Panama Papers. Quatro acusados nos EUA por fraude e evasão fiscal

Quatro pessoas foram acusadas de envolvimento de fuga aos impostos nos EUA durante décadas. Segundo o Ministério Público norte-americano, três suspeitos já foram detidos. 

Quatro indivíduos foram acusados nos Estados Unidos por fraude e evasão fiscal no âmbito das investigações aos Panama Papers. Três suspeitos já foram detidos.

De acordo com o Departamento norte-americano de Justiça, os quatro indivíduos estiveram envolvidos num “esquema criminoso com décadas de duração levado a cabo pela Mossack Fonseca”, o escritório de advogados estabelecido no Panamá que sofreu uma enorme fuga de documentos em 2016.

O Expresso avança que os quatro homens foram identificados como Dirk Brauer, Harald Joachim von der Goltz, Richard Gaffey e Ramses Owens.

O alemão Dirk Brauer, de 54 anos, trabalhava para uma empresa de gestão de ativos ligada à Mossack Fonseca e foi preso a 15 de novembro, em Paris. Von der Goltz, um alemão com 81 anos, foi preso em Londres esta segunda-feira.

O contabilista Richard Gaffey, de 74 anos, a residir nos EUA, foi detido em Massachusetts na terça-feira. E Ramses Owens, um panamiano de 50 anos, que trabalhou para a Mossack Fonseca como advogado, continua em liberdade.

Os procuradores norte-americanos alegam que Owens e Brauer criaram e administraram fundações falsas e empresas-fantasma para esconder bens. Por sua vez, Von der Goltz, que residia nos EUA e era cliente da Mossack Fonseca, é acusado de fugir das obrigações fiscais norte-americanas através de um esquema de empresas-fantasma.

Gaffey é acusado de ajudar no esquema e de ajudar um outro cliente, juntamente com Owens, a defraudar a receita federal.

Os quatro indivíduos enfrentam, segundo o matutino, várias acusações. Este tipo de fraude pode levar a uma pena de prisão de 20 anos. As investigações após a fuga dos documentos conhecidos como Panama Papers continuam em todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …

Funcionário da Casa Branca que publicou artigo anónimo sobre Trump vai lançar livro "explosivo"

O alto funcionário da Casa Branca que em setembro do ano passado escreveu de forma anónima um artigo de opinião no The New York Times vai lançar um livro no próximo mês. De acordo com o …

Grupos secretos do Facebook prometem falsas curas para cancro e autismo

Uma investigação do Business Insider expôs casos de contas e grupos secretos no Facebook que passam publicitam "medicamentos" e "tratamentos" alternativos que custam milhares de dólares mas que, na verdade, não passam de fraudes. Segundo noticiou …

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …

Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses. Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que "as investigações preliminares …

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …