Ana Gomes apontada à Presidência. “Costa jamais permitirá”

Tiago Petinga / Lusa

A embaixadora e ex-MPE, Ana Gomes

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura.

“Acho que não há personalidade em melhores condições do que Ana Gomes para ser candidata à Presidência da República. E também acho que era bom que a esquerda democrática tivesse um candidato”, disse o socialista, em declarações à Rádio Renascença.

“Se [Ana Gomes] se candidatar, seguramente vou apoiá-la”, reiterou, dizendo que no seu entender “neste momento não há no espaço da esquerda democrática melhor candidato a Presidente da República do que Ana Gomes”.

Também o jornal i faz capa com o assunto esta quinta-feira, dizendo que cresce no PS uma onda de fundo para convencer a antiga eurodeputada a enfrentar o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. “Não há melhor candidata”, “faz falta ao país” ou o estilo de “Marcelo está esgotado” são algumas das frases de militantes como Francisco Assis, Ricardo Gonçalves ou Daniel Adrião citadas pelo jornal.

Apesar do apoio de alguns militantes, Ana Gomes disse que não equaciona uma candidatura a Belém. “Não estou disponível para me coarctar da liberdade que é hoje essencial para a minha capacidade de intervenção cívica“, justificou, em entrevista à RTP.

“Acho mais importante ter hoje liberdade de dizer o que digo de forma sustentada”.

Questionada sobre se mudaria a sua posição caso o PS considerasse o seu nome na corrida à Presidência da República, Ana Gomes foi clara: “Não se incomode com isso porque o primeiro-ministro, António Costa, jamais o permitirá”, respondeu.

Ainda sobre as eleições presidenciais, que vão decorrer em 2021, a antiga eurodeputada disse não ter “dúvida nenhuma” de que Marcelo se vai recandidatar e ser eleito, considerando, contudo, que o PS deve apresentar um candidato para “federar as esquerdas”, considerou na mesma entrevista ao canal público.

Quanto às consequências do caso Luanda Leaks, Ana Gomes pediu a demissão do antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos, da presidência do EuroBic.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Força Ana Gomes! Da forma como isto anda é mesmo preciso partir a louça toda. É só ladrões e vigaristas!
    Se se candidatar votarei nela e farei campanha por ela. Uma peixeira em Belém não pode piorar o estado do Estado!

  2. Onde está Costa, ponham Vieira! Verdadeiro erro pensar que o Costa manda algo!
    O Costa só manda naquilo que o Viera deixar que ele mande!!
    Prefiro a Ana Gomes “fora” dessa promiscuidade do governo.
    Aproveito o ensejo para me curvar respeitosamente por alguém que é verdadeiramente uma mais valia neste
    país- sim, com letra minuscula! – de trapaceiros, corruptos, bajuladores e afins:
    Obrigado Drª Ana Gomes por ter coluna vertebral!

    • Matumbo é assim, nunca percebe o que lhe passou ao lado.
      Eram anos de muita mama e o Sampaio foi o melhor que se podia arranjar.
      Agora a Ana já disse tudo, o Costa tem os amigos do peito(tacho) como prioritários.

  3. São os mesmos que mamaram no Sampaio que querem agora mamar na Ana independentemente de serem ou não anos propícios. O Matumbo devo ser eu!

RESPONDER

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …