Panama Papers. Quatro acusados nos EUA por fraude e evasão fiscal

Quatro pessoas foram acusadas de envolvimento de fuga aos impostos nos EUA durante décadas. Segundo o Ministério Público norte-americano, três suspeitos já foram detidos. 

Quatro indivíduos foram acusados nos Estados Unidos por fraude e evasão fiscal no âmbito das investigações aos Panama Papers. Três suspeitos já foram detidos.

De acordo com o Departamento norte-americano de Justiça, os quatro indivíduos estiveram envolvidos num “esquema criminoso com décadas de duração levado a cabo pela Mossack Fonseca”, o escritório de advogados estabelecido no Panamá que sofreu uma enorme fuga de documentos em 2016.

O Expresso avança que os quatro homens foram identificados como Dirk Brauer, Harald Joachim von der Goltz, Richard Gaffey e Ramses Owens.

O alemão Dirk Brauer, de 54 anos, trabalhava para uma empresa de gestão de ativos ligada à Mossack Fonseca e foi preso a 15 de novembro, em Paris. Von der Goltz, um alemão com 81 anos, foi preso em Londres esta segunda-feira.

O contabilista Richard Gaffey, de 74 anos, a residir nos EUA, foi detido em Massachusetts na terça-feira. E Ramses Owens, um panamiano de 50 anos, que trabalhou para a Mossack Fonseca como advogado, continua em liberdade.

Os procuradores norte-americanos alegam que Owens e Brauer criaram e administraram fundações falsas e empresas-fantasma para esconder bens. Por sua vez, Von der Goltz, que residia nos EUA e era cliente da Mossack Fonseca, é acusado de fugir das obrigações fiscais norte-americanas através de um esquema de empresas-fantasma.

Gaffey é acusado de ajudar no esquema e de ajudar um outro cliente, juntamente com Owens, a defraudar a receita federal.

Os quatro indivíduos enfrentam, segundo o matutino, várias acusações. Este tipo de fraude pode levar a uma pena de prisão de 20 anos. As investigações após a fuga dos documentos conhecidos como Panama Papers continuam em todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …