Portugal vence Croácia com golo de Quaresma e está nos Quartos

Miguel A. Lopes / Lusa

Quaresma celebra o golo que levou Portugal aos quartos de final do Euro 2016

Um golo de Ricardo Quaresma, aos 117 minutos, valeu hoje a Portugal um triunfo por 1-0 sobre a Croácia, após prolongamento, e o apuramento para os quartos de final do Europeu de futebol de 2016.

Num jogo disputado no Stade Bollaert-Delelis, em Lens, a selecção de Portugal garantiu a presença nos quartos de final do Euro 2016 depois de bater a Croácia por 1-0.

Para o primeiro encontra a eliminar, o seleccionador Fernando Santos operou algumas alterações na equipa, tendo dado a titularidade a Cedric, José Fonte e Adrien Silva, deixando no banco Vieirinha, Ricardo Carvalho e João Moutinho.

Após um empate sem golos no tempo regulamentar – o quarto empate de Portugal na prova – a equipa lusa garantiu a vitória a 3 minutos do fim do prolongamento.

Numa jogada de contra-ataque, Renato Sanches passou a bola na esquerda a Nani, que rasgou a grande-área croata num passe para Cristiano Ronaldo, que rematou forte para a defesa do guarda-redes adversário, Danijel Subasic.

Na recarga ao remate do capitão luso, Ricardo Quaresma cabeceou para a baliza, marcando o seu primeiro golo em fases finais de competições internacionais.

Na sua história em grandes competições, a formação portuguesa nunca tinha conseguido a qualificação em prolongamento: caiu duas vezes no tempo extra e, nas três restantes, venceu duas vezes em penáltis e perdeu uma.

O extremo Nani tornou-se hoje, por seu turno, o quarto jogador da seleção portuguesa de futebol a atingir as 100 internacionalizações ‘AA’.

Aos 29 anos, o jogador formado no Sporting entra numa lista restrita onde apenas contam Cristiano Ronaldo, que somou o 130.º encontro pela seleção A, Luís Figo, com 127 jogos, e Fernando Couto, com 110.

Ian Langsdon / EPA

Ricardo Quaresma celebra com Nani o golo de Portugal contra a Croácia

Nos quartos de final, Portugal vai agora medir forças com a Polónia – que superou a Suíça nas grandes penalidades (5-4), depois de uma igualdade a um no final dos 120 minutos, num embate marcado para quinta-feira, em Marselha.

OITAVOS DE FINAL:

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 4 – 5
País de Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 20:00

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 2-0
Inglaterra – Islândia, 20:00

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …