Nota artística: se souberes adormecer…

…dorme e volta àquele sonho.
Um sonho em que, no amanhecer daquela segunda-feira de 2016, muitos portugueses pensavam que ainda estavam nele. Mas quando acordaram, naquela segunda-feira de 2016, viram que o sonho não havia sido um sonho; acontecera mesmo. Aquela segunda-feira de 2016 serviu para celebrar aquele dia de domingo em 2016.

Sábado não serve.

Sábado, 2020. A maior Luz futebolística naquele dia começou à hora de jantar. Quer dizer, com tanta gente enfiada em casa, janta-se quando quiser. Na Luz, novo encontro entre os melhores da Europa e os melhores do mundo. Mas em solo português, coisa inédita, acho.

Sem surpresas nas equipas iniciais, verificou-se que Portugal entrou em campo sem qualquer jogador…da liga portuguesa. Por acaso tinha dois…da liga francesa. Andamos todos ao contrário neste ano esquisito.

A primeira ameaça de golo partiu do pé de um francês, mas Lloris respondeu com boa defesa. Confusos? O francês, aqui, é o português Guerreiro que nasceu em França.

A segunda ameaça de golo partiu do pé de um campeão europeu, mas Rui Patrício respondeu com boa defesa. Confusos? Um campeão europeu…de clubes, o Coman, que joga na Baviera.

A França está forte. Vários sustos junto da baliza lusa. À meia hora, jogada de laboratório e bola na barra. Martial falhou e voltou a falhar o golo em frente ao guarda-redes português; segundo alguns rumores, o avançado virou-se para o Patrício e comentou: “Faz-me um favor, deixa a bola entrar! Já nem te consigo ver!”.

Do lado português, as bolas paradas tentavam assustar mas assustavam pouco. A França estava mais rápida, mais móvel, mais pressionante e mais decidida. Pouca bola para a turma da casa; por exemplo, ficou a impressão que Bernardo Silva quase nem tocou na bola durante os primeiros 45 minutos.

Intervalo. Fernando Santos saiu para os balneários a olhar para o chão, a pensar na vida. Antes do jogo ele pediu respeito pela França mas nunca pediu receio.

O segundo tempo começa e Kanté aproveitou uma pequena falha…de Rui Patrício. Golo. Olha Portugal a sofrer um golo. É notícia.

Logo a seguir ao golo do surpreendente Kanté, o surpreendente Fonte acertou no poste. Podias ter entrado, pá!

Nos últimos 20 minutos a França desceu, Portugal subiu e, com mais querer do que saber, até poderia ter chegado ao empate.

Muito perto do final, dentro da área gaulesa, Trincão não caiu. Cristiano ficou a olhar para ele, a sugerir uma queda ao jovem compatriota. Trincão terá respondido: “Eu estou aqui para jogar à bola, tu estás aqui para outros espetáculos”. E o capitão terá respondido: “Ui, que corajoso! Já estou a tremer de medo!”.

E ao som da Amália, ficou a tristeza. Portugal perder um jogo também é notícia. E já não estávamos habituados a perder contra a França. E novamente em jogo de contas decisivas.

Creio que ainda vi uma ou outra lágrima.

Mas é o que é.

Neste mano a mano entre os campeões europeus e os campeões mundiais, aqueles que venceram o torneio na Rússia foram superiores. Mérito para a França, e prémio para a França, que conquistou o seu lugar nas meias-finais da Liga das Nações.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …