Polónia afasta uma combativa Suíça na lotaria dos penáltis

Tolga Bozoglu / EPA

-

A Polónia assegurou hoje a presença nos quartos de final do Euro2016 de futebol, ao vencer nas grandes penalidades a Suíça, num encontro em que o guarda-redes Lukasz Fabianski foi a sua principal figura.

Entraram melhor os polacos na partida e esse ascendente resultou no golo que lhes deu vantagem, aos 39 minutos, por Jakub Blaszczykowski, mas a Suíça não se deu por vencida, tomou conta das rédeas do encontro e chegou merecidamente ao empate aos 82 minutos, através de espetacular golo de Xherdan Shaqiri.

Depois de o empate ter teimado em manter-se no prolongamento, o encontro foi decidido nas grandes penalidades, altura em que os polacos foram mais eficazes, convertendo os seus cinco remates, enquanto Granit Xhaka foi o único a falhar para a Suíça, traçando aqui a eliminação da sua seleção.

A Polónia desde o apito inicial que demonstrou querer resolver cedo a eliminatória e dispôs logo no primeiro minuto de uma oportunidade clara de golo, mas, com a baliza à sua mercê, Arkadiusz Milik atirou por cima.

Os primeiros 20 minutos foram de intenso domínio polaco, mas com muita precipitação junto à área contrária, enquanto a Suíça apenas começou a se soltar a partir da primeira metade da etapa inicial, embora sem causar perigo.

Aos 33 minutos, na sequência de um rápido contra-ataque, nova grande oportunidade para os polacos, mas o remate de Arkadiusz Milik, novamente em boa posição, saiu por alto.

Praticamente na resposta, foi a vez de a Suíça finalmente criar perigo, mas o remate de cabeça de Fabian Schar saiu à figura.

Com os suíços mais confiantes, Admir Mehmedi voltou a criar perigo aos 38, mas, na resposta, a Polónia finalmente foi eficaz, num puro lance de contra-ataque, no qual Jakub Blaszczykowski, em boa posição, foi isolado por Kamil Grosicki e, em plena área, não perdoou.

A Suíça arrancou para a segunda parte determinada a marcar e logo no primeiro minuto criou uma boa oportunidade por Xherdan Shaqiri, cujo remate foi defendido por Lukasz Fabianski. Na sequência do canto, um defesa polaco aliviou a bola que se encaminhava para a sua baliza.

O ascendente helvético prosseguiu e, aos 73 minutos, um livre direto exemplarmente cobrado por Ricardo Rodriguez não deu golo devido a uma excelente defesa do guarda-redes polaco, enquanto, aos 78, foi a vez de a barra evitar o golo do empate, a remate de Haris Seferovic.

A pressão suíça, aliada a uma Polónia cada vez mais recuada no terreno, deu os seus frutos aos 82, num lance em que Xherdan Shaqiri, à entrada da área, aplicou um espetacular pontapé de bicicleta, fazendo um golo claramente candidato ao melhor da competição.

No prolongamento a Suíça manteve-se dominadora, frente a uma Polónia cada vez mais em défice físico, apesar de ter guardado as suas substituições para o tempo extra.

Os helvéticos podiam ter evitado as grandes penalidades aos 113 e 118 minutos, em dois lances protagonizados por Eren Derdiyok, com Fabianski a defender o primeiro e, no segundo, o jogador suíço não conseguiu desviar.

Apesar de ter abdicado praticamente de atacar, a Polónia podia também ter marcado, aos 119 minutos, mas Lukasz Piszczek não conseguiu passar pelo último defesa contrário, já com a baliza deserta.

OITAVOS DE FINAL:

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 4 – 5
País de Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 20:00

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 2-0
Inglaterra – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …