Golo na própria baliza põe País de Gales nos quartos

Rungroj Yongrit / EPA

O galês Gareth Bale celebra um dos golos da vitória sobre a Eslováquia

O País de Gales apurou-se hoje para os quartos de final do Euro2016 de futebol ao vencer a Irlanda do Norte por 1-0, num jogo muito britânico, equilibrado e decidido num lance infeliz de um defesa irlandês.

Esperava-se mais da seleção galesa, apontada como favorita para este jogo em função do que fez nos primeiros três jogos, nos quais assegurou o primeiro lugar do Grupo B com adversários como Inglaterra, Eslováquia e Rússia, mas a verdade é não foi superior à Irlanda do Norte em nenhuma vertente do jogo.

Aliás, foi um jogo ‘muito britânico’, em que predominou um futebol direto, que permitiu sempre às defesas, de frente para a bola, ganhar supremacia, razão pela qual as oportunidades de golos rarearam.

Mesmo assim, a Irlanda do Norte foi a equipa mais equilibrada na primeira parte, sabendo neutralizar as saídas do País de Gales para o ataque devido a uma pressão alta eficaz sobre os médios Joe Allen e Aaron Ramsey, e que mais vezes conseguiu chegar à área galesa com maior perigo.

Os três lances de perigo registados na primeira parte pertenceram todos à Irlanda do Norte, aos 10, 19 e 22 minutos, porque o País de Gales não conseguia sair do ‘colete de forças’ que os irlandeses montaram no meio-campo, a ponto de a bola não chegar a Gareth Bale ou chegar em más condições, forçando-o a recuar no terreno em busca da bola.

Na segunda parte, o País de Gales melhorou de rendimento com a entrada de Jonathan Williams para a saída de Joe Ledley, equilibrou mais o jogo e passou a ser capaz de chegar mais vezes à área irlandesa com a bola dominada.

Aaron Ramsey e Joe Allen, muito ‘apagados’ até ao intervalo, melhoraram, mas a perceção de quem via o jogo era de que este iria para prolongamento, a não ser que Gareth Bale tirasse um ‘coelho da cartola’.

Não tirou, é certo, mas foi uma jogada do jogador do Real Madrid, que recebeu um dos raros passe de rotura feitos ao longo do jogo, por Aarom Ramsey, para o flanco esquerdo, cujo cruzamento deu origem ao lance infeliz do defesa irlandês Gareth Mc Cauley, que introduziu a bola na própria baliza ao pretender cortá-la.

OITAVOS DE FINAL:

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 4 – 5
País de Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 20:00

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 2-0
Inglaterra – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …