Foram precisos 19 penalties para a Alemanha eliminar a Itália

Vassil Donev / EPA

-

A Alemanha, campeã mundial de futebol, garantiu hoje presença nas meias-finais do Euro2016, depois de derrotar a Itália num enervante e longo desempate por grandes penalidades (6-5), após o empate a um golo no final dos 120 minutos.

O penalti decisivo, dos 18 necessários para encontrar o vencedor do único encontro dos ‘quartos’ que colocou frente a frente duas equipas que já se sagraram campeãs europeias, foi apontado por Jonas Hector.

O encontro, disputado em Bordéus, entrará para a história como o primeiro em que os germânicos se impuseram aos transalpinos em fases finais de europeus e mundiais, embora tenham terminado os 120 minutos empatados.

Num jogo extremamente tático, a seleção orientada por Joachim Low poderia ter garantido o apuramento no tempo regulamentar, que dominou e esteve a vencer desde os 65 minutos.

No entanto, uma infantilidade de Jérôme Boateng, que dentro da área abriu os braços nas costas de Giorgio Chiellini, permitindo que o esférico lhe tocasse num braço, originou uma grande penalidade, que fez ‘renascer’ a Itália aos 78 minutos do encontro.

Chamado a converter, o defesa Leonardo Bonucci não deu hipótese de defesa a Manuel Neuer e recolocou a Itália – que nos ‘oitavos’ venceu a Espanha, campeã europeia em título – na luta pela passagem às ‘meias’.

No prolongamento, os germânicos, que no jogo anterior se impuseram à Eslováquia por 3-0, continuaram a ser mais rematadores que os italianos sem, no entanto, conseguirem chegar ao golo.

Os transalpinos, empenhados em conseguirem levar a decisão do encontro para as grandes penalidades, quase não chegaram à baliza de Neuer na meia hora do prolongamento.

Jogo muito tático

Depois de uma primeira parte muito tática, a Alemanha entrou melhor no segundo tempo, tendo chegado ao golo aos 65 minutos, quando Mesut Ozil deu o melhor seguimento a um passe de Jonas Hector, após uma ‘fuga’ de Mario Gomez na esquerda.

Quase de seguida, Gianluigi Buffon evitou o segundo golo da Alemanha, com uma grande defesa a um remate de calcanhar de Mario Gomez, que aos 72 minutos saiu lesionado para a entrada de Julian Draxler.

Numa altura em os atuais campeões mundiais dominavam o encontro, a grande penalidade convertida por Bonucci acabou por recolocar a seleção orientada por Antonio Conte na luta por um lugar nas meias-finais.

A Itália, campeã em 1968, poderia ter resolvido o jogo aos 89 minutos, mas Mattia de Sciglio rematou às malhas laterais da baliza de Manuel Neuer, adiando a decisão para o prolongamento.

Durante a primeira parte do encontro, na qual a Itália entrou melhor, mas acabou por ir sendo ‘travada’, a seleção orientada por Joachim Low atacou mais, apesar de quase nunca ter conseguido criar grandes situações de perigo.

Aos 27 minutos, os germânicos chegaram a introduzir a bola na baliza de Buffon, mas o lance acabou por ser anulado por falta de Bastian Schweinsteiger, autor do remate, sobre Mattia de Sciglio.

O médio do Manchester United entrou em jogo aos 15 minutos, para o lugar de Sami Khedira, que saiu lesionado.

A Itália dispôs da melhor oportunidade do primeiro tempo à passagem do minuto 44, quando Stefano Sturaro rematou à baliza, com a bola a ser desviada por Jerome Boateng.

Antes, um bom passe de Leonardo Bonucci isolou Emanuele Giaccherini que cruzou com perigo para um desvio do guardião germânico.

Na jogada anterior, Mario Gomez protagonizou a melhor oportunidade dos campeões mundiais mas, sozinho na área, rematou fraco permitindo uma defesa fácil a Buffon.

A Alemanha voltou a entrar melhor na segunda parte e podia ter inaugurado o marcador aos 55 minutos, quando Alessandro Florenzi respondeu com um corte acrobático a um remate de Thomas Muller, depois de um passe de Bastian Schweinsteiger, amortecido por Mario Gomez à entrada da área.

1+18 grandes penalidades

O golo de Ozil, aos 65 minutos, poderia ter sentenciado o encontro, que os germânicos dominaram, mas o erro de Boateng acabou por adiar a decisão por quase mais uma hora e obrigar Manuel Neuer e Gianluigi Buffon a fazerem ‘horas extra’.

Nas grandes penalidades, Simone Zaza, Graziano Pelle falharam para os italianos, ‘imitando’ os alemães Mesut Ozil e Bastian Schweinsteiger.

Neuer defendeu as grandes penalidades convertidas por Leonardo Bonucci – que marcou também de penalti o golo italiano no tempo regulamentar – e por Matteo Darmian, enquanto Gianluigi Buffon travou o remate de Thomas Muller.

A formação germânica vai agora defrontar no jogo das meias-finais, agendado para quinta-feira, o vencedor do último embate dos “quartos”, que oporá no domingo a França à Islândia.

QUARTOS-DE-FINAL

QF1: Polónia – Portugal, 1-1 (3-5 GP)
QF2: País de Gales – Bélgica, 3-1
QF3: Alemanha – Itália – 1-1 (5-4 GP)
QF4: França – Islândia – Domingo 3 Julho, 20h00 (Saint-Denis)

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …

"Quando o PS é oposição, os sindicalistas são valiosos. Quando é poder, empecilhos"

José Abraão, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, deixou duras críticas ao Governo por não se sentir incluído no processo das decisões políticas. Para José Abraão, o Partido Socialista não valoriza o papel dos sindicatos. …