“Se te mexes, mato-te”. GNR que sobreviveu relata frieza de Pedro Dias

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias, suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

“Se te mexes, mato-te.” A frase terá saído da boca de Pedro Dias e consta do depoimento do militar da GNR que sobreviveu em Aguiar da Beira, que descreve a atitude do acusado como “calculista” e “calma”.

António Ferreira, de 41 anos, sobreviveu depois de ter sido, alegadamente, atingido a tiro por Pedro Dias, o homem que esteve em fuga durante quase um mês, sendo suspeito da morte de duas pessoas em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda.

O agente da GNR terá relatado como tudo aconteceu logo no dia dos crimes, a 11 de Outubro, e agora o Correio da Manhã divulga partes do depoimento do militar ao Ministério Público.

De acordo com o jornal, o agente diz que, “sempre que tentava reagir, Pedro Dias lhe perguntava se queria morrer”. “Se te mexes, mato-te”, terá dito logo depois de ter alegadamente, disparado contra o agente Carlos Caetano que foi “morto com um tiro na cara”, como também conta.

A publicação afiança que António Ferreira “emociona-se várias vezes ao recordar os episódios violentos” e que relata “a atitude calculista, a enorme calma e a frieza de Pedro Dias” num depoimento “considerado muito consistente e sem contradições”.

O agente também refere no depoimento que “ajudou a carregar o corpo do colega para a bagageira” e que “foi algemado à porta do carro”, frisa o CM, acrescentando que Pedro Dias ainda passou em frente ao posto da GNR para “matar mais guardas”.

Mas António Ferreira despistou-o, argumentando que havia um sistema de vídeo-vigilância na esquadra, e foi então levado para um monte, onde foi “forçado a algemar-se a um pinheiro”, “alvejado na cara e desmaiou”, nota o CM.

Pedro Dias está em prisão preventiva na cadeia de alta segurança de Monsanto, em Lisboa, e nos últimos dias, recebeu visitas de familiares, nomeadamente da filha de 10 anos e da namorada que levou o filho de ambos, que tem 11 meses.

O CM repara que a prisão tem um sistema onde “o recluso e visitante estão separados por um vidro e têm de contactar através de um comunicador”.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Há aqui algo que não bate certo!!!! O guarda diz que foi algemado à arvore e, depois, rasteja até á aldeia mais próxima??? Como?
    No inicio deste “filme” recordo-me de ouvir e ler que este gnr tinha ficado amarrado a uma arvore mas que conseguiu soltar-se, até aqui tudo bem, pode ser possivel, agora o que me parece muito dificil é ter ficado algemado e conseguir soltar-se.
    Ainda há muito por esclarecer nesta história toda, de facto.

  2. Não entendo como uma brigada policial aborda um cidadão que está sozinho a dormir no carro e não vai preparada para qualquer eventualidade. Que raio de treino tem essa gente? Andam sempre no mínimo dois agente e são apanhados ambos, um foi assassinado e o outro ajudou o alegado assassino a colocar o corpo do agente morto na mala do carro? Como é que ajudou sem se mexer? E quando estavam a colocar o corpo da vítima na mala do carro não surgiu nenhuma oportunidade de o agente policial, pelo menos, desaparecer da zona perigosa? Então que é que tem treino para lidar com quem, o criminoso ou o agente policial? Parece-me haver muita coisa por esclarecer ainda, para não falar de parecer uma história mal contada… Espero que um dia ainda se venha a saber a VERDADE.

    • Pois na verdade os brandos costumes em Portugal parece já ser coisa do passado e na verdade embora para qualquer inocente pareça ser demasiado forte o certo é que neste caso e para mais durante a noite os guardas deveriam ir já de pistola na mão e ao abordarem o sujeito fazê-lo encostar e verificar se teria arma no corpo ou na viatura, proceder assim com toda a gente parece ser um pouco exagerado mas será a forma mais segura, libertinagem a mais foi no que deu esta “democracia” agora há que sofrer as consequências.

  3. Que este individou é um bandido da pior especime é um perigoso cadastrado capaz de matar a sangue frio do qual ninguem se quer cruzar.

RESPONDER

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …

Apresentadas mais de 50 queixas contra post de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) já recebeu mais de 50 queixas devido à publicação na qual o deputado do Chega sugeria devolver Joacine Katar Moreira ao seu país de origem. Em …