Movimentações no PS para afastar Costa, Álvaro Beleza avança

António Cotrim / Lusa

O dirigente socialista Álvaro Beleza

Uma parte do PS não parece inclinada a deixar passar em branco a derrota nas eleições. António Galamba já pediu a demissão do líder. Ana Gomes está em estado de choque. Álvaro Beleza diz que o partido terá de ter uma discussão interna – e avança.

Segundo o jornal Observador, Álvaro Beleza vai mesmo avançar contra António Costa.

A informação foi confirmada por uma jornalista do Observador, segundo a qual Beleza irá manifestar, na reunião da Comissão Política do PS marcada para esta terça-feira, disponibilidade para avançar para a liderança do PS.

Para Álvaro Beleza, após as legislativas deste domingo, uma comissão política é “poucochinho” para o momento.

“O secretário-geral António Costa manifestou vontade de continuar. Isso abona a favor da ética republicana de uma forma transparente, mas teremos de ter uma discussão interna e é poucochinho uma comissão política, tem de haver mais”, disse Beleza.

Beleza, ainda dirigente do PS e membro do Secretariado Nacional de António José Seguro, disse ter a autoridade de “quem tudo fez para a união do partido, para que o partido se apresentasse unido às eleições”, para falar do resultado eleitoral desta noite.

“O secretário-geral do partido está no seu direito, diz que não se demite, é uma opção, o que estou a dizer é que não se compreenderia que não se fizesse um debate interno e ele vai existir”, acrescentou.

Álvaro Beleza foi um dos socialistas responsáveis pela transição entre as direções de António José Seguro e António Costa.

Pedro Nunes / Lusa

Ana Gomes, euro-deputada do Partido Socialista

Ana Gomes, euro-deputada do Partido Socialista, ficou “em estado de choque”

Na sua primeira reacção às projecções, também a euro-deputada socialista Ana Gomes admitiu estar “em estado de choque”.

“Não sei qual é o resultado, vamos aguardar para ver”, disse a euro-deputada, “mas custa-me falar”.

“A última coisa que queria era concluir que, menos do que uma vitória da coligação, isto é uma derrota do PS”, concluiu Ana Gomes.

O que António Costa fez ao PS é “criminoso”

O dirigente socialista António Galamba pediu a demissão do líder do PS, António Costa, por considerar que falhou na unidade do partido e na conquista de uma maioria absoluta.

O que o Dr. António Costa fez ao PS e ao país é criminoso“, escreve António Galamba numa declaração enviada à Lusa, na qual pede a demissão do secretário-geral do PS após a derrota nas eleições legislativas.

O antigo membro do secretariado nacional do PS no tempo da liderança de António José Seguro considera que Costa falhou os objetivos a que se propôs quando se candidatou a secretário-geral.

“Apesar do esforço dos militantes e dos simpatizantes na campanha eleitoral, o Dr. António Costa falhou os dois objetivos que motivaram o assalto à liderança do PS”, diz Galamba.

“António Costa falhou na unidade do PS. Falhou na conquista de uma maioria absoluta”, refere António Galamba, que ficou fora das listas de deputados socialista às legislativas.

No entender de António Galamba, atual membro da comissão política nacional do PS, a liderança de Costa foi “insuficiente a sublinhar os quatro anos de governo PSD/CDS e desastrosa a apresentar a alternativa do PS”.

Não é normal o PS não ganhar estas eleições. Fracassados os objetivos políticos, resta a ambição pessoal: a anunciada eventual manutenção poder a todo o custo. Depois de quatro anos de vale tudo à direita, a tentação de um vale tudo à esquerda”, diz Galamba.

O dirigente socialista recordou ainda que “Costa interrompeu um ciclo eleitoral de duas vitórias nacionais do PS, nas autárquicas e nas europeias”.

Mário Cruz / Lusa

Noite eleitoral do Partido Socialista: Manuel Alegre (D), Ferro Rodrigues (E) e Almeida Santos esperam pela reação do secretário-geral do Partido Socialista (PS),

Noite eleitoral do Partido Socialista: Manuel Alegre (D), Ferro Rodrigues (E) e Almeida Santos esperam pela reação do secretário-geral do Partido Socialista (PS),

“A interpretação dos resultados só pode ser uma: demissão“, sustentou já esta segunda-feira António Braga, ex-secretário de Estado e ex-vice-presidente da bancada socialista nas lideranças parlamentares de Carlos Zorrinho e Alberto Martins.

Braga exigiu a demissão do secretário-geral do PS, considerando que António Costa “abalroou um ciclo de vitórias” do seu partido.

Também o ex-dirigente socialista José Junqueiro salientou este aspecto. Para Junqueiro, “o líder do PS interrompeu um ciclo de sucesso eleitoral continuado”.

“Deve ser António Costa o primeiro a apresentar a interpretação dos resultados das legislativas”, conclui Junqueiro.

Manifestamente, ainda não o fez.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. A derrota do ps em nao ter maioria absoluta deve-se ao facto de socrates estar na prisao e se fosse o seguro lider do partido outra vez o psd e portas teriam a maioria. A maioria do ps deve-se aos comentarios que o socrates fazia na televisao e que originaram enormes viganças do presidente da republica e partidarios do ps. Mas o zorro do socrates ha de voltar para dizer as verdades que muita gente nao gosta e que muita gento o colocou na prisao.

  2. Os portugueses demonstraram outra cultura política. Perceberam e por isso puniram a facada nas costas de José seguro… Com José Seguro provavelmente o PS teria ganho apenas porque não é nenhum “viperino” tal como redundou tudo e todos no PS…
    Face ao quadro existente na Assembleia da República vamos levar com inúmeras tentativas de destituição do Governo nas quais o PS optará pela abstenção pelo menos até nova liderança no PS, e com tempo para se afirmar, iremos até mais de metade da próxima legislatura… Após o que fará cair o governo. Se o fizer antes colando-se à extrema esquerda radical – anti tratados, anti Euro, anti Nato – o PS corre o risco de se tornar o PASOK de Portugal e em 4 anos teremos um PCP reduzido a metade e o partido das tias atrizes ‘angelicais’ quais Madalenas à frente do PS!

  3. Não sou Ps nem PSD nem qualquer outro clube desportivo pois o povo não consegue ver á frente de Futebol ou cor partidária, quem nos meteu neste buraco foi Sócrates e o seu nº 2, o Costa, como tal tive que dar o meu voto de maneira a ser mais útil e punir quem atrasou este país ao tempo da pré-história e conheço um carradão de pessoas que descontentes com este governo (como eu estou) que teriam votado PS se lá tivesse Seguro, eu teria sem dúvida

  4. Os três da vida airada na fotografia. A ana gomes está em choque como o vara quando apanhou 5 anos de prísia. Também ficou em chque. O costa diz que não se demite mas tem que ser corrido a ponta pé. Uma completa vergonha para o PS. Para além de terem um ex-1º. ministro e um ex-ministro presos, foram só tiros nos pés durante a campanha. Parece impossível que depois de um desgaste de 4 anos a fazer cortes, estes incompetents ficaram a milhas da coligação. Outros aconteceu-lhes quase o mesmo. Parece que os comunas, esse partido retrógrado, mofento e mal cheiroso nem um deputado mais ganhou. O POVO não tem a memória tão curta como parece. O mal educado do marinho e pinto pensava que tinha os eleitores a seus pés e tammbém levou no trombil. Esse tal do livre, à boa maneira do PS e do syrisa, disse às 20 horas que a austeridade ia acabar. Quando pensava que era eleito. Nunca umas eleições me deram tanto goso…!!!

  5. De Politica pouco percebo assim como mais de metade dos Portugueses pois hoje em dia politica a serio não existe sobrando apenas interesses partidários, apenas acho como cidadão que esteja quem estiver no poder ou nas oposições devia de uma vez olhar ao pais e não aos seus interesses como se faz desde o 25 Abril que afinal parece de pouco ter servido como lição pois nunca se formaram tantos ricos em Portugal (sem trabalhar para isso) como desde essa data .
    Por isso só posso dizer a toda essa classe para terem juízo que também já tem idade para isso, pena tenho de não aparecer um partido dito mesmo do povo com qualidade e categoria para um dia darem uma amostra decente a toda esta gente sobre o que é governar como se faz numa casa de família.

  6. O PS anda à deriva há vários anos e o PSD também!
    Os outros partidos – CDU e BE, não se nota tanto porque simplesmente são jarras de adorno.
    A reeleição de um PM que apenas serviu a austeridade encomendada por outros e a vitória de um independente nas eleições autárquicas 2013 no Porto, são factos inequívocos e trazem uma lição que já todos deveriam ter apreendido!
    O modelo democrático que assenta nos partidos políticos, chegou ao fim!
    A partir de agora, insistir nas soluções dentro dos quadros partidários é um erro, uma perda de tempo e um retrocesso social com custos muito elevados.
    Chegou a hora de os cidadãos competentes e solidários começarem a ocupar o lugar que esta democracia lhes tem negado há pelo menos 40 anos.

  7. Viés (fazendo aqui um pouco de debate ) não sei qual é a sua filiação partidaria e por isso n sei se conhece bem o a costa. Eu conheço o há muitos anos desde q disputou a então câmara de Loures contra Demetrio Alves e conheço a sua argúcia política e determinação. Já alguns anos q não contacto c ele pq entretanto afastei me da política pq tinha mais q fazer e a política como carreira n era coisa q me interessava. Esta campanha correu lhe provavelmente menos bem e a atitude c AJS n foi realmente a melhor mas na altura os tempos eram outros e convenhamos q alguns bons resultados do governo, alguma conjuntura favorável, alguns resultados no desemprego q não eram bem aqueles é uma comunicação social em que a maioria dos comentadores n é imparcial. De qualquer modo penso q ele não irá cair no mesmo erro de quando o psd tev a 1ª maioria com Cavaco Silva e espero q com este resultado é se houver espaço de manobra da comissão europeia, fmi, etc ele possa fazer a diferença na aplicação das políticas da maioria no q se refere a desagravamento da situação economica de grande faixa da população e da melhoria da condição de acesso à serviços e bens essenciais

    • Variáveis do Socialismo democrático e da social democracia…
      – Líderes e liderança dos partidos – Mário Soares auto-suspendeu-se de secretário-geral do PS pelo facto do partido ter decidido apoiar a recandidatura de Eanes a Belém! Adivinhe-se o divisionismo (Soaristas, Eanistas, guterristas, socratistas, seguristas… Costistas e outros Galambistas
      – M.Júdice demitiu-se do PSD e em menos de oito meses era mandatário de A.Costa à CML; Menos de oito meses depois é ‘obrigado’ a aceitar “por teimosia de José Sócrates” a presidência da Soc. pública Frente Marítima”…
      – Conjunturas – 1 “facada nas costas” é coisa que o povo percebe e em “política de arautos” terá custos!
      – Partidos e máquinas partidárias, interpretes e marketing na comunicação, ética – inebriados pelo poder a todo o custo sem honestidade intelectual
      – Uma grande parte do eleitorado percebeu que o resgate implicava falências, desemprego, etc.etc. e que nenhum partido, nem o actual Siryza, tem prazer na austeridade!
      Quanto ao 5º poder foi dado bons ventos a A. Costa! A questão é que – como alguém disse na SIC N – “A OPINIÃO PUBLICADA NÃO REFLETIA A DA OPINIÃO PÚBLICA” e por isso os resultados eleitorais!
      – Da 1ª maioria PSD foi o período do maior desenvolvimento e crescimento continuado que Portugal teve (conjuntura da adesão) … “Política do betão”! “Pelotão da frente”!
      Concluindo, A.Costa sabe agora que o guião de uma câmara não é o de um país para mais quando se limita ao papel de interprete de um guião que lhe terá sido imposto! Um político não pode ser apenas um orador escorreito… E por fim, a base de apoio do PS perdeu referências, agarrou-se a Sócrates por ter entrado em eorsão há muito… A galambice deu no que deu!

  8. Muitos votantes do PS como eu sempre fui, estão indignados por tudo o que se passa naquele partido, senão vejamos : Caso Casa Pia com muitos nomes envolvidos, que mais tarde foram retirados, depois a Nacionalização do BPN com milhares de milhões de prejuízo para o Estado, seguidamente Socrates preso, claro que nada está provado mas nenhum português têm duvidas sobre o que se passou e de onde vinha a vida de luxo, depois a ascensão de Costa “apunhalando” um colega que fez a travessia do deserto, ele queria vir e ser 1.º ministro. Não reconhecer erros próprios e criticar algumas coisas bem feitas pela coligação. Além disso um partido falido, quem não consegue gerir um partido como pode gerir um país ? Costa deve sair, deve haver uma limpeza profunda no PS. Mudar a atitude e colaborar para o país atravessar esta fase que o PS nos colocou. Com isso mostrariam responsabilidade e sentido de estado criando novos laços com o eleitorado.

    • Exactamente o que aquela máquina partidária TUK TUK não poderia descortinar! Mais grave ainda é que a sensibilidade de A.Costa também não o conseguiu!
      A.Costa peão de brega do grupo dos 9?

  9. Um conselho:
    Sejam amigos e leais e parem com as traições e falsidades. Seria suposto que o socialismo fosse um bom partido e os seus membros boas pessoas.

  10. António Costa, independentemente de se poder candidatar de novo, deveria ter já colocado o lugar à disposição. Se há ou não melhor, logo se veria. Quem coloca fora um Secretário Geral do Partido com o objetivo de obter melhores resultados e não obtém – pelo contrário – deveria ter uma posição partidária mais humilde. José Sócrates já tinha dito que ele não passaria de um Presidente de Câmara.

  11. No PS tudo parece ir de mal a pior, foi o não reconhecimento da responsabilidade pela crise atual embora reconheça que com isto do 25 de abril parece não terem existido mais bons economistas, depois foi a procissão de toda aquela equipa ferrugenta e por vários motivos a acompanhar o senhor Costa na campanha eleitoral e agora é ele próprio parece que a fazer birrinha “daqui não saio daqui ninguém me tira” depois da facada ao seu camarada Seguro e por fim a extrema-esquerda aproveitando a maioria parlamentar vai agora encostando o PS á parede ficando cada vez mais refém desta ditadura se não tiverem o discernimento de reconhecer os erros cometidos e optarem por uma politica menos edeológica e de maior interesse nacional reconquistando assim a confiança nos eleitores que na sua maioria ainda sabem distinguir o trigo do joio.

RESPONDER

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …