“Se te mexes, mato-te”. GNR que sobreviveu relata frieza de Pedro Dias

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias, suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

“Se te mexes, mato-te.” A frase terá saído da boca de Pedro Dias e consta do depoimento do militar da GNR que sobreviveu em Aguiar da Beira, que descreve a atitude do acusado como “calculista” e “calma”.

António Ferreira, de 41 anos, sobreviveu depois de ter sido, alegadamente, atingido a tiro por Pedro Dias, o homem que esteve em fuga durante quase um mês, sendo suspeito da morte de duas pessoas em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda.

O agente da GNR terá relatado como tudo aconteceu logo no dia dos crimes, a 11 de Outubro, e agora o Correio da Manhã divulga partes do depoimento do militar ao Ministério Público.

De acordo com o jornal, o agente diz que, “sempre que tentava reagir, Pedro Dias lhe perguntava se queria morrer”. “Se te mexes, mato-te”, terá dito logo depois de ter alegadamente, disparado contra o agente Carlos Caetano que foi “morto com um tiro na cara”, como também conta.

A publicação afiança que António Ferreira “emociona-se várias vezes ao recordar os episódios violentos” e que relata “a atitude calculista, a enorme calma e a frieza de Pedro Dias” num depoimento “considerado muito consistente e sem contradições”.

O agente também refere no depoimento que “ajudou a carregar o corpo do colega para a bagageira” e que “foi algemado à porta do carro”, frisa o CM, acrescentando que Pedro Dias ainda passou em frente ao posto da GNR para “matar mais guardas”.

Mas António Ferreira despistou-o, argumentando que havia um sistema de vídeo-vigilância na esquadra, e foi então levado para um monte, onde foi “forçado a algemar-se a um pinheiro”, “alvejado na cara e desmaiou”, nota o CM.

Pedro Dias está em prisão preventiva na cadeia de alta segurança de Monsanto, em Lisboa, e nos últimos dias, recebeu visitas de familiares, nomeadamente da filha de 10 anos e da namorada que levou o filho de ambos, que tem 11 meses.

O CM repara que a prisão tem um sistema onde “o recluso e visitante estão separados por um vidro e têm de contactar através de um comunicador”.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Há aqui algo que não bate certo!!!! O guarda diz que foi algemado à arvore e, depois, rasteja até á aldeia mais próxima??? Como?
    No inicio deste “filme” recordo-me de ouvir e ler que este gnr tinha ficado amarrado a uma arvore mas que conseguiu soltar-se, até aqui tudo bem, pode ser possivel, agora o que me parece muito dificil é ter ficado algemado e conseguir soltar-se.
    Ainda há muito por esclarecer nesta história toda, de facto.

  2. Não entendo como uma brigada policial aborda um cidadão que está sozinho a dormir no carro e não vai preparada para qualquer eventualidade. Que raio de treino tem essa gente? Andam sempre no mínimo dois agente e são apanhados ambos, um foi assassinado e o outro ajudou o alegado assassino a colocar o corpo do agente morto na mala do carro? Como é que ajudou sem se mexer? E quando estavam a colocar o corpo da vítima na mala do carro não surgiu nenhuma oportunidade de o agente policial, pelo menos, desaparecer da zona perigosa? Então que é que tem treino para lidar com quem, o criminoso ou o agente policial? Parece-me haver muita coisa por esclarecer ainda, para não falar de parecer uma história mal contada… Espero que um dia ainda se venha a saber a VERDADE.

    • Pois na verdade os brandos costumes em Portugal parece já ser coisa do passado e na verdade embora para qualquer inocente pareça ser demasiado forte o certo é que neste caso e para mais durante a noite os guardas deveriam ir já de pistola na mão e ao abordarem o sujeito fazê-lo encostar e verificar se teria arma no corpo ou na viatura, proceder assim com toda a gente parece ser um pouco exagerado mas será a forma mais segura, libertinagem a mais foi no que deu esta “democracia” agora há que sofrer as consequências.

  3. Que este individou é um bandido da pior especime é um perigoso cadastrado capaz de matar a sangue frio do qual ninguem se quer cruzar.

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …