Polónia afasta uma combativa Suíça na lotaria dos penáltis

Tolga Bozoglu / EPA

-

A Polónia assegurou hoje a presença nos quartos de final do Euro2016 de futebol, ao vencer nas grandes penalidades a Suíça, num encontro em que o guarda-redes Lukasz Fabianski foi a sua principal figura.

Entraram melhor os polacos na partida e esse ascendente resultou no golo que lhes deu vantagem, aos 39 minutos, por Jakub Blaszczykowski, mas a Suíça não se deu por vencida, tomou conta das rédeas do encontro e chegou merecidamente ao empate aos 82 minutos, através de espetacular golo de Xherdan Shaqiri.

Depois de o empate ter teimado em manter-se no prolongamento, o encontro foi decidido nas grandes penalidades, altura em que os polacos foram mais eficazes, convertendo os seus cinco remates, enquanto Granit Xhaka foi o único a falhar para a Suíça, traçando aqui a eliminação da sua seleção.

A Polónia desde o apito inicial que demonstrou querer resolver cedo a eliminatória e dispôs logo no primeiro minuto de uma oportunidade clara de golo, mas, com a baliza à sua mercê, Arkadiusz Milik atirou por cima.

Os primeiros 20 minutos foram de intenso domínio polaco, mas com muita precipitação junto à área contrária, enquanto a Suíça apenas começou a se soltar a partir da primeira metade da etapa inicial, embora sem causar perigo.

Aos 33 minutos, na sequência de um rápido contra-ataque, nova grande oportunidade para os polacos, mas o remate de Arkadiusz Milik, novamente em boa posição, saiu por alto.

Praticamente na resposta, foi a vez de a Suíça finalmente criar perigo, mas o remate de cabeça de Fabian Schar saiu à figura.

Com os suíços mais confiantes, Admir Mehmedi voltou a criar perigo aos 38, mas, na resposta, a Polónia finalmente foi eficaz, num puro lance de contra-ataque, no qual Jakub Blaszczykowski, em boa posição, foi isolado por Kamil Grosicki e, em plena área, não perdoou.

A Suíça arrancou para a segunda parte determinada a marcar e logo no primeiro minuto criou uma boa oportunidade por Xherdan Shaqiri, cujo remate foi defendido por Lukasz Fabianski. Na sequência do canto, um defesa polaco aliviou a bola que se encaminhava para a sua baliza.

O ascendente helvético prosseguiu e, aos 73 minutos, um livre direto exemplarmente cobrado por Ricardo Rodriguez não deu golo devido a uma excelente defesa do guarda-redes polaco, enquanto, aos 78, foi a vez de a barra evitar o golo do empate, a remate de Haris Seferovic.

A pressão suíça, aliada a uma Polónia cada vez mais recuada no terreno, deu os seus frutos aos 82, num lance em que Xherdan Shaqiri, à entrada da área, aplicou um espetacular pontapé de bicicleta, fazendo um golo claramente candidato ao melhor da competição.

No prolongamento a Suíça manteve-se dominadora, frente a uma Polónia cada vez mais em défice físico, apesar de ter guardado as suas substituições para o tempo extra.

Os helvéticos podiam ter evitado as grandes penalidades aos 113 e 118 minutos, em dois lances protagonizados por Eren Derdiyok, com Fabianski a defender o primeiro e, no segundo, o jogador suíço não conseguiu desviar.

Apesar de ter abdicado praticamente de atacar, a Polónia podia também ter marcado, aos 119 minutos, mas Lukasz Piszczek não conseguiu passar pelo último defesa contrário, já com a baliza deserta.

OITAVOS DE FINAL:

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 4 – 5
País de Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 20:00

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 2-0
Inglaterra – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Polícias em protesto abandonaram parlamento (mas voltaram para trás)

A manifestação de elementos das forças de segurança pertencentes ao Movimento Zero abandonou esta segunda-feira, cerca das 15h30, o parlamento, alegadamente em direção ao Ministério da Administração Interna, mas a meio do percurso voltou para …

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Temido quer “ganhar tempo” para conter variante Delta. Em julho, serão administradas 130 mil doses por dia

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …