Rei emérito de Espanha recebeu 65 milhões da Arábia Saudita. Suíça investiga e Madrid abre inquérito

A procuradoria anticorrupção de Espanha fez um pedido formal ao Ministério Público suíço para investigar uma doação de 65 milhões de euros a uma conta bancária na Suíça em nome de Corinna Larsen, ex-amante do rei emérito Juan Carlos, e oriunda de uma fundação no Panamá com ligações ao pai de Felipe VI.

De acordo com o jornal espanhol El Diario, o pedido de informações surge na sequência de as autoridades judiciais terem realizado um pedido semelhante a Madrid.

Espanhóis e suíços suspeitam que a fonte do dinheiro é a Arábia Saudita e está relacionado com um alegado crime de suborno na construção da linha ferroviária de alta velocidade que liga Meca a Medina.

A operação foi detetada pelos procuradores suíços, durante uma investigação a operações de branqueamento de capitais no país. O dinheiro saiu do Ministério das Finanças da Arábia Saudita e chegou àss contas de uma fundação do Panamá, cujo último beneficiário era Juan Carlos.

Em setembro de 2018, as autoridades judiciais espanholas arquivaram por falta de provas uma investigação sobre indícios de criminalidade do ex-rei, que abdicou em 2014. As gravações a Corinna Larsen foram realizadas em 2015.

O procurador suíço Yves Bertossa investiga desde o  verão de 2018 a doação de 65 milhões de euros. Em declarações ao jornal espanhol El País, Robin Rathmell, o advogado da mulher alemã que manteve uma relação com Juan Carlos durante vários anos, explicou que em 2012 a sua cliente “recebeu uma oferta não solicitada do rei emérito, que o descreveu como uma forma de doação para ela e para o seu filho, com os quais criara laços. Ele tinha passado vários anos de saúde precária durante os quais a nossa cliente cuidou dele”.

Corinna Larsen mostrou arrependimento de ter sido testa-de-ferro de Juan Carlos em negócios pouco claros, como o caso de uma alegada comissão de 100 milhões de dólares, em 2008, para o projeto de construção da linha ferroviária na Arábia Saudita.

Como rei emérito, Juan Carlos perdeu a imunidade. No entanto, continua a ter imunidade em relação aos anos do seu reinado.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tanto em Espanha, como em qualquer país do mundo, a integridade moral é um dever a cumprir e, para isso é necessário haver instituições que possam investigar casos suspeitos e quando hajam provas de ilícitos criminais, é fundamental que as autoridades judiciais apliquem a correspondente pena. Pela justiça e não pelos justiceirosem qualquer país do mundo, incluindo obviamente Portugal. Seja na esfera desportiva, financeira, política, educacional, saúde, judicial, etc.. Mais um aparte, não seria melhor criminalizar os pequenos delitos?; pois “de pequenino se torce o pepino”. Se esta regra fosse implantada, quiçá quando somos crianças pensássemos duas a três vezes antes de tentarmos roubar um chocolate numa lojinha? Com esta medida, diminuiria a pequena “criminalidade” e, subsequentemente reduzir-se-ia a criminalidade maior. Refira-se que sou contra a “pena de morte”, seja qual for o tipo de “criminalidade”. As penas para delitos cometidos por adolescentes parece-me que deveriam ser menores do que para jovens e assim em diante; contudo, descriminalizar erros “menores” parece-me meio caminho incentivar o aumento de criminalidade de maio “peso”. Tanto gostaria que os nossos decisores (políticos e familiares) refletissem e tomassem uma decisão sobre este tipo de sugestão!

RESPONDER

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …