Golo na própria baliza põe País de Gales nos quartos

Rungroj Yongrit / EPA

O galês Gareth Bale celebra um dos golos da vitória sobre a Eslováquia

O País de Gales apurou-se hoje para os quartos de final do Euro2016 de futebol ao vencer a Irlanda do Norte por 1-0, num jogo muito britânico, equilibrado e decidido num lance infeliz de um defesa irlandês.

Esperava-se mais da seleção galesa, apontada como favorita para este jogo em função do que fez nos primeiros três jogos, nos quais assegurou o primeiro lugar do Grupo B com adversários como Inglaterra, Eslováquia e Rússia, mas a verdade é não foi superior à Irlanda do Norte em nenhuma vertente do jogo.

Aliás, foi um jogo ‘muito britânico’, em que predominou um futebol direto, que permitiu sempre às defesas, de frente para a bola, ganhar supremacia, razão pela qual as oportunidades de golos rarearam.

Mesmo assim, a Irlanda do Norte foi a equipa mais equilibrada na primeira parte, sabendo neutralizar as saídas do País de Gales para o ataque devido a uma pressão alta eficaz sobre os médios Joe Allen e Aaron Ramsey, e que mais vezes conseguiu chegar à área galesa com maior perigo.

Os três lances de perigo registados na primeira parte pertenceram todos à Irlanda do Norte, aos 10, 19 e 22 minutos, porque o País de Gales não conseguia sair do ‘colete de forças’ que os irlandeses montaram no meio-campo, a ponto de a bola não chegar a Gareth Bale ou chegar em más condições, forçando-o a recuar no terreno em busca da bola.

Na segunda parte, o País de Gales melhorou de rendimento com a entrada de Jonathan Williams para a saída de Joe Ledley, equilibrou mais o jogo e passou a ser capaz de chegar mais vezes à área irlandesa com a bola dominada.

Aaron Ramsey e Joe Allen, muito ‘apagados’ até ao intervalo, melhoraram, mas a perceção de quem via o jogo era de que este iria para prolongamento, a não ser que Gareth Bale tirasse um ‘coelho da cartola’.

Não tirou, é certo, mas foi uma jogada do jogador do Real Madrid, que recebeu um dos raros passe de rotura feitos ao longo do jogo, por Aarom Ramsey, para o flanco esquerdo, cujo cruzamento deu origem ao lance infeliz do defesa irlandês Gareth Mc Cauley, que introduziu a bola na própria baliza ao pretender cortá-la.

OITAVOS DE FINAL:

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 4 – 5
País de Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 20:00

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 2-0
Inglaterra – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

A atmosfera deste exoplaneta "infernal" está cheia de metal

Uma equipa de astrónomos observou um dos exoplanetas mais quentes já encontrados e conseguiu identificar, pelo menos, sete metais a flutuar na sua atmosfera. O WASP-121b, localizado a 850 anos-luz da Terra, orbita a sua estrela …

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …