Escuta do “Face Oculta” poderá ser usada para acusar Sócrates de corrupção

José Sena Goulão / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

José Sócrates terá sido confrontado, no terceiro interrogatório de que foi alvo, com uma escuta telefónica realizada no âmbito do caso “Face Oculta” e que poderá servir de indício para o Ministério Público o acusar de corrupção.

Este dado é avançado pelo jornal Correio da Manhã que salienta que a escuta, detectada no âmbito do processo “Face Oculta“, envolve Armando Vara e Laurentino Dias.

A gravação terá sido feita quando o primeiro era vice-presidente do BCP e o segundo secretário de Estado do Desporto, conforme adianta o CM, notando que Vara foi “apanhado” a tentar convencer Laurentino Dias para, através de Sócrates, pressionar a Caixa Geral de Depósitos a financiar o Autódromo do Algarve.

Na escuta, Vara assumirá que se tratava de um projecto “irracional do ponto de vista económico” e um “sorvedouro de dinheiro”, segundo citação do CM.

Os investigadores da “Operação Marquês” poderão usar estes dados como “prova” numa possível acusação de corrupção contra o ex-primeiro-ministro, no âmbito das suspeitas em torno do empreendimento turístico de Vale de Lobo, no Algarve.

O Ministério Público continua, nesta quarta-feira, a maratona final de interrogatórios na “Operação Marquês”, com nova audição de Sofia Fava, a ex-mulher de Sócrates.

A defesa do ex-primeiro-ministro alega que o prazo do inquérito já terminou e que está à espera do despacho de arquivamento do processo.

A Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, impôs ao Ministério Público a data de 17 de Março, ou seja, a sexta-feira que se aproxima, como o limite para a dedução de acusação.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Não percebo como há gente que tanto rouba tantas vigarices faz e consegue dormir descansada. É gentalha sem escrúpulos que tem de restituir TUDO que roubo ao povo português. Não é nós contribuintes andar a pagar híper impostos p/ estes vermes andarem a roubar-nos á descarada.
    Atenção não olho a cor nem a quem, quando digo gentalha é p/ TODOS…

  2. Vejamos:
    – Na escuta, era Armando Vara, a querer convencer Laurentino Dias, para que, através de Sócrates, levasse a CGD a financiar o Autódromo…
    Seria A a convencer B para convencer C a convencer o D.
    Logo o mau da fita é o C, que nem é protagonista na conversa….
    É então isso que servirá de argumento para acusar o eis de corrupção…
    Estou pasmado!

  3. Até ao lavar dos cestos é vindima. Não acredito nada, mesmo nada, nesta investigação nem nestes investigadores. Então prendem a pessoa assim? O Ministério Público diz à TVI que vai prender o Engenheiro Sócrates (e não o socas, como alguns dizem por aí) só para que haja espetáculo, e está tudo bem? Informam ou desinformam os média para abater logo o alvo a que se propuseram, e fica assim? Deus nos livre de cair nas mãos destes …… incompetentes e fruidores de vencimentos acima da média. Agora ainda andam no BES a fazer mais buscas? Então, o que é que lá foram fazer das outras vezes em que, tal como agora, anunciaram aos quatro ventos que andavam a fazer buscas no BES? É horrível ter uma justiça que não olha a meios para acalçar os fins. O julgamento já foi feito na praça pública há muito, muito tempo. Agora, mais uma vez recorrem a escutas, cujas palavras podem ser tiradas do contexto, e aí está mais uma prova. A meu ver, o M.P. tem que se arrepelar completamente para que o Senhor Engenheiro José Sócrates seja condenado para não ficar mal na fotografia. O Senhor José Sócrates é um Senhor de personalidade forte e que tem muitos amigos tal como o juiz Carlos Alexandre que fez na TV uma alusão implícita ao caso do Ex-1º Ministro sem que nada lhe tivesse acontecido. Isto é que é uma Corporação. Seja forte Sr. Engenheiro. Gostaria de ter oportunidade de o conhecer pessoalmente para lhe transmitir a minha solidariedade.

    • O socas está metido em tudo quando é negócio escuro. O socas esteve preso. O socas vai preso novamente. As provas hão de ser irrefutáveis. Julgamento em praça pública? Se houvesse e já tinha sido linchado.

    • Viva Maria – Filme divertido com a BB e JM nos anos 60 passado no México – ao contrário da opereta bufa que um determinado actor luso representa frequentemente na TV.

    • Concordo em absoluto consigo Maria.
      É incrivel como tudo isto parece ser normal para muita gente.
      Prenderam-no, com “pompa e circunstância”, com direito a filmagens e tudo, em direto. Um autêntico filme.
      Anunciou-se a “captura” com base numa base sólida de provas. Julgava eu que, a exemplo dos países desenvolvidos onde vivi, o homem tinha sido caçado com a boca na botija, as provas eram claras e inequivocas. Puro engano, afinal eram só “indicios e suspeitas”. Passados 4 anos, a palhaçada continua….
      Nos países onde vivi, com justiça a sério, este MP já tinha sido afastado por incompetência.

  4. Se bem compreendi: – “A” tenta convencer “B” a convencer “C” a convencer “D” a financiar o Autódromo e o “C” que nem está na conversa, é que é o mau da fita…
    Este argumento servirá ao M. P para acusar “C”.
    Mas o M. P. nesta altura do campeonato ainda se prende a argumentos destes para poder acusar? Não
    Tem ainda argumentos mais válidos?
    Alto lá!…

  5. É o que eu digo, isto já cheira mal.
    Que grande palhaçada! Estamos a entrar já no dominio do absurdo. Ninguém parece achar estranho tudo isto.
    São teses em cima de teses, que depois parecem esfumar-se. São prolongamentos de prazos baseados nas coisas mais incriveis, usando “desculpas” de ultima hora, como no presente em que, nas vesperas de encerrar o prazo, o MP invoca agora que está a aguardar respostas da Suiça e de mais não sei onde (que visam prolongar o prazo mais 2 meses e que, muito provavelmente, volvidos os 2 meses, vão arranjar mais uma desculpa qualquer para prolongar mais tempo), são notícias destas, onde embora Socrates não seja o alvo da mesma, bastou falar no nome do homem e….já está, as eternas “suspeitas” e “indicios” que esteja metido ao barulho… Enfim, a palhaçada no seu melhor.

RESPONDER

Eleito o destino turístico mais barato para 2019 (e Portugal fica à espreita)

O complexo Sunny Beach, na Bulgária, foi eleito o destino mais barato para turistas em 2019, de acordo com um estudo levado a cabo pela British Post Office, que analisou preços dos 42 pontos turísticos mais …

Netflix está a ser processada por causa de "Bandersnatch"

O episódio interativo de Black Mirror, que estreou no final do ano passado, não agradou à Chooseco, a editora responsável pela série de livros Escolhe a tua Aventura. A 28 de dezembro estreou o mais recente …

Piloto belga "admitiu" ter assassinado o secretário-geral da ONU em 1961

Dag Hammarskjöld, secretário-geral da ONU, morreu na queda de um avião quando tentava negociar a paz no Congo, e o desastre continua a ser investigado até hoje É um mistério com mais de cinco décadas cujo …

Acordo para o Brexit chumbado. Plano de May esmagado no Parlamento

O Parlamento britânico chumbou, por uma esmagadora maioria, o acordo de saída da União Europeia negociado pela primeira-ministra Theresa May. O líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, aproveitou a derrota histórica de May para …

Senador italiano chamou “orangotango” a antiga ministra e foi condenado a pena suspensa

A justiça italiana condenou esta segunda-feira o senador da extrema direita Roberto Calderoli a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por comparar, em 2013, a ministra da Integração, Cécile Kyenge, com um "orangotango". O tribunal …

Num restaurante do Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com o Dubai a tornar-se mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante lembrou-se de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato. O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma …

Roma e a Igreja em guerra milionária por causa das moedas da Fontana di Trevi

As moedas que os turistas lançam à Fontana di Trevi, um dos rituais mais populares entre quem visita Roma, está a causar problemas na relação entre a Igreja e a capital italiana. A câmara de Roma …

Frente Comum marca greve nacional da função pública

Os sindicatos da Frente Comum da Administração Pública decidiram marcar uma greve nacional para o dia 15 de fevereiro, anunciou Ana Avoila no final de um plenário realizado esta terça-feira em Lisboa. “Foi decidido marcar um …

A Coreia do Norte já não é "inimiga" da Coreia do Sul

A Coreia do Sul deixou de apelidar os militares norte-coreanos de "inimigos" no documento bienal da Defesa divulgado esta terça-feira, num aparente esforço para prosseguir a reconciliação com Pyongyang. O documento oficial do Ministério da Defesa …

Tsipras enfrenta voto de confiança no parlamento grego

O primeiro-ministro grego enfrenta uma semana crucial com o pedido de um voto de confiança no parlamento, cujo debate se inicia esta terça-feira, ou a perspetiva de eleições antecipadas, após a rutura da coligação governamental …