“Esta República já não serve”. André Ventura apresenta candidatura, chama Marcelo de “avozinho” e promete dizimar Ana Gomes

Tiago Petinga / Lusa

O deputado do partido Chega, André Ventura

O presidente do Chega, André Ventura, defendeu sábado à noite a criação de um “outro regime” para o país, com a criação de uma “quarta República”, considerando que a atual “já não serve”.

“Nós não nos escondemos e por isso estamos aqui a dizer hoje que queremos outro regime para Portugal, que esta República já não serve e que queremos passar para a quarta República portuguesa”, disse.

André Ventura, que falava no sábado à noite em Portalegre, no decorrer da sua apresentação como candidato à Presidência da República nas eleições de janeiro de 2021, considerou aquela ação política como “um grande passo” para o projeto político que tem para Portugal.

“Hoje damos este primeiro grande passo, nós não somos como aqueles que ficam escondidos atrás do arbusto toda a vida, damos a cara, dizemos ao que vimos e o projeto enorme de mudança que temos para Portugal”, disse.

Ao longo do seu discurso para uma plateia de cerca de 500 apoiantes, André Ventura lançou várias críticas ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao primeiro-ministro, António Costa, considerando ainda que a Constituição “já não serve” o país.

“Enquanto houver portugueses a ganhar pensões de 100 euros, estaremos nas tintas para a Constituição. Enquanto houver polícias agredidos nos seus quartéis, professores, bombeiros e profissionais de saúde, estaremos nas tintas para a Constituição”, disse. “Enquanto nos disserem que não podem haver leis sérias contra a corrupção, nós estamos nas tintas para a Constituição”, acrescentou.

André Ventura criticou ainda Marcelo Rebelo de Sousa por manter uma postura de “silêncio” em determinadas matérias, como a corrupção, revelando que gostaria de ver um Presidente da República que “chamasse à atenção” em determinados casos que se passam na vida pública.

“Veja-se sobre isto do Ministério Público, primeiro não se queria pronunciar, depois não achava bem nem mal, depois no fim achou que era razoável suspender quando já estava suspenso. É uma espécie de Presidente que nos conta como é que o jogo foi quando o jogo já acabou”, disse.

“Acreditem, não serve para mais nada, serve só para ser aquela palavra de consolo, mas eu para isso tenho a mãe, a avó, não preciso de um presidente. Marcelo Rebelo de Sousa quer ser uma espécie de avozinho dos portugueses”, acrescentou.

Ventura referiu outro nome – não oficializado – na corrida a Belém: Ana Gomes. O deputado prometeu que se Ana Gomes se candidatar, a socialista “vai ser dizimada”. “Até José Sócrates podia ter mais votos que Ana Gomes”, disse.

André Ventura anunciou ainda que vai apresentar na Assembleia da República um projeto de lei que visa a prisão perpétua para violadores e homicidas. “Agora façam como quiserem, chumbem, não deixem ir à discussão, digam que tem erros, digam que não querem, mas vão ter de decidir”, disse.

André Ventura, que é deputado único do Chega, eleito nas legislativas de 2019, justificou a escolha de Portalegre para apresentar a candidatura por se tratar de “uma das zonas mais esquecidas do país”.

Ventura anunciou, através de um vídeo enviado a dirigentes e militantes do Chega, que se vai candidatar à Presidência da República nas presidenciais de 2021.

Marcelo disse só irá comunicar a sua decisão sobre uma eventual recandidatura nas presidenciais de 2021 após convocar eleições, “provavelmente em novembro“.

O nome de Ana Gomes tem sido apontado às eleições presidenciais, apesar desta já ter descartado uma eventual candidatura a Belém.

Uma sondagem divulgada na segunda-feira mostra que Marcelo continua a ser o favorito.. Nessa sondagem, André Ventura alcançou 9,3% das intenções de voto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. E este artista vai resolver alguma coisa com as suas vigarices e mentiras?
    “André Ventura e a arte de gozar com a cara do eleitorado do Chega”
    facebook.com/chegadeventura/videos/2225205857786052/

  2. Este André Ventura anda á procura é de um poleiro bem remunerado e que viagem muito á conta de nós contribuintes, com o meu voto nem tu nem nenhum candidato saído dos partidos políticos leva o meu voto

      • Nunca me abstive nem me abstenho só não voto é naqueles que há mais de 40 anos se tem governado á conta de todos nós contribuintes, aprenda a respeitar a opinião dos outros, ser democrata é saber respeitar a opinião dos outros mesmo que não concordemos com ela.

    • E se fosse?
      Não sei que idade terá, mas a geração que tem cinquenta anos agora, herdou a liberdade sem ter de fazer nada por ela, não a souberam proteger nem dignificar, confundiram liberdade com bandalheira. Será que estamos melhor agora?
      Temos liberdade de dizer os disparates que queremos sem que isso nos leve a lado nenhum.
      Acho que precisamos mesmo de um governo de Extrema Direita, para devolver aos portugueses o orgulho de ser Lusitano, de ser Cristão. O chavão, “Deus, Pátria e Família” não está tão errado assim.

      • O que tu precisas é de mais informação/educação… e talvez mais inteligência – mas isso será bem mais complicado!…

      • Pessoalmente não me orgulho da dita “bandalheira” ; como também não me orgulho do chavão Salazarento ou de uma ditadura não muito longínqua de má memoria. Já nesse triste “Tempo”, a vigarice e corrupção também vigoravam, e eram praticas consentidas para alguns que faziam parte do Regime !…… Portanto não, não tenho saudades desse “triste” passado. As Leis existem para serem aplicadas, o que falta é quem as faça aplicar, lá chegaremos, sem por isso recorrer a uma Ditadura Fascista !

  3. o homem ate tem razao. ja pensaram que os sistema actual ja esta gasto, nao funciona bem, nao se adequa novos tempos…onde estao os inteligentes a propor modelos novos de sistema de poder…nao sao so teorias é preciso crialas e polas em praticas… essas coisas de poder por democraticos e governar por legitimidade é maior burrice dos nossos tempos nos paises mais avancados onde as pessoas teem alguma coinsciencia de que o poder é um jogo de poder onde mais poderosos vencem sempre ou quase sempre, dai desviando e enfluenciando leis e poderes para seu lado…novas formas de poder precisam se… nao sejam tacanhos a pensarem no seus umbigos e depois ja é tarde…

  4. neste momento temos sistema gasto que deveria mudado, mas nao se pensa em nada… so gente inteligente mas sem resposta….ora para mudarmos, temos de passar uma borracha e comecar do zero ou quase do zero… muitas e muitas pessoas estao agarradas ao seu conforto esquecendo que existem outras tantas sem qualquer estabilidade e que fazem e refazem a vida em outras paragens… sonhar nao custa e faz bem a saude mental… mas fazerem de conta que esta tudo bem, ‘e mau para todos… Nada ‘e para sempre…. vao desfumando no tempo… sistemas de hoje nao estao corresponder aos desafios de amanha mais complexos, mais transparentes onde pessoas comecam a ter consciencia alargada e internet esta abrir horizontes de muitos povos e amanha sera tudo difrente …. porque resistir uma mudanca necessaria?

RESPONDER

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …

Em 2018, cientistas de Wuhan terão planeado infetar morcegos com coronavírus

Em 2018, um grupo de cientistas da cidade chinesa de Wuhan, onde foi registado o primeiro caso de covid-19, estaria a planear infetar, com coronavírus modificados, morcegos que vivem em cavernas. Os cientistas terão pedido 14 …

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 42,34% até às 16h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …