“Esta República já não serve”. André Ventura apresenta candidatura, chama Marcelo de “avozinho” e promete dizimar Ana Gomes

Tiago Petinga / Lusa

O deputado do partido Chega, André Ventura

O presidente do Chega, André Ventura, defendeu sábado à noite a criação de um “outro regime” para o país, com a criação de uma “quarta República”, considerando que a atual “já não serve”.

“Nós não nos escondemos e por isso estamos aqui a dizer hoje que queremos outro regime para Portugal, que esta República já não serve e que queremos passar para a quarta República portuguesa”, disse.

André Ventura, que falava no sábado à noite em Portalegre, no decorrer da sua apresentação como candidato à Presidência da República nas eleições de janeiro de 2021, considerou aquela ação política como “um grande passo” para o projeto político que tem para Portugal.

“Hoje damos este primeiro grande passo, nós não somos como aqueles que ficam escondidos atrás do arbusto toda a vida, damos a cara, dizemos ao que vimos e o projeto enorme de mudança que temos para Portugal”, disse.

Ao longo do seu discurso para uma plateia de cerca de 500 apoiantes, André Ventura lançou várias críticas ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao primeiro-ministro, António Costa, considerando ainda que a Constituição “já não serve” o país.

“Enquanto houver portugueses a ganhar pensões de 100 euros, estaremos nas tintas para a Constituição. Enquanto houver polícias agredidos nos seus quartéis, professores, bombeiros e profissionais de saúde, estaremos nas tintas para a Constituição”, disse. “Enquanto nos disserem que não podem haver leis sérias contra a corrupção, nós estamos nas tintas para a Constituição”, acrescentou.

André Ventura criticou ainda Marcelo Rebelo de Sousa por manter uma postura de “silêncio” em determinadas matérias, como a corrupção, revelando que gostaria de ver um Presidente da República que “chamasse à atenção” em determinados casos que se passam na vida pública.

“Veja-se sobre isto do Ministério Público, primeiro não se queria pronunciar, depois não achava bem nem mal, depois no fim achou que era razoável suspender quando já estava suspenso. É uma espécie de Presidente que nos conta como é que o jogo foi quando o jogo já acabou”, disse.

“Acreditem, não serve para mais nada, serve só para ser aquela palavra de consolo, mas eu para isso tenho a mãe, a avó, não preciso de um presidente. Marcelo Rebelo de Sousa quer ser uma espécie de avozinho dos portugueses”, acrescentou.

Ventura referiu outro nome – não oficializado – na corrida a Belém: Ana Gomes. O deputado prometeu que se Ana Gomes se candidatar, a socialista “vai ser dizimada”. “Até José Sócrates podia ter mais votos que Ana Gomes”, disse.

André Ventura anunciou ainda que vai apresentar na Assembleia da República um projeto de lei que visa a prisão perpétua para violadores e homicidas. “Agora façam como quiserem, chumbem, não deixem ir à discussão, digam que tem erros, digam que não querem, mas vão ter de decidir”, disse.

André Ventura, que é deputado único do Chega, eleito nas legislativas de 2019, justificou a escolha de Portalegre para apresentar a candidatura por se tratar de “uma das zonas mais esquecidas do país”.

Ventura anunciou, através de um vídeo enviado a dirigentes e militantes do Chega, que se vai candidatar à Presidência da República nas presidenciais de 2021.

Marcelo disse só irá comunicar a sua decisão sobre uma eventual recandidatura nas presidenciais de 2021 após convocar eleições, “provavelmente em novembro“.

O nome de Ana Gomes tem sido apontado às eleições presidenciais, apesar desta já ter descartado uma eventual candidatura a Belém.

Uma sondagem divulgada na segunda-feira mostra que Marcelo continua a ser o favorito.. Nessa sondagem, André Ventura alcançou 9,3% das intenções de voto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E este artista vai resolver alguma coisa com as suas vigarices e mentiras?
    “André Ventura e a arte de gozar com a cara do eleitorado do Chega”
    facebook.com/chegadeventura/videos/2225205857786052/

  2. Este André Ventura anda á procura é de um poleiro bem remunerado e que viagem muito á conta de nós contribuintes, com o meu voto nem tu nem nenhum candidato saído dos partidos políticos leva o meu voto

      • Nunca me abstive nem me abstenho só não voto é naqueles que há mais de 40 anos se tem governado á conta de todos nós contribuintes, aprenda a respeitar a opinião dos outros, ser democrata é saber respeitar a opinião dos outros mesmo que não concordemos com ela.

    • E se fosse?
      Não sei que idade terá, mas a geração que tem cinquenta anos agora, herdou a liberdade sem ter de fazer nada por ela, não a souberam proteger nem dignificar, confundiram liberdade com bandalheira. Será que estamos melhor agora?
      Temos liberdade de dizer os disparates que queremos sem que isso nos leve a lado nenhum.
      Acho que precisamos mesmo de um governo de Extrema Direita, para devolver aos portugueses o orgulho de ser Lusitano, de ser Cristão. O chavão, “Deus, Pátria e Família” não está tão errado assim.

      • O que tu precisas é de mais informação/educação… e talvez mais inteligência – mas isso será bem mais complicado!…

      • Pessoalmente não me orgulho da dita “bandalheira” ; como também não me orgulho do chavão Salazarento ou de uma ditadura não muito longínqua de má memoria. Já nesse triste “Tempo”, a vigarice e corrupção também vigoravam, e eram praticas consentidas para alguns que faziam parte do Regime !…… Portanto não, não tenho saudades desse “triste” passado. As Leis existem para serem aplicadas, o que falta é quem as faça aplicar, lá chegaremos, sem por isso recorrer a uma Ditadura Fascista !

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …