Lavandeira Jr. / EPA

O rei emérito Juan Carlos I
O rei emérito de Espanha, Juan Carlos I, esteve recentemente em Portugal para escolher uma casa para viver. Portugal é tido como o local ideal para continuar “longe”, estando perto.
Na semana passada, a imprensa catalã adiantou que Juan Carlos I está a planear deixar Abu Dhabi para se fixar em Portugal.
O rei emérito de Espanha está exilado nos Emirados Árabes Unidos desde 2020, altura em que enfrentou acusações sobre corrupção e ligações a negócios na Arábia Saudita.
Fontes próximas da Família Real disseram ao El Nacional que o pai do atual rei de Espanha, Felipe VI, tem estado a visitar casas em Portugal; já terá escolhido a sua nova residência, entre Cascais e o Estoril.
Será um regresso a Portugal e, mais concretamente, à região que o acolheu no exílio, após a proclamação da Segunda República Espanhola, durante a sua infância e juventude.
O El Nacional escreve que a escolha da nova residência pode já ter sido feita. Será uma casa em 4,5 milhões de euros, adaptada à atual condição física do rei emérito de 87 anos.
Para facilitar a deslocação de Juan Carlos I no interior desta residência, estarão já, neste momento, a ser instalados elevadores e rampas, divisões amplas, numa habitação que terá completa acessibilidade para cadeira de rodas.
Segundo o mesmo jornal, esta mudança ocorre depois de o rei emérito ter começado a demonstrar alguns sinais de desgaste – não só físico como também emocional – em relação à sua vida em Abu Dhabi.
Portugal é tido como um local ideal. Continua a estar longe dos holofotes da vida política espanhola, estando o mais perto possível.
Além disso, Juan Carlos I tem de amigos influentes em Portugal, entre eles, lembra o Correio da Manhã, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.