/

Panama Papers. Quatro acusados nos EUA por fraude e evasão fiscal

Quatro pessoas foram acusadas de envolvimento de fuga aos impostos nos EUA durante décadas. Segundo o Ministério Público norte-americano, três suspeitos já foram detidos. 

Quatro indivíduos foram acusados nos Estados Unidos por fraude e evasão fiscal no âmbito das investigações aos Panama Papers. Três suspeitos já foram detidos.

De acordo com o Departamento norte-americano de Justiça, os quatro indivíduos estiveram envolvidos num “esquema criminoso com décadas de duração levado a cabo pela Mossack Fonseca”, o escritório de advogados estabelecido no Panamá que sofreu uma enorme fuga de documentos em 2016.

O Expresso avança que os quatro homens foram identificados como Dirk Brauer, Harald Joachim von der Goltz, Richard Gaffey e Ramses Owens.

O alemão Dirk Brauer, de 54 anos, trabalhava para uma empresa de gestão de ativos ligada à Mossack Fonseca e foi preso a 15 de novembro, em Paris. Von der Goltz, um alemão com 81 anos, foi preso em Londres esta segunda-feira.

O contabilista Richard Gaffey, de 74 anos, a residir nos EUA, foi detido em Massachusetts na terça-feira. E Ramses Owens, um panamiano de 50 anos, que trabalhou para a Mossack Fonseca como advogado, continua em liberdade.

Os procuradores norte-americanos alegam que Owens e Brauer criaram e administraram fundações falsas e empresas-fantasma para esconder bens. Por sua vez, Von der Goltz, que residia nos EUA e era cliente da Mossack Fonseca, é acusado de fugir das obrigações fiscais norte-americanas através de um esquema de empresas-fantasma.

Gaffey é acusado de ajudar no esquema e de ajudar um outro cliente, juntamente com Owens, a defraudar a receita federal.

Os quatro indivíduos enfrentam, segundo o matutino, várias acusações. Este tipo de fraude pode levar a uma pena de prisão de 20 anos. As investigações após a fuga dos documentos conhecidos como Panama Papers continuam em todo o mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.