Bélgica goleia Hungria e defronta País de Gales nos quartos

Tibor Illyes / EPA

O belga Michy Batshuayi celebra o segundo golo da Bélgica frente à Hungria

O belga Michy Batshuayi celebra o segundo golo da Bélgica frente à Hungria

A Bélgica garantiu um lugar nos quartos de final do Euro2016 de futebol, ao golear por 4-0 e vulgarizar a Hungria, seleção que venceu o Grupo F, no qual Portugal foi terceiro classificado.

Os belgas marcaram cedo, aos 10 minutos, pelo defesa central Alderweireld, criaram várias oportunidades para resolver a partida antes do intervalo, mas só traduziram a sua superioridade no final da partida com três golos, aos 78, 79 e 90+1 minutos, por Michy Batshuayi, Eden Hazard e Ferreira Carrasco, respetivamente.

Apesar de ter feito só um golo na primeira parte, a Bélgica reduziu à vulgaridade a seleção húngara e teve oportunidades para ‘matar’ o jogo antes do intervalo, tal o número de situações de golo que criou e não finalizou.

A Hungria não conseguiu travar a dinâmica atacante da Bélgica, ao permitir que o ponta de lança Lukaku recebesse a bola de costas e solicitasse ao primeiro ou segundo toque as entradas em velocidade de Hazard, Mertens e De Bruyne, todos eles jogadores muito rápidos e tecnicamente dotados.

Aos 15 minutos, foi De Bruyne a não conseguir desfeitear o veterano Kiraly, na cara deste, após assistência à meia volta de Lukaku, e aos 25, foi Mertens, após lançamento longo de Meunier para as costas da defesa húngara, a ver kiraly negar-lhe o golo.

As ocasiões prosseguiram aos 29, com Hazard a falhar o último passe para Lukaku, em excelente posição para finalizar, aos 35, com De Bruyne a rematar com estrondo à barra na execução de um livre, e aos 42 e 43, quando o guarda-redes húngaro evitou, por duas vezes, que Mertens fizesse o segundo.

A segunda parte começou com mais uma grande defesa de Kiraly, a negar o golo a Hazard, mas a verdade é que a Hungria, face à vantagem mínima dos belgas, sentiu poder chegar ao empate e teve uma reação que durou 20 minutos, entre os 50 e 70, durante a qual construiu três situações de muito perigo junto à baliza de Courtois, aos 54, 66 e 68 minutos.

No entanto, nos últimos 20 minutos, quando a formação magiar arriscou tudo e começou a abrir muitos espaços nas costas da defesa, a Bélgica marcou mais três golos, com Hazard, De Bruyne e Ferreira Carrasco, que entrara a render Mertens, a ‘pintarem a manta’ e a demolirem o último reduto húngaro com a sua velocidade e virtuosismo.

OITAVOS DE FINAL

Sábado, 25 de Junho
Suíça – Polónia, 4 – 5
País de Gales – Irlanda do Norte, 1-0
Croácia – Portugal, 0-1

Domingo, 26 de Junho
França – Rep. Irlanda, 2-1
Alemanha – Eslováquia, 3-0
Hungria – Bélgica, 0-4

Segunda-feira, 27 de Junho
Itália – Espanha, 17:00
Inglaterra – Islândia, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estão a ver os portugueses como se ganha 4-0 aos húngaros? Marcaram 3 mas sofreram outros 3 porque a defesa portuguesa foi uma desgraça!.

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …