Marcelo ultrapassa 70% de intenções de voto (e supera resultado histórico de Mário Soares)

Estela Silva / Lusa

A seis meses das presidencias de janeiro, uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que Marcelo Rebelo de Sousa pode conseguir um resultado ainda melhor do que o de Mário Soares em 1991.

Segundo a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, dos cinco eventuais candidatos na corrida a Belém, o atual Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe, neste momento, 70,8% das intenções de voto. Este número é superior aos 70,35% conseguidos por Mário Soares em 1991.

A sondagem revela que a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes recolhe 9,7% das intenções de voto, caindo um ponto percentual face a junho. Já o líder do Chega, André Ventura, cai para 5% – menos 4,8% que no mês passado.

Com 4% de intenções de votos surge a deputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias e, com 2,6%, o secretário-geral do PCP Jerónimo de Sousa.

De acordo com o Jornal de Negócios, 4% dos inquiridos respondeu que não votaria em nenhum deste cinco possíveis candidatos.

Marcelo ainda não anunciou formalmente a candidatura ao segundo mandato, mas recentemente António Costa deu o pontapé de saída, numa visita em maio à Autoeuropa, durante a qual desafiou Marcelo a regressar daí a um ano, já num novo mandato. Marcelo disse que só irá comunicar a sua decisão após convocar eleições, “provavelmente em novembro“.

A ex-eurodepurada socialista Ana Gomes admitiu refletir “sem pressas” sobre uma candidatura à Presidência da República.

André Ventura anunciou, através de um vídeo enviado a dirigentes e militantes do Chega, que se vai candidatar à Presidência da República nas presidenciais de 2021.

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, disse que o Bloco de Esquerda apresentará “no seu tempo” a “sua candidatura” à Presidência da República, sendo Marisa Matias o nome apontado para uma candidatura própria.

O PCP adiantou no final de junho que o partido vai apresentar o seu candidato presidencial já em setembro.

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito no início de 2016 com 52% dos votos. Sampaio da Nóvoa teve 23% dos votos e Marisa Matias 10,13%.

As próximas eleições presidenciais realizam-se em janeiro do próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. O povo português prefere líderes mais dados à festança do que aos assuntos difíceis. Líderes que têm pavor de serem impopulares. Líderes frouxos

    • Realmente Sr Tiago Vasconcelos tem toda a razão. Infelizmente por uns (tolos), pagam os outros….O Povo só gosta mesmo é de “pagode”. Enfim…..

  2. Ora aí está.
    Ser populista é o que está a dar.
    A vida é bela. Portugal é Único e não existe no mundo nenhum País que tenha um Presidente a distribuir bitaites. Sempre que a responsabilidade aperta é sempre com reservas e sacode para o povo.
    esta triste figura vai longe…

  3. Excelente comunicador e comentador. Péssimo presidente.

    A selfie é o que está a dar…

    E lá vão os parolos todos votar no Marcelo

  4. UAU…
    .
    qual ataxa de abstenção na eleição de MS e quala taxa de abstençõa deste Sr?
    .
    Aí talvez asa cosntas mudem um bocado, não?!
    .
    Lavem-me a cabeça com uma boa dose de populismo e ainda vou achar que o Ventura é um rapaz simpático!

  5. Não percebo pq motivo falam tanto destes candidatos! Muitos deles nem sequer são candidatos! Deveriam considerar, o ilustre calceteiro Tino. Nunca é referido e, que eu saiba, ficou à frente da candidata do PS nas últimas eleições.

  6. Não compreendo o povo português, GOSTAM de Presidente de beijinhos e abraços e tirar selfies!
    Pois o meu voto não apanha não, quero um Presidente que procure o que anda escondido que não culpa de ninguém, fica entre amigos e assim fica tudo resolvido.E assim gasta mais milhões que o Rei de Espanha e nós coitados com ordenado mínimo de 630€ e Espanha 1.050€.
    Deixa dar mais de 17 mil milhões á BANCA, 3 Milhões para uma Mesquita em Lisboa na Mouraria!
    Mouraria de deixa de cantar o fado e passamos ouvir ALÁ, ALÁ.
    E ainda o Governo dá há TVI mais de 3 milhões de euros!!!!
    Sem contar os milhões que dá ao Benfica e outros clubes, ás Fundações, aos Observatórios etc…
    E O POVO NA MISÉRIA E A DORMIREM DEBAIXO DE PONTES, GAR DO ORIENTE, TUNEL DO MARQUÊS ETC.. ETC… ETC….
    Eu não voto nessa gente
    VERGONHA NACIONAL

RESPONDER

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …