Panama Papers apanham ex-ministro Ângelo Correia e revelam avenças a políticos

CV YouTube

Ângelo Correia

O ex-ministro Ângelo Correia, políticos da Madeira, elementos da família Champalimaud e o empresário Pedro Queiroz Pereira são os novos nomes revelados no âmbito da investigação aos Panama Papers.

O Expresso e a TVI continuam a divulgar dados sobre os documentos da Mossack Fonseca e Ângelo Correia, ex-ministro da Administração Interna do governo do PSD, é apanhado no processo, estando associado à offshore Anchorage Group Assets Limited, da qual foi administrador entre 2004 e 2005, quando estava afastado da política.

Ângelo Correia refere ao Expresso que não se lembra de nada. “Trabalhei para muita gente e pode ter sido que me tenham nomeado para essa empresa e eu tenha assinado”, refere o ex-ministro, enquanto o Expresso sublinha que a offshore em causa funcionava com acções ao portador, sendo assim impossível saber quem eram os seus verdadeiros donos.

O semanário avança ainda com novos dados relativamente à ES Enterprises, offshore considerada o “saco azul” do Grupo Espírito Santo (GES), notando que esta terá feito pagamentos “ocultos” durante mais de 20 anos, incluindo avenças a políticos.

O Ministério Público (MP) já terá na sua posse uma lista de mais de 100 pessoas, incluindo autarcas, funcionários públicos, gestores, empresários e jornalistas, que terão beneficiado destes alegados pagamentos ilícitos. Esta lista inclui os valores pagos e “há pagamentos elevados e outros de poucos milhares” e ainda “avenças mensais” que se prolongaram no tempo, sublinha o Expresso.

O semanário nota ainda que o GES surge associado a outro episódio suspeito, depois de buscas feitas no âmbito da Operação Furacão, na sede do Conselho Superior do GES, terem levado à apreensão de dois milhões de euros em notas, dinheiro que continuará num cofre de um tribunal, sem que tenha alguma vez sido reclamado ou que tenha sido explicada a sua proveniência.

Apanhados nos Panama Papers foram ainda os presidente e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes e Miguel de Sousa, que surgem nos documentos como representantes legais de outras pessoas em offshores distintas, uma registada no Panamá e a outra nas Ilhas Virgens Britânicas.

Ambos garantem que nunca exerceram funções nesse âmbito. “Não passaram de actos banais da profissão de advogado”, diz mesmo Tranquada Gomes.

O empresário Pedro Queiroz Pereira, dono da Semapa e da Portucel, é outro dos nomes citados na investigação como detentor de duas offshores, uma das quais terá servido para pagar um contrato de aluguer de jactos privados com a Netjets, em 2006.

A família Champalimaud também é mencionada na investigação do Expresso, com os nomes de Luís de Mello Champalimaud, um dos filhos do patriarca António Champalimaud, e da sua neta, Sofia Charters Monteiro, associados a duas offshores diferentes e a contas no banco suíço UBS.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É só corruptos e malfeitores de colarinho branco na política, que nos roubam todos os dias. Quantos milhões devem aos portugueses?

    • Não querida Josefina, eles, (os de colarinho branco) não devem nada aos portugueses, (embora tenham ficado sempre mais ricos, eles os filhos deles, os genros e os netos), mas os portugueses é que viviam acima das suas possibilidades e por isso devem pagar a divida até ao último cêntimo, com todos os juros exigidos pelos “amigos” agiotas, mesmo que Portugal, para além de ter perdido tudo o que eram empresas rentáveis, tenha que perder a sua própria independência.
      Deixe lá Josefina, talvez um dia destes, apareça outra vez um D. Afonso Henriques. e comecemos uma nova era de conquistas….Talvez os nossos netos, quem sabe?

  2. O Ângelo Correia… mas que admiração…!!!!! esse é um autêntico lobo vestido com pele de cordeiro. Desde a tecnoforma e por aí em diante… enfim… a roubalheira do costume. Se isto fosse um País, mais de metade dessa pandilha que nos governa (ou governou) devia era estar na prisão.

RESPONDER

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …