Ex-ministro Manuel Pinho apanhado nos Panama Papers

José Sena Goulão / Wikimedia

Manuel Pinho, ex-ministro da Economia

O ex-ministro da Economia do governo de José Sócrates, Manuel Pinho, recebeu cerca de 180 mil euros da ES Entreprise, empresa que consta nos chamados Panama Papers e que seria uma espécie de “saco azul” do Grupo Espírito Santo (GES).

Manuel Pinho será um dos ex-ministros portugueses apanhados nos Panama Papers, conforme noticia o Público, reportando pagamentos da ordem dos 180 mil euros da ES Enterprise ao ex-titular da pasta da Economia.

Por esta empresa, que seria um “saco azul” do GES para efectuar pagamentos sem registo dos destinatários dos mesmos, terão passado movimentos superiores a 300 milhões de euros. A entidade está a ser investigada pelo Ministério Público desde 2014.

O Público nota que os 180 mil euros alegadamente pagos a Manuel Pinho podem estar associados “à actividade do economista no universo GES”, onde desempenhou vários cargos executivos, nomeadamente o de administrador do BES. Ele foi ainda vice-presidente do BES África, já depois de se ter demitido do governo após ter feito, em pleno Parlamento, o gesto de “corninhos” em direcção à bancada do PCP.

O Público lembra que o ex-ministro manteve um diferendo com o Novo Banco, reclamando uma reforma antecipada de 3,5 milhões de euros, que teria negociado com Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, e a que teria direito desde os 55 anos, até à idade da reforma (os 65 anos).

De acordo com o jornal, Manuel Pinho recebia em 2014, quase 40 mil euros de vencimento mensal do BES África.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Mais um produto da era do bandalho do Sócrates.Ainda mais virão a lume neste caso do Pananmá papers como ainda no caso da empresa de manutenção Vem do brasil que foi comprada no tempo do Sócrates, Mário Lino e Paulo Campos…Um nojo de gente esta que esperamos venha a ser apanhada pela justiça pelo mal que fez ao país durante 6 anos de desgoverno no tempo do 44.

  2. Vasculhem, vasculhem!! Eu quero saber os nomes de muitos outros ex-ministros. O socas não deve estar isento de culpas. Este pinho era director do BES e é um dos grandes responsáveis pelo estado a que toda a porcaria chegou!!!

  3. Ainda só agora a procissão deve ir no adro…
    Venham mais revelações, para que saibamos o LIXO que tem ocupado lugares na política!

  4. Há alguns, que várias vezes foram visitar o Sócrates à prisão de Évora, e que tiveram cargos de topo, que se mostraram indignados pela prisão do seu amigo dizendo, que era uma grande injustiça, que estavam a fazer contra um homem que fez um trabalho brilhante ao país. Por acaso, um destes visitantes de Sócrates, estava a pensar no serviço brilhante que prestou ao país na entrega de mão beijada das nossas colónias.
    Isto, são zum, zuns que eu sempre ouvi por aí, mas que nunca ninguém vasculhou!
    Será, que temos de ter surpresas de terrorismo corrupto todos os dias e que nos deixamos vencer pelo dinheiro que sempre fala mais alto? Até quando é, que temos de gramar esta merda?
    Já chega, de cada vez mais e maiores surpresas se descobrem, mas não passamos disto.
    Um pobre, se se descuida em 1 cêntimo nos seus impostos, e logo evadido pela presença fiscal e, penhoram-lhe logo o ar que respira, os burlões de biliões, andam anos a serem apenas suspeitos e, depois passados alguns anos, fica tudo sem efeito. Os Portugueses, que se preparem para pagarem a indemnização imposta pelo Sócrates pela sua falsa inocência!!
    Xiu!!! Eu não disse nada ok?

  5. Senhor Manuel Teixeira, falar de entrega de mão beijada as colónias que nunca foram de Portugal, é simplesmente um absurdo, meu caro. Pelos vistos, vocemecê nunca entendeu que as chamadas colónias, sempre tiveram os seus legítimos donos e, foram 500 anos de posse ilícito do seu país , usurpando as suas riquezas, maltratando os seus legítimos donos, etc.
    Estes que agora você considera que entregaram de mão beijada as colónias, são de fato, reconhecedores dos erros dos seus compatriotas e devolveram as tais colónios aos seus verdadeiros donos.

  6. É incompreensível esta gente referir-se ainda à descolonização nestes termos. Como é que poderia ser feita de outra forma se o 25 de Abril aconteceu porque os soldados se recusaram a continuar a morrer na estúpida guerra, que tantos estropiados deixou, para defender os bens de meia dúzia de donos daquilo tudo ? Quem não concorda que pegasse em armas e fosse dar o peito às balas! Muitos dos nossos homens morreram lá para nada!! Os capitães de Abril gritaram bem alto:” Nem mais um soldado para as colónias!” Não é preciso dizer mais nada!

  7. Ooo Chaves mais uma botella vino … Bino nao Pino ….Bino …vino….k confusao foi a jantarado so socrates, este senho e comitiva do chaves …. foi bem regada com vinho portugues…. resto ‘e negociatas a mercieiros …

  8. Gostaria informar a alguns que hoje 2020 tem paises axercer poder de colonizador, claro que nunca usaram esse nome que foi erro de portugal …. erro crato de Portugal da monarquia portuguesa foi de nao dar oportunidade povo de educao, escolas, para melhor as instituicoes…. resto sao consequencia dessa falta. Muita gente fala com rancor, vinganca, xenofobia, negacao a propria nacao, negacao aos valores antigos e a cultura em geral…. minha questao …. O QUE ‘E UMA NACAO E UM POVO!?

    Na minha opiniao nenhuma pessoa fora de portugal poderia exercer cargo politico, s’o depois da quinta geracao porque tem haver tudo com questoes culturais e valores da nacao….

    Aparecem uns a criticarem tudo e todos at’e, isto ‘e nao entendem as pesssoas … se nao entendem o basico da nacao cultura e valores porque foram para politica??? e para servir a nacao dando solucoes as pessoas e instituicoes para viverem melhor …se estao sempre criticar ‘e porque nao deriam ocupar um cargo tao nobre e tao importante….

RESPONDER

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …