Linha de Fundo: Um campeão categórico, Ronaldo fora do pódio e uma equipa a pé até ao estádio

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

O FC Porto goleou o vizinho Boavista, o Benfica ficou a lamentar tanto desperdício e o Sporting entrou a ganhar no campeonato.

Destaque ainda para o Santa Clara, Rúben Dias, João Félix, Ronaldo e Messi… e também para uma equipa que teve que regressar a pé ao estádio após a eliminação da Taça de Portugal, vista da Linha de Fundo.

 

Boavista 0 x FC Porto 5

Mais uma demonstração categórica do campeão nacional, outra exibição convincente do SL Benfica, e a estreia do Sporting, com os leões, tal como na Liga Europa a jogar o suficiente para cumprir a missão.

Em casa do vizinho Boavista, o Futebol Clube do Porto chegou atrasado ao jogo 45 minutos. Ao intervalo: 0/0.  Dragões muito relaxados, pouca pressão e ausência de inspiração. Do lado axadrezado, jogo olhos nos olhos a causa incómodo aos portistas.

Depois do intervalo tudo foi diferente, com a equipa azul e branca a voltar ao registo habitual. Insaciável e motivada a equipa do Futebol Clube do Porto, na segunda parte, demoliu a casa do vizinho. Exibição de superioridade, controlo absoluto do jogo, com Sérgio Conceição a contar com os “suspeitos do costume”.

Corona e Otávio em perfeita harmonia, a classe de Sérgio Oliveira, o instinto matador de Marega e a irreverencia de Luis Díaz, em estreia esta época, a marcar o primeiro golo da temporada, foram determinantes para a conquista de mais uma vitória.

Curioso notar que pela segunda vez consecutiva o onze inicial foi igual.

Para jogo, tal como na primeira jornada, o treinador dos “dragões” lançou os dois reforços Mehdi e Zaidu Sanusi, desta vez pouco exuberantes, aproveitando ainda para dar os primeiros minutos a Romário Baró, voltando a apostar em Fábio Vieira.

Uma vitória sem mácula dos campeões em título. Boavista FC 0 x FC Porto 5, golos de Jesús Corona (47`), Sérgio Oliveira (59`) Marega (67`, 71`) e Luis Díaz (90+2`).

 

Benfica 2 x Moreirense 0

Na noite que marcou o adeus de Rúben Dias, o Benfica somou o segundo triunfo, desta vez mais modesto, mas que não exprime o tanto que criou para conseguir um resultado mais volumoso. Quanto ao 11 inicial Jorge Jesus alterou apenas uma peça: sem o lesionado com Adel Taarabt lesionado, foi Pizzi quem fez parceria com Gabriel no meio-campo.

No jogo da Luz o Benfica, tal como tinha feito em Famalicão, dominou por completo o Moreirense, criando volume ofensivo constante.

Salta à vista que este Benfica treinado por Jorge Jesus gosta de ser o dono da bola, mandar no jogo, organizando com rapidez jogadas de ataque. Da partida frente à equipa de Moreira de Cónegos, o único senão para a ambígua relação oportunidade/golo. O resultado é meigo para o adversário, com o Benfica a obter um resultado escasso perante a evidência dos números. Faltou maior acerto ofensivo.

Benfica terminou o jogo com um total de 29 remates, o seu 2.º melhor registo nas 3 últimas épocas na Liga. Em apenas 2 jogos, o Benfica conquista 6 pontos em jogos em que, na época passada, só conquistou 2 (empates em Famalicão e em casa frente ao Moreirense). SL Benfica 2 x Moreirense FC 0, golos de Rúben Dias (20`) e Haris Seferovic (80`).

 

Sporting 2 x Paços de Ferreira 0

Vitória leonina na estreia na Liga NOS e uma exibição segura. Ainda sem vários jogadores importantes e também sem o treinador (todos a recuperar da Covid-19), o Sporting acabou por não fazer mexidas no 11, mesmo estando a meio de uma semana europeia, sendo de notar novamente a presença de Sporar no banco de suplentes.

Arranque difícil do Sporting, mas apesar das contrariedades, objetivos alcançados, tal como resumiu Coates no final do jogo em Paços de Ferreira, “depois do que aconteceu, só interessava ganhar.” A equipa leonina deixou boas ideias, sendo notório que será preciso dar tempo para que se possa crescer de forma sustentada.

Será preciso ver, aguardando que todos estejam disponíveis após a Covid-19.

Dois jogos (Liga Europa e campeonato) e zero golos sofridos para a defesa leonina, para o que muito contribuíram consistentes exibições de Coates e Feddal.

Sporting regressa às vitórias na Liga Portuguesa, o último triunfo tinha sido na 31.ª jornada da época passada frente ao Santa Clara (1-0). 

FC Paços de Ferreira 0 x Sporting CP 2, golos de Jovane Cabral (23`, pen.) e Sebastián Coates (63`)

 

Jogador da Semana

João Félix – Na receção ao Granada, dos portugueses Rui Silva e Domingos Duarte, os colchoneros golearam por 6-1, num jogo em que João Félix foi o fundamental e brilhou a grande altura, em pouco mais de uma hora em campo.

O português começou a brilhar ainda na primeira parte, numa grande jogada a servir Diego Costa para golo, mas o espanhol finalizou para defesa de Rui Silva. Na segunda parte foi decisivo para o expressivo resultado. Assistiu Correa para o segundo golo, com uma grande assistência ao segundo poste, depois ficou a centímetros de fazer o terceiro golo, num remate fortíssimo que saiu muito perto do poste

Por fim acabou mesmo por marcar, num lance de talento, com o pé esquerdo sentou o adversário e atirou de pé direito para golo. O português do Atlético Madrid saiu pouco depois dos 60 minutos, com o resultado em 3-0, dando lugar a Llorente.

João Félix foi eleito o melhor em campo, na votação dos adeptos,numa noite ainda marcada pela estreia de Suárez.

Uma dupla que promete.

https://twitter.com/CabineSport/status/1310634855814893568

 

A surpresa

Rúben Dias no Manchester City, Otamendi no Benfica.

O Benfica comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários a transferência do defesa-central Rúben Dias para o Manchester City.

O internacional português, de 23 anos, deixa a Luz, onde estava desde os 11 anos, a troco de 68 milhões de euros, valor que poderá chegar aos 71,6 milhões de euros mediante a concretização de objetivos do jogador no vice-campeão inglês.

Rúben Dias estreou-se com a camisola principal das águias a 16 de setembro de 2017, num jogo frente ao Boavista, no Bessa. Desde então, tornou-se peça imprescindível no onze titular e deixa o Benfica depois de 137 jogos e 12 golos, tendo conquistado um Campeonato e uma Supertaça.

Minutos após ter comunicado a saída de Rúben Dias por 68+3,6 milhões de euros para o Manchester City, o Benfica informou também a CMVM da contratação de Nicolás Otamendi, internacional argentino que chega à Luz após quatro temporadas ao serviço do clube inglês. As águias pagam 15 milhões de euros pelo defesa-central, de 32 anos, que em Portugal já vestiu a camisola do FC Porto.

 

Frase da semana

Suárez, não mereces ser expulso como te fizeram.”, Lionel Messi

Leo Messi recorreu às redes sociais para se despedir do colega e amigo Luis Suárez e criticou duramente a direção do Barcelona.

Já me vinha habituando à ideia, mas hoje entrei no balneário e a ficha caiu de verdade. Como será difícil não continuar a partilhar o dia a dia contigo, tanto nos relvados quanto fora deles. Vamos ter muitas saudades. Foram muitos anos, muitos mates, comidas, jantares. Muitas coisas que não vamos esquecer, todos os dias juntos.
Merecias que se despedissem de ti como és: um dos jogadores mais importantes da história do clube, conquistando coisas importantes tanto em grupo quanto individualmente. E não ser expulso como eles fizeram. Mas a verdade é que neste momento nada me surpreende
”, escreveu o jogador argentino.

Luis Suárez é reforço do Atlético de Madrid, depois de seis temporadas e 198 golos ao serviço do Barcelona.

https://twitter.com/BleacherReport/status/1309478225488338945

Equipa da semana

Santa Clara – 2 jogos, outras tantas vitórias.

O clube que representa os Açores na principal escalão do futebol português, soma por triunfos os dois jogos disputados no início da Liga NOS. Começou por vencer o Marítimo por 2-0, no duelo das Ilhas e na última jornada, mais surpreendente, foi a a Braga ganhar por 0-1. Promete esta equipa reinada por Daniel Ramos.

Com igual registo no campeonato apenas Futebol Clube do Porto e Sport Lisboa e Benfica.
Na terceira jornada, dia 3 de outubro, o Santa Clara recebe o Gil Vicente.

 

Momento da semana

O Lourosa perdeu no domingo passado, por 1-0, na casa do vizinho São João de Ver, sendo eliminado da Taça de Portugal. Após o final do jogo, os jogadores e equipa técnica foram obrigados a regressar a pé até Lourosa, num percurso de seis quilómetros.

O autocarro terá recebido indicações para deixar o estádio do São João de Ver e a comitiva teve de realizar a viagem de regresso pelo próprio pé.

Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores também reagiu ao caso, “considerando inaceitável a atitude do presidente do Lourosa ao dispensar o autocarro que transportaria a equipa após o jogo frente ao São João de Ver, obrigando os jogadores a regressar a pé”. Rui Quinta, o treinador do Lourosa, deu conta que a decisão partiu do plantel. “Os jogadores foram a pé, mas a decisão foi do grupo e da equipa técnica, em jeito de autocrítica.”

 

Números da semana

  • 18 – Golos marcados na 2.ª jornada da Liga NOS, menos sete que os golos apontados na jornada inaugural do campeonato.
  • 3 – As equipas que somam dois pontos à 2.ª jornada: FC Porto, SL Benfica e o Santa Clara.
  • 2 – As equipas que ainda estão a zero. O Sporting de Braga (!) e o regressado Farense somam por derrotas os dois jogos disputados.
  • 9 – Número de jogadores portugueses que fazem parte do plantel 2020/2021 do Wolverhampton. O último a chegar foi Nélson Semedo, contratado pela equipa treinada por Nuno Espírito Santo ao Barcelona, que se junta a Rui Patrício, Rúben Vinagre, Rúben Neves, João Moutinho, Vitinha, Pedro Neto, Daniel Podence e Fábio Silva

Este mesmo Wolverhampton, com seis jogadores lusos no onze inicial, sofreu uma derrota pesada em Londres, frente ao West Ham, por 4-0, na terceira jornada da liga inglesa de futebol.“Alcateia” mansa…

 

Insólito da semana

Alessandro Di Marco / EPA

Ronaldo foi último classificado na votação para Jogador do Ano da UEFA… é verdade!!!

Cristiano Ronaldo não esteve entre as primeiras escolhas para Jogador do Ano da UEFA. O organismo europeu revelou que Kevin de Bruyne, do Manchester City, Manuel Neuer e Robert Lewandowski, ambos do Bayern de Munique, são os finalistas do prémio, que será atribuído amanhã, 1 de outubro, na cerimónia onde será realizado o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.

A UEFA divulgou as posições em que ficaram os restantes nomeados e o internacional português da Juventus aparece a fechar o top 10, com 25 votos. Lionel Messi (Barcelona) e Neymar partilham o quarto lugar, Thomas Müller (Bayern Munique) é 6.º, Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) surge em 7.º, Thiago Alcântara (Bayern Munique) é 8.º e Joshua Kimmich (Bayern Munique) é 9.º.

Em compensação, Bruno Fernandes está entre os nomeados para receber o prémio de Jogador do Ano na Liga Europa.
 A votação é feita por um júri composto pelos 80 treinadores dos clubes que participaram na fase de grupos da Liga dos Campeões (32) e da Liga Europa (48), juntamente com 55 jornalistas selecionados pelo grupo European Sports Media, um de cada uma das federações-membro da UEFA.

Teófilo Fernando, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …