António Costa “manifestamente” não se demite

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral do PS assumiu hoje a responsabilidade “pessoal” e “política” da derrota nas eleições, mas não apresentou a sua demissão do cargo e defendeu que compete à coligação PSD/CDS encontrar soluções de governabilidade.

“Manifestamente, não me vou demitir”, declarou o líder socialista, recebendo uma prolonga ovação.

“O PS não alcançou os objectivos eleitorais a que se propôs e eu assumo por inteiro a responsabilidade política e pessoal pelo resultado do Partido Socialista”, afirmou António Costa.

Compete à coligação PSD/CDS-PP formar Governo”, defendeu o secretário-geral do PS.

Costa salientou que ninguém conte com os socialistas para serem “maioria do contra”, gerando ingovernabilidade, mas exigiu virar a página da austeridade.

“Os resultados eleitorais, os que são conhecidos, demonstram que o PS teve menos votos e não é o partido parlamentar com mais mandatos”, acrescentou o antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Cabe assim à força vencedora, a Coligação PSD/CDS, “o ónus de criar condições para governar”, defendeu o secretário-geral do PS.

“Mas a coligação tem de perceber que há um novo quadro e que não pode continuar a governar como se nada tivesse acontecido”, acrescentou Costa.

Nós não inviabilizamos governo, sem termos um governo para viabilizar”, disse.

“Mas que ninguém que conte connosco para sermos só uma maioria do contra”, afirmou António Costa.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Claro que não me demito, isto é tão bom e também quero ir para o governo, pois a gamela é grande.

    PS: Eu não perdi as eleições, eles é que perderam a maioria..

    E são este sque querem ser sérios….

  2. Pois como é que é possível acreditar pelo menos em certos políticos! Ele entendeu que Seguro não tinha condições com uma vitória pequenina mas agora já entende ter ele condições com uma grande derrota, tudo correu mal no PS logo a começar por não assumirem as responsabilidades maiores pela vinda da troika e suas consequências, depois serviu-se de toda aquela máquina ferrugenta responsável pela situação a acompanhá-lo na sua campanha e agora por ultimo parece já transparecer não haver sangue novo no PS capaz de inverter a situação e limitarem-se a aceitar o derrotado, por este caminhar o PS vai-se dissolvendo aos poucos e caindo nas mãos da extrema-esquerda com artistas mais hábeis em promessas fantasiosas.

RESPONDER

Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado - são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas. O processo físico cuja …

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …