António Costa “manifestamente” não se demite

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral do PS assumiu hoje a responsabilidade “pessoal” e “política” da derrota nas eleições, mas não apresentou a sua demissão do cargo e defendeu que compete à coligação PSD/CDS encontrar soluções de governabilidade.

“Manifestamente, não me vou demitir”, declarou o líder socialista, recebendo uma prolonga ovação.

“O PS não alcançou os objectivos eleitorais a que se propôs e eu assumo por inteiro a responsabilidade política e pessoal pelo resultado do Partido Socialista”, afirmou António Costa.

Compete à coligação PSD/CDS-PP formar Governo”, defendeu o secretário-geral do PS.

Costa salientou que ninguém conte com os socialistas para serem “maioria do contra”, gerando ingovernabilidade, mas exigiu virar a página da austeridade.

“Os resultados eleitorais, os que são conhecidos, demonstram que o PS teve menos votos e não é o partido parlamentar com mais mandatos”, acrescentou o antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Cabe assim à força vencedora, a Coligação PSD/CDS, “o ónus de criar condições para governar”, defendeu o secretário-geral do PS.

“Mas a coligação tem de perceber que há um novo quadro e que não pode continuar a governar como se nada tivesse acontecido”, acrescentou Costa.

Nós não inviabilizamos governo, sem termos um governo para viabilizar”, disse.

“Mas que ninguém que conte connosco para sermos só uma maioria do contra”, afirmou António Costa.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Claro que não me demito, isto é tão bom e também quero ir para o governo, pois a gamela é grande.

    PS: Eu não perdi as eleições, eles é que perderam a maioria..

    E são este sque querem ser sérios….

  2. Pois como é que é possível acreditar pelo menos em certos políticos! Ele entendeu que Seguro não tinha condições com uma vitória pequenina mas agora já entende ter ele condições com uma grande derrota, tudo correu mal no PS logo a começar por não assumirem as responsabilidades maiores pela vinda da troika e suas consequências, depois serviu-se de toda aquela máquina ferrugenta responsável pela situação a acompanhá-lo na sua campanha e agora por ultimo parece já transparecer não haver sangue novo no PS capaz de inverter a situação e limitarem-se a aceitar o derrotado, por este caminhar o PS vai-se dissolvendo aos poucos e caindo nas mãos da extrema-esquerda com artistas mais hábeis em promessas fantasiosas.

RESPONDER

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …

Constitucional "absolve" (mas critica) socialista que chamou "cigana" a deputada

O Tribunal Constitucional (TC) anulou a decisão do PS de condenar o ex-eurodeputado, mas o presidente fez uma declaração de voto em que reprovou o "chocante racismo". O caso remonta a junho de 2017, quando Manuel …