Vítor Escária saiu do Governo devido ao Galpgate. Volta como chefe de gabinete de Costa

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O economista Vítor Escária foi nomeado, esta segunda-feira, chefe de gabinete do primeiro-ministro, substituindo no cargo Francisco André, que vai assumir funções na representação permanente de Portugal junto da OCDE.

De acordo com fonte do gabinete do chefe do Executivo, Vítor Escária iniciou funções, esta segunda-feira, sucedendo a Francisco André, que irá transitar para a representação permanente de Portugal junto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), sediada em Paris.

O economista, de 48 anos, professor do Departamento de Economia do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG), regressa ao gabinete de António Costa, de quem foi assessor económico no Executivo anterior.

De acordo com o jornal online Observador, o economista, que também foi assessor económico do ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates, saiu do Governo de Costa na sequência do caso GalpGate.

Segundo a revista Sábado, Escária foi constituído arguido, tendo sido acusado de recebimento indevido de vantagem. Foi um dos arguidos a quem foi proposto o pagamento de uma multa para que o caso não fosse a julgamento.

Pagou uma multa de 1.200 euros, ainda de acordo com o jornal online.

Escária foi Licenciado em Economia, em 1994, pelo ISEG, Escária fez o mestrado na mesma instituição, em 1997, e doutorou-se em 2004, pelo Department of Economics and Related Studies, University of York, do Reino Unido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Agora é que não dá. Os únicos que querem ganhar dinheiro com o investimento no hidrogénio são as petrolíferas, mais ninguém. Por isso pagam bem a políticos.. é uma vergonha. Os testes que fizeram com armazenagem e transporte de hidrogénio lá fora têm sido miseráveis. É aqui em Portugal que vai correr tudo bem.. só não vê quem não quer. Com os carros elétricos deixa de haver €€ para “as galps” e por isso têm que apostar em algo que possam vender (hidrogénio). Mas é claramente uma loucura. Hackers por favor investiguem os interesses que há aqui!! E chega de ministros desqualificados à frente das matérias da energia e do ambiente!

  2. A Galp está para Portugal como a Petrobras está para o Brasil..
    Que enxovalhanço para Portugal isto continuar a acontecer…
    Mais transparência por favor!

  3. Mais uma machadada na credibilidade dos políticos.
    Os ditos que apregoam os bons exemplos, BE, PCP e PAN, estão tão caladinhos.
    Como comem no mesmo prato, ficaram a fónicos.

    • Continua-se ao jeito do “Tudo em Família”. Estes xuxas não têm vergonha. É tudo à descarada. O Chega cada vez tem mais terreno para progredir. Força André Ventura ! Fala dos gamanços deste gente, que se diz governo.

RESPONDER

Líder militar dos EUA temeu que Trump começasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …