Portugal vence Croácia com golo de Quaresma e está nos Quartos

Miguel A. Lopes / Lusa

Quaresma celebra o golo que levou Portugal aos quartos de final do Euro 2016

Um golo de Ricardo Quaresma, aos 117 minutos, valeu hoje a Portugal um triunfo por 1-0 sobre a Croácia, após prolongamento, e o apuramento para os quartos de final do Europeu de futebol de 2016.

Num jogo disputado no Stade Bollaert-Delelis, em Lens, a selecção de Portugal garantiu a presença nos quartos de final do Euro 2016 depois de bater a Croácia por 1-0.

Para o primeiro encontra a eliminar, o seleccionador Fernando Santos operou algumas alterações na equipa, tendo dado a titularidade a Cedric, José Fonte e Adrien Silva, deixando no banco Vieirinha, Ricardo Carvalho e João Moutinho.

Após um empate sem golos no tempo regulamentar – o quarto empate de Portugal na prova – a equipa lusa garantiu a vitória a 3 minutos do fim do prolongamento.

Numa jogada de contra-ataque, Renato Sanches passou a bola na esquerda a Nani, que rasgou a grande-área croata num passe para Cristiano Ronaldo, que rematou forte para a defesa do guarda-redes adversário, Danijel Subasic.

Na recarga ao remate do capitão luso, Ricardo Quaresma cabeceou para a baliza, marcando o seu primeiro golo em fases finais de competições internacionais.

Na sua história em grandes competições, a formação portuguesa nunca tinha conseguido a qualificação em prolongamento: caiu duas vezes no tempo extra e, nas três restantes, venceu duas vezes em penáltis e perdeu uma.

O extremo Nani tornou-se hoje, por seu turno, o quarto jogador da seleção portuguesa de futebol a atingir as 100 internacionalizações ‘AA’.

Aos 29 anos, o jogador formado no Sporting entra numa lista restrita onde apenas contam Cristiano Ronaldo, que somou o 130.º encontro pela seleção A, Luís Figo, com 127 jogos, e Fernando Couto, com 110.

Ian Langsdon / EPA

Ricardo Quaresma celebra com Nani o golo de Portugal contra a Croácia

Nos quartos de final, Portugal vai agora medir forças com a Polónia – que superou a Suíça nas grandes penalidades (5-4), depois de uma igualdade a um no final dos 120 minutos, num embate marcado para quinta-feira, em Marselha.

OITAVOS DE FINAL:

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 4 – 5
País de Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 20:00

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 2-0
Inglaterra – Islândia, 20:00

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Líderes do G7 apresentam alternativa à Nova Rota da Seda. China já respondeu

Os líderes do G7 acordaram, este sábado, lançar a iniciativa "reconstruir melhor para o mundo" para "responder às tremendas necessidades nos países de renda média e alta", anunciou a Casa Branca, em comunicado. O plano, dirigido …

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …