/

Correios europeus suspendem envio de encomendas para os EUA devido às tarifas

Os serviços postais culpam Washington por não lhes ter dado tempo suficiente para se prepararem para as novas regras aplicáveis a envios postais após as tarifas impostas pela Administração Trump.

Os serviços postais de alguns países da Europa vão deixar de enviar encomendas para os Estados Unidos, à medida que entram em vigor, no final do mês, novas tarifas sobre a importação de bens com valor inferior a 800 dólares.

O presidente norte-americano, Donald Trump, aboliu no mês passado por ordem executiva, com efeito a partir de 29 de agosto, a isenção fiscal sobre bens de baixo valor, conhecida “minimis”.

Os correios nacionais de França, Espanha, Alemanha e Reino Unido anunciaram que vão suspender temporariamente os envios para os EUA a partir da próxima semana, para se adaptarem às novas medidas, diz o Politico.

O operador belga Bpost já tinha interrompido os envios para os EUA na passada sexta-feira, segundo um comunicado da empresa.

As suspensões dos envios, que não abrangem cartas nem pequenos volumes de valor inferior a 100 dólares, terão início nesta segunda-feira e manter-se-ão em vigor até que os serviços postais encontrem soluções práticas.

“A suspensão manter-se-á pelo tempo estritamente necessário para adotar as medidas operacionais indispensáveis ao cumprimento das novas obrigações impostas pelos Estados Unidos”, afirmou na sexta-feira o serviço postal espanhol Correos.

O Royal Mail do Reino Unido disse esperar que a interrupção dure apenas alguns dias, após os quais terá “um novo sistema em funcionamento”, noticiou a BBC.

Alguns dos serviços postais responsabilizam os EUA por não lhes terem dado tempo suficiente para se adaptarem às novas regras.

“Apesar das conversações com os serviços aduaneiros norte-americanos, não foi concedido qualquer prazo aos operadores postais para se organizarem e garantirem os desenvolvimentos informáticos necessários ao cumprimento das novas regras estabelecidas”, afirmou a francesa La Poste, citada pelo Le Monde.

As tarifas sobre pequenos volumes surgem precisamente no momento em que os EUA e a União Europeia chegaram a acordo sobre um novo pacto comercial, pondo fim a meses de tensões crescentes em torno das tarifas impostas entre os dois blocos económicos.

Até agora, a política fiscal norte-americana permitia que encomendas de baixo valor chegassem aos EUA com pouca burocracia e sem pagamento de tarifas, o que favorecia o crescimento de plataformas como a Shein e Temu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.