Espanha goleia Turquia e já está nos oitavos

Vassil Donev / EPA

Sergio Busquets, Sergio Ramos, Gerard Pique e Aritz Aduriz

Sergio Busquets, Sergio Ramos, Gerard Pique e Aritz Aduriz

A Espanha ‘passeou’ hoje a sua superioridade sobre a Turquia, traduzida numa vitória por 3-0, que só pecou por escassa, em jogo do grupo D do Euro2016 de futebol, garantindo o apuramento para os oitavos de final.

Dois golos de Alvaro Morata, aos 34 e aos 48 minutos, e outro de Nolito, aos 37, ditaram o tranquilo triunfo sobre a Turquia, um resultado que pertmitiu ainda à Espanha somar o 14.º encontro em Europeus sem perder (11 vitórias e três empates).

A resistência turca durou 34 minutos, altura em que Alvaro Morata inaugurou o marcador e soltou a equipa espanhola para uma exibição categórica, em que subjugou literalmente um adversário sem capacidade para lhe fazer frente.

Os espanhóis não entraram bem no jogo e demoraram a encaixar no 4x5x1 de Fatih Therim, que conseguiu emperrar a ‘máquina’ espanhola na primeira meia-hora, mas, assim que Morata abriu o marcador, a Espanha tomou conta definitivamente do jogo.

Tanto mais que, três minutos volvidos sobre o golo de Morata, o seu companheiro Nolito, que já estivera na origem do primeiro golo com a execução de um cruzamento perfeito para o seu companheiro, aumentou para 2-0, aproveitando uma falha monumental do central turco Mehmet Topal, que cabeceou a bola para trás, sem perceber que o jogador do Celta de Vigo estava nas suas costas.

A partir daqui a história do jogo foi a da Espanha a mandar como quis, a impor os ritmos, ora a dominar, ora a controlar, criando várias situações suscetíveis de golo, perante uma Turquia claramente sem argumentos futebolísticos para contrariar a superioridade contrária.

No início da segunda parte, Morata bisou, numa jogada iniciada em Iniesta, que isolou com um último passe de rutura Jordi Alba, em posição de fora de jogo, com o lateral-esquerdo catalão a oferecer de ‘bandeja’ o golo ao avançado da Juventus.

Se os turcos vieram do intervalo com alguma motivação para tentar virar o resultado, este golo acabou com qualquer veleidade e a Espanha limitou-se a gerir a vantagem, mas sem abdicar da sua dinâmica ofensiva e de procurar o quarto golo, que só não surgiu por precipitação na finalização.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Hamas engana soldados israelitas com fotografias de mulheres

Dezenas de soldados israelitas foram alvo de um ataque informático do Hamas, que usou fotografias de mulheres para infetar os seus telemóveis. De acordo com a BBC, o tenente-coronel Jonathan Conricus afirmou que os soldados receberam …

"Navio fantasma" dá à costa na Irlanda depois de mais de um ano à deriva

Um "navio fantasma" abandonado, que esteve mais de um ano à deriva, apareceu agora na costa de Ballycotton, uma vila costeira no condado de Cork, na Irlanda. Segundo o Irish Post, o navio MV Alta, de 77 metros …

12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal deu negativo

O mais recente caso suspeito de coronavírus deu negativo, anunciou, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com a Direção-Geral da Saúde, citada pelo jornal online Observador, a criança regressada da China que foi …

Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas. "Recentes declarações de Jair Bolsonaro …

Super Bock e Sagres aliam-se em campanha contra o racismo

As duas marcas de cerveja aliaram-se numa campanha contra o racismo, depois do episódio ocorrido, no passado domingo, com Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques. "Contra o racismo, não há rivais" é o mote da …

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães, devido aos insultos racistas a Moussa Marega. O avançado do FC Porto recusou-se …

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …

Governo ficou perto da promessa de contratar 5000 doutorados

A anterior legislatura ficou a apenas 49 contratos de cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. De acordo com o jornal Público, a promessa do ministro da Ciência, Manuel Heitor, de …

Fundador da Amazon investe nove mil milhões de euros para combater alterações climáticas

O fundador da empresa tecnológica norte-americana Amazon, Jeff Bezos, revelou na segunda-feira que vai investir dez mil milhões de dólares (mais de nove mil milhões de euros) da fortuna pessoal para encontrar soluções para combater …