Ex-amante (e testa de ferro) de Juan Carlos I revela os seus negócios secretos

A alemã Corinna zu Sayn-Wittgenstein, apontada como amante do Rei Juan Carlos I, foi apanhada a fazer várias denúncias contra o monarca, nomeadamente confessando que é sua testa-de-ferro e revelando que tem contas bancárias em paraísos fiscais.

As denúncias feitas por Corinna zu Sayn-Wittgenstein, uma filantropa alemã, foram apanhadas em escutas realizadas sem o seu conhecimento, em 2015, durante uma reunião que ela manteve com o ex-comissário da polícia espanhola José Villarejo Pérez, e com o empresário Juan Villalonga Navarro.

O jornal El Español divulgou algumas das revelações feitas por Corinna zu Sayn-Wittgenstein que contou, nomeadamente, que o ex-Rei de Espanha a usava como testa-de-ferro. “Não por gostar muito de mim, mas porque resido no Mónaco“, sustenta a mulher que terá sido amante de Juan Carlos entre 2006 e 2013.

A alemã refere que o facto de o Mónaco ter uma fiscalidade facilitada, nomeadamente em termos da isenção de declaração de bens, levou Juan Carlos a colocar várias propriedades no nome dela. O monarca estará, agora, a pressioná-la para transferir esses imóveis para o nome do primo dele, Álvaro de Orleans de Borbón.

Aleph / Wikimedia

Juan Carlos I de Espanha

Corinna também diz que o antigo Rei tem uma conta bancária num banco do Mónaco no nome deste primo, bem como outra na Suíça no nome do advogado Dante Canonica.

Este advogado trabalhou durante vários anos para Arturo Gianfranco Fasana, gestor suíço apanhado nos “Panama Papers” e condenado por tráfico de influências, fraude fiscal, associação criminosa e lavagem de dinheiro no chamado caso Gürtel.

Este caso judicial envolve uma gigantesca teia de corrupção política, com o Partido Popular no centro, e que já levou à condenação de 31 pessoas. Mas prosseguem em investigação vários inquéritos que podem levar ainda a mais condenações.

Corinna sublinha, na gravação divulgada pelo El Español, a ligação de figuras próximas de Juan Carlos a este caso Gürtel, em especial a uma conta criada na Suíça para movimentar “dinheiro sujo”. O próprio monarca terá recorrido a esta conta, usando o nome do primo, para efectuar pagamentos de voos privados para os EUA.

A alemã também diz que recebeu ameaças de morte do Director do Centro Nacional de Inteligência de Espanha, Félix Sanz Roldán, para não revelar o seu caso com Juan Carlos.

Esse terá sido o motivo que a levou a contactar o ex-comissário da polícia José Villarejo Pérez, recorrendo a Juan Villalonga Navarro, que já foi CEO na Credit Suisse First Boston e na Telefónica em Espanha, como intermediário.

Villarejo Pérez deveria chantagear a Casa Real Espanhola no âmbito do escândalo do relacionamento amoroso entre Juan Carlos e Corinna. O ex-comissário de polícia está detido desde 2017 por organização criminosa, suborno e branqueamento de capitais.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Já nada me espanta, desta realeza caquéctica e fedorenta. Em que o absolutismo ainda é reinante numa €uropa feudalizada.

  2. O dom, é algo que repugna ao mais elementar cidadão, a assistir ao desmoronamento do feudalismo, que ainda paira em algumas cabeças. Corruptos é cadeia porque nós cidadãos pagamos impostos e esta gentalha da realeza fazem o que querem e entendem. E depois tem a distinta lata vir a público com ares de heróis de um passado longínquo.

  3. Esta senhora é duma baixeza inerranável. Se o monarca fosse já falecido,a situação seria diferente. Assim ??!!

  4. Quer dizer com isto que a justiça de Madrid irá certamente actuar de igual forma como o está a fazer aos independentistas catalães e aqui certamente com razões mais justificadas e menos políticas.

  5. … apanhado nos Panamá papers… Condenação de 31 pessoas… Diz o texto. Em Portugal os Panamá papers o que deram? Audiências e lucro aos média?

RESPONDER

Colaborador de Macron investigado por agredir manifestante

A justiça francesa anunciou a abertura de uma investigação preliminar após a transmissão de imagens de um colaborador do Presidente Emmanuel Macron a agredir um manifestante no 1º de maio. A investigação também tem como alvo …

Mbappé vai doar todo o dinheiro que ganhou no Mundial

O jogador francês Kylian Mbappé prometeu oferecer os ganhos financeiros obtidos no Mundial 2018. E vai mesmo cumprir com a sua promessa. Kylian Mbappé prometeu e vai cumprir. O jogador da seleção francesa vai oferecer a totalidade …

MP abre inquérito sobre alegadas irregularidades na reconstrução de casas de Pedrógão

O Ministério Público abriu um inquérito para investigar alegadas irregularidades na reconstrução de casas afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, disse à agência Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR). "Confirma-se a …

Bruxelas quer passageiros portugueses a pagar taxa aeroportuária em Lisboa

A Comissão Europeia considera que ao cobrar esta taxa apenas a não residentes, Portugal está a discriminar em função da nacionalidade. A Comissão Europeia enviou, esta sexta-feira, um parecer fundamentando a Portugal reclamando que a taxa …

Justiça espanhola recusa extradição de Puigdemont apenas por peculato

O Tribunal Supremo espanhol decidiu cancelar o mandado europeu de detenção do ex-presidente do Governo catalão, recusando-se a julgar o independentista em fuga apenas pelo alegado delito de peculato e não pelo de rebelião. O juiz …

Militante envolvido na falsificação de fichas do PS nomeado para administrador de saúde

Um dos novos administradores que o Governo nomeou para o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro, António João Paredes, é um militante que esteve envolvido no processo de fichas falsas do PS de …

Francisco J. Marques constituído arguido no caso dos e-mails

Francisco J. Marques foi interrogado pela PJ a em março deste ano, na qualidade de arguido, no âmbito do chamado caso dos e-mails, relacionado com a divulgação, no Porto Canal, de correio eletrónico do Benfica. O …

Facebook vai banir notícias falsas e violência (mas não a negação do Holocausto)

O Facebook vai remover informações falsas publicadas na rede social que possam contribuir para atos de violência iminente, anunciou a empresa, que já testou a medida no Sri Lanka, recentemente abalado pelos conflitos inter-religiosos. “Estamos a …

João Benedito formaliza candidatura à presidência do Sporting

O antigo guarda-redes e ex-capitão da equipa de futsal do Sporting apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura às eleições do Sporting. João Benedito, o mais recente candidato à presidência do Sporting, apareceu juntamente com a sua …

China lança centro de investigação para clonar primatas

A China lançou um centro de investigação para clonar primatas, na cidade de Xangai, que permitirá avançar no diagnóstico e tratamento de doenças celebrais, informou esta quinta-feira a imprensa local. O centro, que faz parte de …