GalpGate: três secretários de Estado pedem a demissão

Andre Kosters / Lusa

Fernando Rocha Andrade

Fernando Rocha Andrade

Três secretários de Estado pediram este domingo a exoneração de funções, após terem solicitado ao Ministério Público a sua constituição como arguidos no inquérito relativo às viagens para assistir a jogos do Euro2016.

Os secretários de Estado da Internacionalização, dos Assuntos Fiscais e da Indústria pediram hoje a exoneração de funções, após terem solicitado ao Ministério Público a sua constituição como arguidos no inquérito relativo às viagens para assistir a jogos do Euro2016.

“Os signatários solicitaram ao primeiro-ministro a exoneração das funções que desempenham”, afirmam, em comunicado enviado à agência Lusa, o secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira; o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, e o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos. A decisão é justificada com a intenção de não prejudicar o Governo.

Entretanto, o assessor de António Costa para as questões económicas, Vitor Escária, foi constituído arguido na sequência da investigação às viagens pagas pela Galp para assistir ao Euro2016, em França.  O assessor do primeiro ministro, que prestou declarações no Ministério Público no âmbito do GalpGate , deixou as funções que tinha em S. Bento.

O chamado caso GalpGate surgiu após ter sido noticiado, em agosto do ano passado, que a Galp tinha pago viagens ao Euro 2016 a diversos responsáveis políticos, entre os quais Fernando Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Costa Oliveira

Os responsáveis terão viajado para França a convite da Galp para assistir a dois encontros da selecção portuguesa no Europeu, que viria a vencer a competição.

Rocha Andrade afirmou na altura encarar “com naturalidade, e dentro da adequação social, a aceitação deste tipo de convite – no caso, um convite de um patrocinador da seleção para assistir a um jogo da Seleção Nacional de Futebol”.

No entanto, o secretário de estado tinha então ainda sob a sua tutela a resolução de um conflito fiscal milionário que opõe o Estado português à Galp desde que a empresa, ainda na vigência do anterior Governo, se recusou a pagar dois impostos, que em conjunto superam largamente os 100 milhões de euros em dívida.

Em setembro, Rocha Andrade passou todas as decisões sobre a Galp da sua secretaria de estado sobre a Galp para a tutela directa do ministro das Finanças, Mário Centeno.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Estes “comentadores” só sabem ofender.
    São sempre os que mais fogem ao fisco, prestam serviços sem passar facturas, fogem aos descontos para a SSocial etc., mas no final são uns “anjinhos”

      • Penso que a memoria é muito curta. Lembram-se dos submarinos? Dos sobreiros? Dos visto Gold? De um 1º Ministro que não sabia que tinha que pagar a SSocial? De um grande economista que recebeu milhares do BPN e nunca desconfiou de nada? Etc. etc.

        • Não estou a ver em que aspecto isso é não arranjar desculpas para este governo. Pelo contrário, é só arranjar mais desculpas.

  2. Li bem !!!!!!!!!!
    Ofender !!!!
    Quem ??? Os políticos ???
    Tadinhos, são tão sérios e amigos do povo, só se preocupam com a barriga dos pobres e das precárias situações em que vivem. Ainda são poucos, deviam vir mais, aliás devíamos ser todos políticos.
    Quem pode defender esta gente que são uns corruptos e roubam o povo com dinheiros que enviam para os paraísos fiscais e outras coisas mais..
    Isto precisava era de uma razia completa, a começar no Costa, que não tem sentimentos e só quer saber da barriga dele e de quem o rodeia.

      • Não me queixo, e ninguém tem razões de queixa.
        Até hoje durmo tranquilo com a minha honradez, e não devo nada nem roubo nada a ninguém ..
        Mesmo levando a vida a trabalhar desde os 12 anos.. e !!!!!!!!!!! não consegui enriquecer, veja como a vida é ingrata..
        E Você ?????
        Pelo menos é defensor dos políticos corruptos.

      • A avaliar pelos seus comentários, o senhor só pode mesmo movimentar-se num grande lodo. Não generalize, porém, a sua realidade a todo um país.

    • Não! Quer dizer “muito inteligente”.Conheço perfeitamente estes muito “honestos” e que “trabalharam” toda a vida. Depois dizem: tenho uma reforma de miséria, pois ……os descontos para a SSocial e para o IRS era para?
      ………………………….talvez meter no bolso.

  3. Um ano depois é que andam a mexer nisto! Tudo isto é muito estranho num governo cada vez mais estranho ele também!.

  4. Muito Inteligente. Que bom !!!!!!!!!
    De certeza é daqueles que lhe deixaram alguma fortuna, ou tem alguma galinha de ovos de ouro.
    Já vi que é uma pessoa muito correta, e que trabalhou a vida inteira a fazerem os descontos e outras coisas mais, mas que não saíram do seu bolso. S e assim foi::: nada lhe custou.
    É muito defensora de quem nos tira tudo que temos, possivelmente os seus familiares são políticos, ou então devia-lhe ter saído o euro milhões.

  5. Pois, o gordo do Rocha Andrade vai embora, mas só vai embora porque aparentemente vai ser constituído arguido. Ou seja, o problema não é ter-se vendido por uns bilhetes de futebol, o problema é poder “incomodar” a geringonça do Costa, e já vimos que o objectivo principal da geringonça é manter o Costa no poder.
    Mas já agora, será que com a saída do gordo dos impostos, deixaremos de ter o brutal aumento do IMI com base nas vistas e no sol ou o brutal aumento do imposto nos combustíveis, ou será que a geringonça continuará a sobreviver com estas “avenças” forçadas retiradas dos bolsos dos portugueses?

  6. Pois.
    Pois, não diga isso, porque como vê há aqui muita gente que os defende.
    São todos honestos e nós é que somos os desonestos por nos tirarem tudo e mais alguma coisa.
    Enfim !!!!
    Aproveito para dizer, que felizmente, não vivo no lodo.
    Vivo no meio de um pantanal criado por estes políticos da treta, e seus defensores.

  7. pensei que esta noticia nem fosse passada nos midia….ou sera que interessa ao ps agora nas vesperas das eleiçoes aparecer como vitima????
    infelizmente, ja todos conhecemos as manhas dos padrinhos do rato…. e do compadrio a que as extrema esquerdas mais ou menos comportadas se devotaram…enfim.. mas como este povinho tem a memoria curta……e os midia fazem com que se esqueçam ainda mais.andamos todos a pagar para esta escumalha e sem direito a descontos….

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …