Espanha goleia Turquia e já está nos oitavos

Vassil Donev / EPA

Sergio Busquets, Sergio Ramos, Gerard Pique e Aritz Aduriz

Sergio Busquets, Sergio Ramos, Gerard Pique e Aritz Aduriz

A Espanha ‘passeou’ hoje a sua superioridade sobre a Turquia, traduzida numa vitória por 3-0, que só pecou por escassa, em jogo do grupo D do Euro2016 de futebol, garantindo o apuramento para os oitavos de final.

Dois golos de Alvaro Morata, aos 34 e aos 48 minutos, e outro de Nolito, aos 37, ditaram o tranquilo triunfo sobre a Turquia, um resultado que pertmitiu ainda à Espanha somar o 14.º encontro em Europeus sem perder (11 vitórias e três empates).

A resistência turca durou 34 minutos, altura em que Alvaro Morata inaugurou o marcador e soltou a equipa espanhola para uma exibição categórica, em que subjugou literalmente um adversário sem capacidade para lhe fazer frente.

Os espanhóis não entraram bem no jogo e demoraram a encaixar no 4x5x1 de Fatih Therim, que conseguiu emperrar a ‘máquina’ espanhola na primeira meia-hora, mas, assim que Morata abriu o marcador, a Espanha tomou conta definitivamente do jogo.

Tanto mais que, três minutos volvidos sobre o golo de Morata, o seu companheiro Nolito, que já estivera na origem do primeiro golo com a execução de um cruzamento perfeito para o seu companheiro, aumentou para 2-0, aproveitando uma falha monumental do central turco Mehmet Topal, que cabeceou a bola para trás, sem perceber que o jogador do Celta de Vigo estava nas suas costas.

A partir daqui a história do jogo foi a da Espanha a mandar como quis, a impor os ritmos, ora a dominar, ora a controlar, criando várias situações suscetíveis de golo, perante uma Turquia claramente sem argumentos futebolísticos para contrariar a superioridade contrária.

No início da segunda parte, Morata bisou, numa jogada iniciada em Iniesta, que isolou com um último passe de rutura Jordi Alba, em posição de fora de jogo, com o lateral-esquerdo catalão a oferecer de ‘bandeja’ o golo ao avançado da Juventus.

Se os turcos vieram do intervalo com alguma motivação para tentar virar o resultado, este golo acabou com qualquer veleidade e a Espanha limitou-se a gerir a vantagem, mas sem abdicar da sua dinâmica ofensiva e de procurar o quarto golo, que só não surgiu por precipitação na finalização.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …