/

Sondagem. Ana Gomes “rouba” votos a Marcelo (e afasta-o do resultado histórico de Mário Soares)

19

Eduardo Costa / Lusa

O atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, continua a ser o favorito na corrida a Belém, mas a entrada em cena da antiga eurodeputada socialista Ana Gomes fez com que a sua margem nas intenções de voto diminuísse, de acordo com uma nova sondagem esta segunda-feira divulgada.

O Chefe de Estado, que não revelou ainda se pretende ou não recandidatar-se à Presidência da República, reúne 58,5% das intenções de voto, mas registou uma queda de dez pontos percentuais face ao passado mês de janeiro, aponta o barómetro de fevereiro da Intercampus para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios.

Ana Gomes entra pela primeira vez numa sondagem da Intercampus para as Presidenciais de 2021, reduzindo a margem de Marcelo Rebelo de Sousa.

A antiga eurodeputada reúne, de acordo com a mesma pesquisa de opinião, 8,8% das intenções de voto, ficando ainda assim atrás do líder e deputado único do Chega, André Ventura, que alcançou 9,3% das intenções de voto – mais 90,5 pontos percentuais.

Tal como frisa o CM, as eventuais candidaturas de Ana Gomes e André Ventura afastam, para já, Marcelo Rebelo de Sousa da votação histórica obtida por Mário Soares, que em 1991, para um segundo mandato presidencial, conseguiu os 70,35%.

Ana Gomes, recorde-se, já descartou uma eventual candidatura a Belém, enquanto André Ventura já anunciou que vai entrar na corrida.

Cristina Ferreira supera Carlos César

A sondagem teve ainda em conta outras figuras que poderão entrar na corrida à Presidência da República. A bloquista Marisa Matias, que foi candidata nas últimas presidenciais, recolheu 4,6% das intenções de voto. Por sua vez, o líder comunista Jerónimo de Sousa, alcançou a preferência de 2,6% dos inquiridos.

Também a apresentadora da SIC Cristina Ferreira, que já admitiu que poderia candidatar-se numa eleição a Belém, foi incluída na sondagem, recolhendo 2,4% das intenções de voto. Em último lugar surge o presidente do PS Carlos César (1,3%).

A sondagem, levada a cabo entre 11 e 17 de fevereiro, contou com 614 entrevistas, sendo o erro máximo de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 4,0%.

ZAP //

19 Comments

  1. Não compreendo por que razão nesta sondagem não consideraram o Tino de Rãs ou Rans ou lá como se chama a terra do homem!
    Que eu me lembre ficou à frente da candidata do PS nas últimas eleições presidenciais, a Maria de Belém.

  2. Ótimo!
    Eu deixo de votar no meu professor de Dto Constitucional I e Dtop Constitucioanl II, para poder votar na candidata Ana Gomes!
    Até às eleições, parece-me que deveriam ilegalizar o partido do candidato da extrema direita e correr com ele do Parlamento.
    Quem será que vota na apresentadora Cristina?! Perderam a cabeça de vez…
    Quem será esse tal de Carlos César? É algum artista?!

  3. Porquê o termo “rouba”.. ???. Não “rouba” nada a nenhum presumível Candidato; cada qual tem a sua avaliação que as sondagens revelam. Ou Marcelo é um Santo, e os outros Candidatos todos uns intrusos e ladrões????…há termos impróprios !..não acham?

    • o termo rouba é o mais adequado ao ladrão afinal já conheceste algum politico que não roubasse fosse o que fosse? esse ventura já começou o treino de ladrão ao roubar as assinaturas ou já te esqueceste? de mim não recebem nenhum voto que vão todos mas é trabalhar.

  4. Estas sondagens são uma espécie de manobras de diversão. Quando chegar a hora da verdade lá teremos o Marcelo a destacar-se perante toda a concorrência, das mais ruins às mais inofensivas.

  5. POIS PONHO EM PRIMEIRO LUGAR A DIPLOMATA A DRA. ANA GOMES, EM SEGUNDO LUGAR MAS MUITO PRÓXIMO DO PRIMEIRO LUGAR O PROF.DR.ANDRE VENTURA.E FINALMENTE EM TERCEIRO O PROF. DR. MARCELO RIBEIRO DE SOUSA. Os restantes para mim não têm perfil.

    • Eu estou ansioso pelo anúncio formal do candidato Tino de Rans! Estou certo que deixará obra no palácio de belém e em toda a capital. Entre ter um a tirar fotos, uma a arrotar postas de pescada em todas as direções, outro a dizer que os culpados de tudo são os pretos e os ciganos… ainda assim prefiro um que olhe pelas calçadas de Lisboa.

    • fofinha baixas as cuecas só por o teu vigarista das assinaturas ser prof dr. em vigarices é? deves ter cá um perfil a combinar com a cadeia de Monsanto.

    • esse vigarista a mim nunca me enganou esse Ventura nem que me desse diamantes eu jamais votaria nesse vigarista das assinaturas e ainda para mais veio dizer que só trabalharia como deputedo agora se vê que o gajo é o perfeito aldrabão.

  6. E o rebanho continua a gritar em plenos pulmões pela ascensão do seu Messias… Parece que muitos pouco ou não aprendem com os erros dos outros países [ Jair Bolsonaro, Donald Trump, … ]

  7. Tenho pena que Ana Gomes não seja candidata à Presidência da República. Os debates serviriam para que os portugueses ficassem a saber como a filha chegou à Presidência da EGEAC, por que motivo foi desterrada para Tóquio quando era diplomata ou o que fez pelo Iraque quando Portugal teve a Presidência do Comité de Sanções contra o Iraque, na ONU, onde ela estava colocada.
    É agora óbvio que, como Maoista, não se candidatará. O povo teme o contágio do vírus chinês através do boletim de voto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.