Espanha goleia Turquia e já está nos oitavos

Vassil Donev / EPA

Sergio Busquets, Sergio Ramos, Gerard Pique e Aritz Aduriz

Sergio Busquets, Sergio Ramos, Gerard Pique e Aritz Aduriz

A Espanha ‘passeou’ hoje a sua superioridade sobre a Turquia, traduzida numa vitória por 3-0, que só pecou por escassa, em jogo do grupo D do Euro2016 de futebol, garantindo o apuramento para os oitavos de final.

Dois golos de Alvaro Morata, aos 34 e aos 48 minutos, e outro de Nolito, aos 37, ditaram o tranquilo triunfo sobre a Turquia, um resultado que pertmitiu ainda à Espanha somar o 14.º encontro em Europeus sem perder (11 vitórias e três empates).

A resistência turca durou 34 minutos, altura em que Alvaro Morata inaugurou o marcador e soltou a equipa espanhola para uma exibição categórica, em que subjugou literalmente um adversário sem capacidade para lhe fazer frente.

Os espanhóis não entraram bem no jogo e demoraram a encaixar no 4x5x1 de Fatih Therim, que conseguiu emperrar a ‘máquina’ espanhola na primeira meia-hora, mas, assim que Morata abriu o marcador, a Espanha tomou conta definitivamente do jogo.

Tanto mais que, três minutos volvidos sobre o golo de Morata, o seu companheiro Nolito, que já estivera na origem do primeiro golo com a execução de um cruzamento perfeito para o seu companheiro, aumentou para 2-0, aproveitando uma falha monumental do central turco Mehmet Topal, que cabeceou a bola para trás, sem perceber que o jogador do Celta de Vigo estava nas suas costas.

A partir daqui a história do jogo foi a da Espanha a mandar como quis, a impor os ritmos, ora a dominar, ora a controlar, criando várias situações suscetíveis de golo, perante uma Turquia claramente sem argumentos futebolísticos para contrariar a superioridade contrária.

No início da segunda parte, Morata bisou, numa jogada iniciada em Iniesta, que isolou com um último passe de rutura Jordi Alba, em posição de fora de jogo, com o lateral-esquerdo catalão a oferecer de ‘bandeja’ o golo ao avançado da Juventus.

Se os turcos vieram do intervalo com alguma motivação para tentar virar o resultado, este golo acabou com qualquer veleidade e a Espanha limitou-se a gerir a vantagem, mas sem abdicar da sua dinâmica ofensiva e de procurar o quarto golo, que só não surgiu por precipitação na finalização.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tesouro viking que poderia reescrever a História foi roubado

Dois homens encontraram um tesouro viking avaliado em três milhões de libras (cerca de 3,5 milhões de euros) que podia fornecer novas informações sobre a criação de Inglaterra como um único reino. George Powell e Layton …

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …