Ana Gomes apontada à Presidência. “Costa jamais permitirá”

Tiago Petinga / Lusa

A embaixadora e ex-MPE, Ana Gomes

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura.

“Acho que não há personalidade em melhores condições do que Ana Gomes para ser candidata à Presidência da República. E também acho que era bom que a esquerda democrática tivesse um candidato”, disse o socialista, em declarações à Rádio Renascença.

“Se [Ana Gomes] se candidatar, seguramente vou apoiá-la”, reiterou, dizendo que no seu entender “neste momento não há no espaço da esquerda democrática melhor candidato a Presidente da República do que Ana Gomes”.

Também o jornal i faz capa com o assunto esta quinta-feira, dizendo que cresce no PS uma onda de fundo para convencer a antiga eurodeputada a enfrentar o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. “Não há melhor candidata”, “faz falta ao país” ou o estilo de “Marcelo está esgotado” são algumas das frases de militantes como Francisco Assis, Ricardo Gonçalves ou Daniel Adrião citadas pelo jornal.

Apesar do apoio de alguns militantes, Ana Gomes disse que não equaciona uma candidatura a Belém. “Não estou disponível para me coarctar da liberdade que é hoje essencial para a minha capacidade de intervenção cívica“, justificou, em entrevista à RTP.

“Acho mais importante ter hoje liberdade de dizer o que digo de forma sustentada”.

Questionada sobre se mudaria a sua posição caso o PS considerasse o seu nome na corrida à Presidência da República, Ana Gomes foi clara: “Não se incomode com isso porque o primeiro-ministro, António Costa, jamais o permitirá”, respondeu.

Ainda sobre as eleições presidenciais, que vão decorrer em 2021, a antiga eurodeputada disse não ter “dúvida nenhuma” de que Marcelo se vai recandidatar e ser eleito, considerando, contudo, que o PS deve apresentar um candidato para “federar as esquerdas”, considerou na mesma entrevista ao canal público.

Quanto às consequências do caso Luanda Leaks, Ana Gomes pediu a demissão do antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos, da presidência do EuroBic.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Força Ana Gomes! Da forma como isto anda é mesmo preciso partir a louça toda. É só ladrões e vigaristas!
    Se se candidatar votarei nela e farei campanha por ela. Uma peixeira em Belém não pode piorar o estado do Estado!

  2. Onde está Costa, ponham Vieira! Verdadeiro erro pensar que o Costa manda algo!
    O Costa só manda naquilo que o Viera deixar que ele mande!!
    Prefiro a Ana Gomes “fora” dessa promiscuidade do governo.
    Aproveito o ensejo para me curvar respeitosamente por alguém que é verdadeiramente uma mais valia neste
    país- sim, com letra minuscula! – de trapaceiros, corruptos, bajuladores e afins:
    Obrigado Drª Ana Gomes por ter coluna vertebral!

    • Matumbo é assim, nunca percebe o que lhe passou ao lado.
      Eram anos de muita mama e o Sampaio foi o melhor que se podia arranjar.
      Agora a Ana já disse tudo, o Costa tem os amigos do peito(tacho) como prioritários.

  3. São os mesmos que mamaram no Sampaio que querem agora mamar na Ana independentemente de serem ou não anos propícios. O Matumbo devo ser eu!

RESPONDER

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …