Itália bate bicampeã Espanha e segue para os quartos de final

Daniel Dal Zennaro / EPA

A Itália qualificou-se hoje com inteira justiça para os quartos de final do Europeu de futebol de 2016, ao vencer a bicampeã em título Espanha por 2-0, num embate que dominou, em Saint-Denis.

O central Giorgio Chiellini, aos 33 minutos, e o ponta de lança Graziano Pellè, aos 90+1, selaram o triunfo dos transalpinos, num jogo que só não ficou resolvido mais cedo devido a sucessivas ‘enormes’ intervenções de David De Gea.

A formação transalpina vingou, assim, a ‘humilhação’ sofrida face aos espanhóis na final do Euro2012, quando foi goleada por 4-0, e vai agora jogar o acesso às meias-finais com a Alemanha, a detentora do título mundial.

Os italianos tiveram mais e melhores oportunidades e só sofreram, um pouco, na parte final, sendo que, então, o veterano guarda-redes Gianluigi Buffon também respondeu à altura, nomeadamente perante Piqué, aos 89 minutos.

Em relação ao último jogo (1-2 com a Croácia), a Espanha manteve o ‘onze’, enquanto a Itália trocou uma ‘pedra’ em relação à segunda jornada da fase de grupos, em que selou o apuramento (1-0 à Suécia), com De Sciglio a substituir o lesionado Candreva, o que fez Florenzi mudar para a direita.

No ‘3-5-2’ habitual, a formação transalpina entrou melhor e fez duas ameaças nos primeiros 10 minutos, num remate de Eder, contra a muralha espanhola, e num cabeceamento de Pellè, após livre de Florenzi, para grande defesa de De Gea.

Com Morata ‘perdido’ entre os três centrais italianos, a Espanha, em ‘4-3-3’, só rematou duas vezes na primeira parte e sem perigo, por Fàbregas, contra a defesa, e Iniesta, após um canto, para defesa fácil de Buffon.

Do lado contrário, Parolo cabeceou com perigo, aos 25 minutos, e Sergio Ramos quase fez autogolo, aos 29, para, aos 33, fazer uma falta desnecessária sobre Pellè, à entrada da área, que acabou por estar na origem do golo italiano.

Eder rematou forte, De Gea defendeu para a frente com as mãos e ainda chegou primeiro à recarga, cortando com o pé, mas a bola bateu em Giaccherini e ficou ao alcance de Chiellini, que empurrou de pé esquerdo.

Em vantagem, a Itália ficou ainda mais cómoda no jogo e quase apontou o segundo tento em ‘cima’ do intervalo, com Giaccherini a fletir da esquerda para o centro e a rematar para mais uma ‘enorme’ defesa de De Gea.

Para a segunda parte, a Espanha veio com Aduriz no lugar de Nolito e outra disposição, com Morata, que descaía para a esquerda, a cabecear à figura de Buffon (49 minutos) e Piqué (51) e Fàbregas (52) a rematarem sem perigo.

Aos 54 minutos, Conte trocou De Rossi por Thiago Motta e de imediato, aos 55, Eder, isolado pelo calcanhar de Pellè, voltou a fazer brilhar o ‘inevitável’ De Gea.

A Itália ainda ameaçou aos 62, num centro de Di Sciglio não aproveitado.

Antes, Aduriz (57 minutos) e Morata (60) também tinham tentado, mas foi a partir dos 70 que a Espanha se instalou no meio campo contrário, com o avançado do Athletic a abrir as ‘hostilidades’ com um remate frontal ao lado do poste direito.

Sergio Ramos (71 minutos), Iniesta (76), Piqué (77), Pedro Rodríguez (87) – a última aposta, para substituir o lesionado Aduriz, já depois de Lucas Vázquez – e novamente Piqué (89), isolado por um mau alívio de um jogador italiano, tentaram, mas o resultado não se alterou.

A Itália logrou suster a ‘fúria’ espanhola e acabou por ‘matar’ o encontro em contra-ataque, aos 90+1 minutos: os suplentes Insigne e Darmian ‘cozinharam’ a jogada e, na ‘cara’ de De Gea, Pellè não perdoou.

OITAVOS DE FINAL

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 4 – 5
País de Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 0-4

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 2-0
Inglaterra – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …