Sondagem. Ana Gomes “rouba” votos a Marcelo (e afasta-o do resultado histórico de Mário Soares)

Eduardo Costa / Lusa

O atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, continua a ser o favorito na corrida a Belém, mas a entrada em cena da antiga eurodeputada socialista Ana Gomes fez com que a sua margem nas intenções de voto diminuísse, de acordo com uma nova sondagem esta segunda-feira divulgada.

O Chefe de Estado, que não revelou ainda se pretende ou não recandidatar-se à Presidência da República, reúne 58,5% das intenções de voto, mas registou uma queda de dez pontos percentuais face ao passado mês de janeiro, aponta o barómetro de fevereiro da Intercampus para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios.

Ana Gomes entra pela primeira vez numa sondagem da Intercampus para as Presidenciais de 2021, reduzindo a margem de Marcelo Rebelo de Sousa.

A antiga eurodeputada reúne, de acordo com a mesma pesquisa de opinião, 8,8% das intenções de voto, ficando ainda assim atrás do líder e deputado único do Chega, André Ventura, que alcançou 9,3% das intenções de voto – mais 90,5 pontos percentuais.

Tal como frisa o CM, as eventuais candidaturas de Ana Gomes e André Ventura afastam, para já, Marcelo Rebelo de Sousa da votação histórica obtida por Mário Soares, que em 1991, para um segundo mandato presidencial, conseguiu os 70,35%.

Ana Gomes, recorde-se, já descartou uma eventual candidatura a Belém, enquanto André Ventura já anunciou que vai entrar na corrida.

Cristina Ferreira supera Carlos César

A sondagem teve ainda em conta outras figuras que poderão entrar na corrida à Presidência da República. A bloquista Marisa Matias, que foi candidata nas últimas presidenciais, recolheu 4,6% das intenções de voto. Por sua vez, o líder comunista Jerónimo de Sousa, alcançou a preferência de 2,6% dos inquiridos.

Também a apresentadora da SIC Cristina Ferreira, que já admitiu que poderia candidatar-se numa eleição a Belém, foi incluída na sondagem, recolhendo 2,4% das intenções de voto. Em último lugar surge o presidente do PS Carlos César (1,3%).

A sondagem, levada a cabo entre 11 e 17 de fevereiro, contou com 614 entrevistas, sendo o erro máximo de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 4,0%.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Não compreendo por que razão nesta sondagem não consideraram o Tino de Rãs ou Rans ou lá como se chama a terra do homem!
    Que eu me lembre ficou à frente da candidata do PS nas últimas eleições presidenciais, a Maria de Belém.

  2. Ótimo!
    Eu deixo de votar no meu professor de Dto Constitucional I e Dtop Constitucioanl II, para poder votar na candidata Ana Gomes!
    Até às eleições, parece-me que deveriam ilegalizar o partido do candidato da extrema direita e correr com ele do Parlamento.
    Quem será que vota na apresentadora Cristina?! Perderam a cabeça de vez…
    Quem será esse tal de Carlos César? É algum artista?!

  3. Porquê o termo “rouba”.. ???. Não “rouba” nada a nenhum presumível Candidato; cada qual tem a sua avaliação que as sondagens revelam. Ou Marcelo é um Santo, e os outros Candidatos todos uns intrusos e ladrões????…há termos impróprios !..não acham?

    • o termo rouba é o mais adequado ao ladrão afinal já conheceste algum politico que não roubasse fosse o que fosse? esse ventura já começou o treino de ladrão ao roubar as assinaturas ou já te esqueceste? de mim não recebem nenhum voto que vão todos mas é trabalhar.

  4. Estas sondagens são uma espécie de manobras de diversão. Quando chegar a hora da verdade lá teremos o Marcelo a destacar-se perante toda a concorrência, das mais ruins às mais inofensivas.

  5. POIS PONHO EM PRIMEIRO LUGAR A DIPLOMATA A DRA. ANA GOMES, EM SEGUNDO LUGAR MAS MUITO PRÓXIMO DO PRIMEIRO LUGAR O PROF.DR.ANDRE VENTURA.E FINALMENTE EM TERCEIRO O PROF. DR. MARCELO RIBEIRO DE SOUSA. Os restantes para mim não têm perfil.

    • Eu estou ansioso pelo anúncio formal do candidato Tino de Rans! Estou certo que deixará obra no palácio de belém e em toda a capital. Entre ter um a tirar fotos, uma a arrotar postas de pescada em todas as direções, outro a dizer que os culpados de tudo são os pretos e os ciganos… ainda assim prefiro um que olhe pelas calçadas de Lisboa.

    • fofinha baixas as cuecas só por o teu vigarista das assinaturas ser prof dr. em vigarices é? deves ter cá um perfil a combinar com a cadeia de Monsanto.

    • esse vigarista a mim nunca me enganou esse Ventura nem que me desse diamantes eu jamais votaria nesse vigarista das assinaturas e ainda para mais veio dizer que só trabalharia como deputedo agora se vê que o gajo é o perfeito aldrabão.

  6. E o rebanho continua a gritar em plenos pulmões pela ascensão do seu Messias… Parece que muitos pouco ou não aprendem com os erros dos outros países [ Jair Bolsonaro, Donald Trump, … ]

  7. Tenho pena que Ana Gomes não seja candidata à Presidência da República. Os debates serviriam para que os portugueses ficassem a saber como a filha chegou à Presidência da EGEAC, por que motivo foi desterrada para Tóquio quando era diplomata ou o que fez pelo Iraque quando Portugal teve a Presidência do Comité de Sanções contra o Iraque, na ONU, onde ela estava colocada.
    É agora óbvio que, como Maoista, não se candidatará. O povo teme o contágio do vírus chinês através do boletim de voto.

RESPONDER

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …