Ex-ministro Manuel Pinho apanhado nos Panama Papers

José Sena Goulão / Wikimedia

Manuel Pinho, ex-ministro da Economia

O ex-ministro da Economia do governo de José Sócrates, Manuel Pinho, recebeu cerca de 180 mil euros da ES Entreprise, empresa que consta nos chamados Panama Papers e que seria uma espécie de “saco azul” do Grupo Espírito Santo (GES).

Manuel Pinho será um dos ex-ministros portugueses apanhados nos Panama Papers, conforme noticia o Público, reportando pagamentos da ordem dos 180 mil euros da ES Enterprise ao ex-titular da pasta da Economia.

Por esta empresa, que seria um “saco azul” do GES para efectuar pagamentos sem registo dos destinatários dos mesmos, terão passado movimentos superiores a 300 milhões de euros. A entidade está a ser investigada pelo Ministério Público desde 2014.

O Público nota que os 180 mil euros alegadamente pagos a Manuel Pinho podem estar associados “à actividade do economista no universo GES”, onde desempenhou vários cargos executivos, nomeadamente o de administrador do BES. Ele foi ainda vice-presidente do BES África, já depois de se ter demitido do governo após ter feito, em pleno Parlamento, o gesto de “corninhos” em direcção à bancada do PCP.

O Público lembra que o ex-ministro manteve um diferendo com o Novo Banco, reclamando uma reforma antecipada de 3,5 milhões de euros, que teria negociado com Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, e a que teria direito desde os 55 anos, até à idade da reforma (os 65 anos).

De acordo com o jornal, Manuel Pinho recebia em 2014, quase 40 mil euros de vencimento mensal do BES África.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Mais um produto da era do bandalho do Sócrates.Ainda mais virão a lume neste caso do Pananmá papers como ainda no caso da empresa de manutenção Vem do brasil que foi comprada no tempo do Sócrates, Mário Lino e Paulo Campos…Um nojo de gente esta que esperamos venha a ser apanhada pela justiça pelo mal que fez ao país durante 6 anos de desgoverno no tempo do 44.

  2. Vasculhem, vasculhem!! Eu quero saber os nomes de muitos outros ex-ministros. O socas não deve estar isento de culpas. Este pinho era director do BES e é um dos grandes responsáveis pelo estado a que toda a porcaria chegou!!!

  3. Ainda só agora a procissão deve ir no adro…
    Venham mais revelações, para que saibamos o LIXO que tem ocupado lugares na política!

  4. Há alguns, que várias vezes foram visitar o Sócrates à prisão de Évora, e que tiveram cargos de topo, que se mostraram indignados pela prisão do seu amigo dizendo, que era uma grande injustiça, que estavam a fazer contra um homem que fez um trabalho brilhante ao país. Por acaso, um destes visitantes de Sócrates, estava a pensar no serviço brilhante que prestou ao país na entrega de mão beijada das nossas colónias.
    Isto, são zum, zuns que eu sempre ouvi por aí, mas que nunca ninguém vasculhou!
    Será, que temos de ter surpresas de terrorismo corrupto todos os dias e que nos deixamos vencer pelo dinheiro que sempre fala mais alto? Até quando é, que temos de gramar esta merda?
    Já chega, de cada vez mais e maiores surpresas se descobrem, mas não passamos disto.
    Um pobre, se se descuida em 1 cêntimo nos seus impostos, e logo evadido pela presença fiscal e, penhoram-lhe logo o ar que respira, os burlões de biliões, andam anos a serem apenas suspeitos e, depois passados alguns anos, fica tudo sem efeito. Os Portugueses, que se preparem para pagarem a indemnização imposta pelo Sócrates pela sua falsa inocência!!
    Xiu!!! Eu não disse nada ok?

  5. Senhor Manuel Teixeira, falar de entrega de mão beijada as colónias que nunca foram de Portugal, é simplesmente um absurdo, meu caro. Pelos vistos, vocemecê nunca entendeu que as chamadas colónias, sempre tiveram os seus legítimos donos e, foram 500 anos de posse ilícito do seu país , usurpando as suas riquezas, maltratando os seus legítimos donos, etc.
    Estes que agora você considera que entregaram de mão beijada as colónias, são de fato, reconhecedores dos erros dos seus compatriotas e devolveram as tais colónios aos seus verdadeiros donos.

  6. É incompreensível esta gente referir-se ainda à descolonização nestes termos. Como é que poderia ser feita de outra forma se o 25 de Abril aconteceu porque os soldados se recusaram a continuar a morrer na estúpida guerra, que tantos estropiados deixou, para defender os bens de meia dúzia de donos daquilo tudo ? Quem não concorda que pegasse em armas e fosse dar o peito às balas! Muitos dos nossos homens morreram lá para nada!! Os capitães de Abril gritaram bem alto:” Nem mais um soldado para as colónias!” Não é preciso dizer mais nada!

RESPONDER

Cientistas podem ter descoberto onde vive o stress no cérebro humano

Onde é que os sentimentos negativos, como a pressão e a ansiedade, existem no nosso cérebro? Cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, tentaram encontrar a resposta. Estudos anteriores indicam que os sentimentos subjetivos ou …

A atmosfera de Marte está a escapar para o Espaço (e já se sabe quem é o culpado)

Marte pode já ter sido um planeta habitável mas, ao longo de milhares de milhões de anos, a sua atmosfera escapou para o Espaço. Os cientistas mapearam as correntes elétricas na atmosfera marciana que podem …

Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol. Júpiter é, de longe, o maior …

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …