Panama Papers apanham ex-ministro Ângelo Correia e revelam avenças a políticos

CV YouTube

Ângelo Correia

O ex-ministro Ângelo Correia, políticos da Madeira, elementos da família Champalimaud e o empresário Pedro Queiroz Pereira são os novos nomes revelados no âmbito da investigação aos Panama Papers.

O Expresso e a TVI continuam a divulgar dados sobre os documentos da Mossack Fonseca e Ângelo Correia, ex-ministro da Administração Interna do governo do PSD, é apanhado no processo, estando associado à offshore Anchorage Group Assets Limited, da qual foi administrador entre 2004 e 2005, quando estava afastado da política.

Ângelo Correia refere ao Expresso que não se lembra de nada. “Trabalhei para muita gente e pode ter sido que me tenham nomeado para essa empresa e eu tenha assinado”, refere o ex-ministro, enquanto o Expresso sublinha que a offshore em causa funcionava com acções ao portador, sendo assim impossível saber quem eram os seus verdadeiros donos.

O semanário avança ainda com novos dados relativamente à ES Enterprises, offshore considerada o “saco azul” do Grupo Espírito Santo (GES), notando que esta terá feito pagamentos “ocultos” durante mais de 20 anos, incluindo avenças a políticos.

O Ministério Público (MP) já terá na sua posse uma lista de mais de 100 pessoas, incluindo autarcas, funcionários públicos, gestores, empresários e jornalistas, que terão beneficiado destes alegados pagamentos ilícitos. Esta lista inclui os valores pagos e “há pagamentos elevados e outros de poucos milhares” e ainda “avenças mensais” que se prolongaram no tempo, sublinha o Expresso.

O semanário nota ainda que o GES surge associado a outro episódio suspeito, depois de buscas feitas no âmbito da Operação Furacão, na sede do Conselho Superior do GES, terem levado à apreensão de dois milhões de euros em notas, dinheiro que continuará num cofre de um tribunal, sem que tenha alguma vez sido reclamado ou que tenha sido explicada a sua proveniência.

Apanhados nos Panama Papers foram ainda os presidente e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes e Miguel de Sousa, que surgem nos documentos como representantes legais de outras pessoas em offshores distintas, uma registada no Panamá e a outra nas Ilhas Virgens Britânicas.

Ambos garantem que nunca exerceram funções nesse âmbito. “Não passaram de actos banais da profissão de advogado”, diz mesmo Tranquada Gomes.

O empresário Pedro Queiroz Pereira, dono da Semapa e da Portucel, é outro dos nomes citados na investigação como detentor de duas offshores, uma das quais terá servido para pagar um contrato de aluguer de jactos privados com a Netjets, em 2006.

A família Champalimaud também é mencionada na investigação do Expresso, com os nomes de Luís de Mello Champalimaud, um dos filhos do patriarca António Champalimaud, e da sua neta, Sofia Charters Monteiro, associados a duas offshores diferentes e a contas no banco suíço UBS.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É só corruptos e malfeitores de colarinho branco na política, que nos roubam todos os dias. Quantos milhões devem aos portugueses?

    • Não querida Josefina, eles, (os de colarinho branco) não devem nada aos portugueses, (embora tenham ficado sempre mais ricos, eles os filhos deles, os genros e os netos), mas os portugueses é que viviam acima das suas possibilidades e por isso devem pagar a divida até ao último cêntimo, com todos os juros exigidos pelos “amigos” agiotas, mesmo que Portugal, para além de ter perdido tudo o que eram empresas rentáveis, tenha que perder a sua própria independência.
      Deixe lá Josefina, talvez um dia destes, apareça outra vez um D. Afonso Henriques. e comecemos uma nova era de conquistas….Talvez os nossos netos, quem sabe?

  2. O Ângelo Correia… mas que admiração…!!!!! esse é um autêntico lobo vestido com pele de cordeiro. Desde a tecnoforma e por aí em diante… enfim… a roubalheira do costume. Se isto fosse um País, mais de metade dessa pandilha que nos governa (ou governou) devia era estar na prisão.

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …