Ex-ministro Manuel Pinho apanhado nos Panama Papers

José Sena Goulão / Wikimedia

Manuel Pinho, ex-ministro da Economia

O ex-ministro da Economia do governo de José Sócrates, Manuel Pinho, recebeu cerca de 180 mil euros da ES Entreprise, empresa que consta nos chamados Panama Papers e que seria uma espécie de “saco azul” do Grupo Espírito Santo (GES).

Manuel Pinho será um dos ex-ministros portugueses apanhados nos Panama Papers, conforme noticia o Público, reportando pagamentos da ordem dos 180 mil euros da ES Enterprise ao ex-titular da pasta da Economia.

Por esta empresa, que seria um “saco azul” do GES para efectuar pagamentos sem registo dos destinatários dos mesmos, terão passado movimentos superiores a 300 milhões de euros. A entidade está a ser investigada pelo Ministério Público desde 2014.

O Público nota que os 180 mil euros alegadamente pagos a Manuel Pinho podem estar associados “à actividade do economista no universo GES”, onde desempenhou vários cargos executivos, nomeadamente o de administrador do BES. Ele foi ainda vice-presidente do BES África, já depois de se ter demitido do governo após ter feito, em pleno Parlamento, o gesto de “corninhos” em direcção à bancada do PCP.

O Público lembra que o ex-ministro manteve um diferendo com o Novo Banco, reclamando uma reforma antecipada de 3,5 milhões de euros, que teria negociado com Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, e a que teria direito desde os 55 anos, até à idade da reforma (os 65 anos).

De acordo com o jornal, Manuel Pinho recebia em 2014, quase 40 mil euros de vencimento mensal do BES África.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Mais um produto da era do bandalho do Sócrates.Ainda mais virão a lume neste caso do Pananmá papers como ainda no caso da empresa de manutenção Vem do brasil que foi comprada no tempo do Sócrates, Mário Lino e Paulo Campos…Um nojo de gente esta que esperamos venha a ser apanhada pela justiça pelo mal que fez ao país durante 6 anos de desgoverno no tempo do 44.

  2. Vasculhem, vasculhem!! Eu quero saber os nomes de muitos outros ex-ministros. O socas não deve estar isento de culpas. Este pinho era director do BES e é um dos grandes responsáveis pelo estado a que toda a porcaria chegou!!!

  3. Ainda só agora a procissão deve ir no adro…
    Venham mais revelações, para que saibamos o LIXO que tem ocupado lugares na política!

  4. Há alguns, que várias vezes foram visitar o Sócrates à prisão de Évora, e que tiveram cargos de topo, que se mostraram indignados pela prisão do seu amigo dizendo, que era uma grande injustiça, que estavam a fazer contra um homem que fez um trabalho brilhante ao país. Por acaso, um destes visitantes de Sócrates, estava a pensar no serviço brilhante que prestou ao país na entrega de mão beijada das nossas colónias.
    Isto, são zum, zuns que eu sempre ouvi por aí, mas que nunca ninguém vasculhou!
    Será, que temos de ter surpresas de terrorismo corrupto todos os dias e que nos deixamos vencer pelo dinheiro que sempre fala mais alto? Até quando é, que temos de gramar esta merda?
    Já chega, de cada vez mais e maiores surpresas se descobrem, mas não passamos disto.
    Um pobre, se se descuida em 1 cêntimo nos seus impostos, e logo evadido pela presença fiscal e, penhoram-lhe logo o ar que respira, os burlões de biliões, andam anos a serem apenas suspeitos e, depois passados alguns anos, fica tudo sem efeito. Os Portugueses, que se preparem para pagarem a indemnização imposta pelo Sócrates pela sua falsa inocência!!
    Xiu!!! Eu não disse nada ok?

  5. Senhor Manuel Teixeira, falar de entrega de mão beijada as colónias que nunca foram de Portugal, é simplesmente um absurdo, meu caro. Pelos vistos, vocemecê nunca entendeu que as chamadas colónias, sempre tiveram os seus legítimos donos e, foram 500 anos de posse ilícito do seu país , usurpando as suas riquezas, maltratando os seus legítimos donos, etc.
    Estes que agora você considera que entregaram de mão beijada as colónias, são de fato, reconhecedores dos erros dos seus compatriotas e devolveram as tais colónios aos seus verdadeiros donos.

RESPONDER

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …