Itália bate bicampeã Espanha e segue para os quartos de final

Daniel Dal Zennaro / EPA

A Itália qualificou-se hoje com inteira justiça para os quartos de final do Europeu de futebol de 2016, ao vencer a bicampeã em título Espanha por 2-0, num embate que dominou, em Saint-Denis.

O central Giorgio Chiellini, aos 33 minutos, e o ponta de lança Graziano Pellè, aos 90+1, selaram o triunfo dos transalpinos, num jogo que só não ficou resolvido mais cedo devido a sucessivas ‘enormes’ intervenções de David De Gea.

A formação transalpina vingou, assim, a ‘humilhação’ sofrida face aos espanhóis na final do Euro2012, quando foi goleada por 4-0, e vai agora jogar o acesso às meias-finais com a Alemanha, a detentora do título mundial.

Os italianos tiveram mais e melhores oportunidades e só sofreram, um pouco, na parte final, sendo que, então, o veterano guarda-redes Gianluigi Buffon também respondeu à altura, nomeadamente perante Piqué, aos 89 minutos.

Em relação ao último jogo (1-2 com a Croácia), a Espanha manteve o ‘onze’, enquanto a Itália trocou uma ‘pedra’ em relação à segunda jornada da fase de grupos, em que selou o apuramento (1-0 à Suécia), com De Sciglio a substituir o lesionado Candreva, o que fez Florenzi mudar para a direita.

No ‘3-5-2’ habitual, a formação transalpina entrou melhor e fez duas ameaças nos primeiros 10 minutos, num remate de Eder, contra a muralha espanhola, e num cabeceamento de Pellè, após livre de Florenzi, para grande defesa de De Gea.

Com Morata ‘perdido’ entre os três centrais italianos, a Espanha, em ‘4-3-3’, só rematou duas vezes na primeira parte e sem perigo, por Fàbregas, contra a defesa, e Iniesta, após um canto, para defesa fácil de Buffon.

Do lado contrário, Parolo cabeceou com perigo, aos 25 minutos, e Sergio Ramos quase fez autogolo, aos 29, para, aos 33, fazer uma falta desnecessária sobre Pellè, à entrada da área, que acabou por estar na origem do golo italiano.

Eder rematou forte, De Gea defendeu para a frente com as mãos e ainda chegou primeiro à recarga, cortando com o pé, mas a bola bateu em Giaccherini e ficou ao alcance de Chiellini, que empurrou de pé esquerdo.

Em vantagem, a Itália ficou ainda mais cómoda no jogo e quase apontou o segundo tento em ‘cima’ do intervalo, com Giaccherini a fletir da esquerda para o centro e a rematar para mais uma ‘enorme’ defesa de De Gea.

Para a segunda parte, a Espanha veio com Aduriz no lugar de Nolito e outra disposição, com Morata, que descaía para a esquerda, a cabecear à figura de Buffon (49 minutos) e Piqué (51) e Fàbregas (52) a rematarem sem perigo.

Aos 54 minutos, Conte trocou De Rossi por Thiago Motta e de imediato, aos 55, Eder, isolado pelo calcanhar de Pellè, voltou a fazer brilhar o ‘inevitável’ De Gea.

A Itália ainda ameaçou aos 62, num centro de Di Sciglio não aproveitado.

Antes, Aduriz (57 minutos) e Morata (60) também tinham tentado, mas foi a partir dos 70 que a Espanha se instalou no meio campo contrário, com o avançado do Athletic a abrir as ‘hostilidades’ com um remate frontal ao lado do poste direito.

Sergio Ramos (71 minutos), Iniesta (76), Piqué (77), Pedro Rodríguez (87) – a última aposta, para substituir o lesionado Aduriz, já depois de Lucas Vázquez – e novamente Piqué (89), isolado por um mau alívio de um jogador italiano, tentaram, mas o resultado não se alterou.

A Itália logrou suster a ‘fúria’ espanhola e acabou por ‘matar’ o encontro em contra-ataque, aos 90+1 minutos: os suplentes Insigne e Darmian ‘cozinharam’ a jogada e, na ‘cara’ de De Gea, Pellè não perdoou.

OITAVOS DE FINAL

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 4 – 5
País de Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 0-4

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 2-0
Inglaterra – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …