Portugal vence Croácia com golo de Quaresma e está nos Quartos

Miguel A. Lopes / Lusa

Quaresma celebra o golo que levou Portugal aos quartos de final do Euro 2016

Um golo de Ricardo Quaresma, aos 117 minutos, valeu hoje a Portugal um triunfo por 1-0 sobre a Croácia, após prolongamento, e o apuramento para os quartos de final do Europeu de futebol de 2016.

Num jogo disputado no Stade Bollaert-Delelis, em Lens, a selecção de Portugal garantiu a presença nos quartos de final do Euro 2016 depois de bater a Croácia por 1-0.

Para o primeiro encontra a eliminar, o seleccionador Fernando Santos operou algumas alterações na equipa, tendo dado a titularidade a Cedric, José Fonte e Adrien Silva, deixando no banco Vieirinha, Ricardo Carvalho e João Moutinho.

Após um empate sem golos no tempo regulamentar – o quarto empate de Portugal na prova – a equipa lusa garantiu a vitória a 3 minutos do fim do prolongamento.

Numa jogada de contra-ataque, Renato Sanches passou a bola na esquerda a Nani, que rasgou a grande-área croata num passe para Cristiano Ronaldo, que rematou forte para a defesa do guarda-redes adversário, Danijel Subasic.

Na recarga ao remate do capitão luso, Ricardo Quaresma cabeceou para a baliza, marcando o seu primeiro golo em fases finais de competições internacionais.

Na sua história em grandes competições, a formação portuguesa nunca tinha conseguido a qualificação em prolongamento: caiu duas vezes no tempo extra e, nas três restantes, venceu duas vezes em penáltis e perdeu uma.

O extremo Nani tornou-se hoje, por seu turno, o quarto jogador da seleção portuguesa de futebol a atingir as 100 internacionalizações ‘AA’.

Aos 29 anos, o jogador formado no Sporting entra numa lista restrita onde apenas contam Cristiano Ronaldo, que somou o 130.º encontro pela seleção A, Luís Figo, com 127 jogos, e Fernando Couto, com 110.

Ian Langsdon / EPA

Ricardo Quaresma celebra com Nani o golo de Portugal contra a Croácia

Nos quartos de final, Portugal vai agora medir forças com a Polónia – que superou a Suíça nas grandes penalidades (5-4), depois de uma igualdade a um no final dos 120 minutos, num embate marcado para quinta-feira, em Marselha.

OITAVOS DE FINAL:

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 4 – 5
País de Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 20:00

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 2-0
Inglaterra – Islândia, 20:00

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado - são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas. O processo físico cuja …

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …