“Se te mexes, mato-te”. GNR que sobreviveu relata frieza de Pedro Dias

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias, suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

“Se te mexes, mato-te.” A frase terá saído da boca de Pedro Dias e consta do depoimento do militar da GNR que sobreviveu em Aguiar da Beira, que descreve a atitude do acusado como “calculista” e “calma”.

António Ferreira, de 41 anos, sobreviveu depois de ter sido, alegadamente, atingido a tiro por Pedro Dias, o homem que esteve em fuga durante quase um mês, sendo suspeito da morte de duas pessoas em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda.

O agente da GNR terá relatado como tudo aconteceu logo no dia dos crimes, a 11 de Outubro, e agora o Correio da Manhã divulga partes do depoimento do militar ao Ministério Público.

De acordo com o jornal, o agente diz que, “sempre que tentava reagir, Pedro Dias lhe perguntava se queria morrer”. “Se te mexes, mato-te”, terá dito logo depois de ter alegadamente, disparado contra o agente Carlos Caetano que foi “morto com um tiro na cara”, como também conta.

A publicação afiança que António Ferreira “emociona-se várias vezes ao recordar os episódios violentos” e que relata “a atitude calculista, a enorme calma e a frieza de Pedro Dias” num depoimento “considerado muito consistente e sem contradições”.

O agente também refere no depoimento que “ajudou a carregar o corpo do colega para a bagageira” e que “foi algemado à porta do carro”, frisa o CM, acrescentando que Pedro Dias ainda passou em frente ao posto da GNR para “matar mais guardas”.

Mas António Ferreira despistou-o, argumentando que havia um sistema de vídeo-vigilância na esquadra, e foi então levado para um monte, onde foi “forçado a algemar-se a um pinheiro”, “alvejado na cara e desmaiou”, nota o CM.

Pedro Dias está em prisão preventiva na cadeia de alta segurança de Monsanto, em Lisboa, e nos últimos dias, recebeu visitas de familiares, nomeadamente da filha de 10 anos e da namorada que levou o filho de ambos, que tem 11 meses.

O CM repara que a prisão tem um sistema onde “o recluso e visitante estão separados por um vidro e têm de contactar através de um comunicador”.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Há aqui algo que não bate certo!!!! O guarda diz que foi algemado à arvore e, depois, rasteja até á aldeia mais próxima??? Como?
    No inicio deste “filme” recordo-me de ouvir e ler que este gnr tinha ficado amarrado a uma arvore mas que conseguiu soltar-se, até aqui tudo bem, pode ser possivel, agora o que me parece muito dificil é ter ficado algemado e conseguir soltar-se.
    Ainda há muito por esclarecer nesta história toda, de facto.

  2. Não entendo como uma brigada policial aborda um cidadão que está sozinho a dormir no carro e não vai preparada para qualquer eventualidade. Que raio de treino tem essa gente? Andam sempre no mínimo dois agente e são apanhados ambos, um foi assassinado e o outro ajudou o alegado assassino a colocar o corpo do agente morto na mala do carro? Como é que ajudou sem se mexer? E quando estavam a colocar o corpo da vítima na mala do carro não surgiu nenhuma oportunidade de o agente policial, pelo menos, desaparecer da zona perigosa? Então que é que tem treino para lidar com quem, o criminoso ou o agente policial? Parece-me haver muita coisa por esclarecer ainda, para não falar de parecer uma história mal contada… Espero que um dia ainda se venha a saber a VERDADE.

    • Pois na verdade os brandos costumes em Portugal parece já ser coisa do passado e na verdade embora para qualquer inocente pareça ser demasiado forte o certo é que neste caso e para mais durante a noite os guardas deveriam ir já de pistola na mão e ao abordarem o sujeito fazê-lo encostar e verificar se teria arma no corpo ou na viatura, proceder assim com toda a gente parece ser um pouco exagerado mas será a forma mais segura, libertinagem a mais foi no que deu esta “democracia” agora há que sofrer as consequências.

  3. Que este individou é um bandido da pior especime é um perigoso cadastrado capaz de matar a sangue frio do qual ninguem se quer cruzar.

RESPONDER

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …