António Costa “manifestamente” não se demite

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral do PS assumiu hoje a responsabilidade “pessoal” e “política” da derrota nas eleições, mas não apresentou a sua demissão do cargo e defendeu que compete à coligação PSD/CDS encontrar soluções de governabilidade.

“Manifestamente, não me vou demitir”, declarou o líder socialista, recebendo uma prolonga ovação.

“O PS não alcançou os objectivos eleitorais a que se propôs e eu assumo por inteiro a responsabilidade política e pessoal pelo resultado do Partido Socialista”, afirmou António Costa.

Compete à coligação PSD/CDS-PP formar Governo”, defendeu o secretário-geral do PS.

Costa salientou que ninguém conte com os socialistas para serem “maioria do contra”, gerando ingovernabilidade, mas exigiu virar a página da austeridade.

“Os resultados eleitorais, os que são conhecidos, demonstram que o PS teve menos votos e não é o partido parlamentar com mais mandatos”, acrescentou o antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Cabe assim à força vencedora, a Coligação PSD/CDS, “o ónus de criar condições para governar”, defendeu o secretário-geral do PS.

“Mas a coligação tem de perceber que há um novo quadro e que não pode continuar a governar como se nada tivesse acontecido”, acrescentou Costa.

Nós não inviabilizamos governo, sem termos um governo para viabilizar”, disse.

“Mas que ninguém que conte connosco para sermos só uma maioria do contra”, afirmou António Costa.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Claro que não me demito, isto é tão bom e também quero ir para o governo, pois a gamela é grande.

    PS: Eu não perdi as eleições, eles é que perderam a maioria..

    E são este sque querem ser sérios….

  2. Pois como é que é possível acreditar pelo menos em certos políticos! Ele entendeu que Seguro não tinha condições com uma vitória pequenina mas agora já entende ter ele condições com uma grande derrota, tudo correu mal no PS logo a começar por não assumirem as responsabilidades maiores pela vinda da troika e suas consequências, depois serviu-se de toda aquela máquina ferrugenta responsável pela situação a acompanhá-lo na sua campanha e agora por ultimo parece já transparecer não haver sangue novo no PS capaz de inverter a situação e limitarem-se a aceitar o derrotado, por este caminhar o PS vai-se dissolvendo aos poucos e caindo nas mãos da extrema-esquerda com artistas mais hábeis em promessas fantasiosas.

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …