Bloco recusa Ana Gomes (e não desiste de Marisa Matias)

José Sena Goulão / Lusa

Ana Gomes admitiu refletir sobre uma potencial candidatura à Presidência da República depois de António Costa ter declarado apoio a uma recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa. O Bloco vai debater a corrida presidencial, mas Marisa Matias continua a ser o nome apontado para uma candidatura própria.

A ex-eurodepurada socialista Ana Gomes admitiu refletir sobre uma candidatura à Presidência da República depois de, na semana passada, António Costa ter feito alusão à eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa.

Ana Gomes não gostou, mas não foi a única. Manuel Alegre não gostou de ouvir Costa sobre recandidatura de Marcelo porque é preciso respeitar as regras dentro do partido.

Já Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, disse que o Bloco apresentará “no seu tempo” a “sua candidatura” à Presidência da República, considerando ainda que e o PS “anda muito agitado” com este tema.

De acordo com o semanário Expresso, o Bloco não quer abdicar de ter uma candidatura própria na corrida a Belém, mesmo que isso signifique ir contra uma candidatura de Ana Gomes.

Segundo o Expresso, o nome dado como certo nas fileiras bloquistas é sempre o mesmo: o da eurodeputada Marisa Matias. A dirigente, que foi candidata na corrida há quatro anos, continua em silêncio sobre o assunto.

Há vários fatores a considerar. Uma recandidatura de Marisa Matias passa pelo teste à sua popularidade. Um mau resultado pode comprometer a possibilidade de, um dia, suceder a Catarina Martins na liderança do Bloco. Além disso, concorrer contra André Ventura pode resulatr num resultado mais fraco, que pode ferir o percurso da eurodeputada.

Esta sexta-feira, fonte bloquista garantiu à agência Lusa que “o Bloco debaterá a candidatura presidencial ainda antes do final do verão”.

O PCP assegurou apenas que terá “intervenção” nas presidenciais deste ano.

Já o Livre reconhece “pontos em comum” com a socialista Ana Gomes, como o europeísmo e a defesa dos direitos humanos, apesar de ainda não ter uma decisão tomada sobre as presidenciais, aguardando o anúncio dos candidatos.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Molly bate recorde ao nascer de um embrião congelado há 27 anos

No início deste ano, um embrião que foi congelado em 1992 foi implantado no útero de uma mulher. Agora, 27 anos depois, nasceu Molly Gibson. A bebé nasceu do mais antigo embrião do mundo que resultou …

Apareceu um terceiro monólito metálico. Agora, foi numa montanha da Califórnia

Um monólito metálico, semelhante aos encontrados há pouco tempo no deserto de Utah, nos Estados Unidos, e na cidade romena de Piatra Neamt, surgiu agora no estado norte-americano da Califórnia. A estrutura foi encontra na …

AEK 2 - 4 Braga | “Guerreiros” saqueiam Atenas e apuram-se

O SC de Braga garantiu esta quinta-feira o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Os minhotos foram à Grécia bater o AEK por 4-2, graças a uma exibição personalizada, num jogo em que …

Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro. Após o …

O Flamengo de Jorge Jesus foi "um mero acidente de percurso"

2019 foi uma exceção para a equipa brasileira que, depois de ter vencido (quase) tudo, neste ano já foi afastado da Taça do Brasil e da Libertadores: "O português foi embora e com ele toda …

Concorrência condena MEO a pagar 84 milhões por combinar preços com a NOWO

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO por combinar preços e repartir mercados com a operadora NOWO nos serviços de comunicações móveis e fixas. “A Autoridade da Concorrência …

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …