Itália bate bicampeã Espanha e segue para os quartos de final

Daniel Dal Zennaro / EPA

A Itália qualificou-se hoje com inteira justiça para os quartos de final do Europeu de futebol de 2016, ao vencer a bicampeã em título Espanha por 2-0, num embate que dominou, em Saint-Denis.

O central Giorgio Chiellini, aos 33 minutos, e o ponta de lança Graziano Pellè, aos 90+1, selaram o triunfo dos transalpinos, num jogo que só não ficou resolvido mais cedo devido a sucessivas ‘enormes’ intervenções de David De Gea.

A formação transalpina vingou, assim, a ‘humilhação’ sofrida face aos espanhóis na final do Euro2012, quando foi goleada por 4-0, e vai agora jogar o acesso às meias-finais com a Alemanha, a detentora do título mundial.

Os italianos tiveram mais e melhores oportunidades e só sofreram, um pouco, na parte final, sendo que, então, o veterano guarda-redes Gianluigi Buffon também respondeu à altura, nomeadamente perante Piqué, aos 89 minutos.

Em relação ao último jogo (1-2 com a Croácia), a Espanha manteve o ‘onze’, enquanto a Itália trocou uma ‘pedra’ em relação à segunda jornada da fase de grupos, em que selou o apuramento (1-0 à Suécia), com De Sciglio a substituir o lesionado Candreva, o que fez Florenzi mudar para a direita.

No ‘3-5-2’ habitual, a formação transalpina entrou melhor e fez duas ameaças nos primeiros 10 minutos, num remate de Eder, contra a muralha espanhola, e num cabeceamento de Pellè, após livre de Florenzi, para grande defesa de De Gea.

Com Morata ‘perdido’ entre os três centrais italianos, a Espanha, em ‘4-3-3’, só rematou duas vezes na primeira parte e sem perigo, por Fàbregas, contra a defesa, e Iniesta, após um canto, para defesa fácil de Buffon.

Do lado contrário, Parolo cabeceou com perigo, aos 25 minutos, e Sergio Ramos quase fez autogolo, aos 29, para, aos 33, fazer uma falta desnecessária sobre Pellè, à entrada da área, que acabou por estar na origem do golo italiano.

Eder rematou forte, De Gea defendeu para a frente com as mãos e ainda chegou primeiro à recarga, cortando com o pé, mas a bola bateu em Giaccherini e ficou ao alcance de Chiellini, que empurrou de pé esquerdo.

Em vantagem, a Itália ficou ainda mais cómoda no jogo e quase apontou o segundo tento em ‘cima’ do intervalo, com Giaccherini a fletir da esquerda para o centro e a rematar para mais uma ‘enorme’ defesa de De Gea.

Para a segunda parte, a Espanha veio com Aduriz no lugar de Nolito e outra disposição, com Morata, que descaía para a esquerda, a cabecear à figura de Buffon (49 minutos) e Piqué (51) e Fàbregas (52) a rematarem sem perigo.

Aos 54 minutos, Conte trocou De Rossi por Thiago Motta e de imediato, aos 55, Eder, isolado pelo calcanhar de Pellè, voltou a fazer brilhar o ‘inevitável’ De Gea.

A Itália ainda ameaçou aos 62, num centro de Di Sciglio não aproveitado.

Antes, Aduriz (57 minutos) e Morata (60) também tinham tentado, mas foi a partir dos 70 que a Espanha se instalou no meio campo contrário, com o avançado do Athletic a abrir as ‘hostilidades’ com um remate frontal ao lado do poste direito.

Sergio Ramos (71 minutos), Iniesta (76), Piqué (77), Pedro Rodríguez (87) – a última aposta, para substituir o lesionado Aduriz, já depois de Lucas Vázquez – e novamente Piqué (89), isolado por um mau alívio de um jogador italiano, tentaram, mas o resultado não se alterou.

A Itália logrou suster a ‘fúria’ espanhola e acabou por ‘matar’ o encontro em contra-ataque, aos 90+1 minutos: os suplentes Insigne e Darmian ‘cozinharam’ a jogada e, na ‘cara’ de De Gea, Pellè não perdoou.

OITAVOS DE FINAL

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 4 – 5
País de Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 0-4

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 2-0
Inglaterra – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …