugal na prova – a equipa lusa garantiu a vitória a 3 minutos do fim do prolongamento.

Numa jogada de contra-ataque, Renato Sanches passou a bola na esquerda a Nani, que rasgou a grande-área croata num passe para Cristiano Ronaldo, que rematou forte para a defesa do guarda-redes adversário, Danijel Subasic.

Na recarga ao remate do capitão luso, Ricardo Quaresma cabeceou para a baliza, marcando o seu primeiro golo em fases finais de competições internacionais.

Na sua história em grandes competições, a formação portuguesa nunca tinha conseguido a qualificação em prolongamento: caiu duas vezes no tempo extra e, nas três restantes, venceu duas vezes em penáltis e perdeu uma.

O extremo Nani tornou-se hoje, por seu turno, o quarto jogador da seleção portuguesa de futebol a atingir as 100 internacionalizações ‘AA’.

Aos 29 anos, o jogador formado no Sporting entra numa lista restrita onde apenas contam Cristiano Ronaldo, que somou o 130.º encontro pela seleção A, Luís Figo, com 127 jogos, e Fernando Couto, com 110.

Ian Langsdon / EPA

Ricardo Quaresma celebra com Nani o golo de Portugal contra a Croácia

Nos quartos de final, Portugal vai agora medir forças com a Polónia – que superou a Suíça nas grandes penalidades (5-4), depois de uma igualdade a um no final dos 120 minutos, num embate marcado para quinta-feira, em Marselha.

OITAVOS DE FINAL:

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 4 – 5
País de Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 20:00

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 2-0
Inglaterra – Islândia, 20:00

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.