Escuta do “Face Oculta” poderá ser usada para acusar Sócrates de corrupção

José Sena Goulão / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

José Sócrates terá sido confrontado, no terceiro interrogatório de que foi alvo, com uma escuta telefónica realizada no âmbito do caso “Face Oculta” e que poderá servir de indício para o Ministério Público o acusar de corrupção.

Este dado é avançado pelo jornal Correio da Manhã que salienta que a escuta, detectada no âmbito do processo “Face Oculta“, envolve Armando Vara e Laurentino Dias.

A gravação terá sido feita quando o primeiro era vice-presidente do BCP e o segundo secretário de Estado do Desporto, conforme adianta o CM, notando que Vara foi “apanhado” a tentar convencer Laurentino Dias para, através de Sócrates, pressionar a Caixa Geral de Depósitos a financiar o Autódromo do Algarve.

Na escuta, Vara assumirá que se tratava de um projecto “irracional do ponto de vista económico” e um “sorvedouro de dinheiro”, segundo citação do CM.

Os investigadores da “Operação Marquês” poderão usar estes dados como “prova” numa possível acusação de corrupção contra o ex-primeiro-ministro, no âmbito das suspeitas em torno do empreendimento turístico de Vale de Lobo, no Algarve.

O Ministério Público continua, nesta quarta-feira, a maratona final de interrogatórios na “Operação Marquês”, com nova audição de Sofia Fava, a ex-mulher de Sócrates.

A defesa do ex-primeiro-ministro alega que o prazo do inquérito já terminou e que está à espera do despacho de arquivamento do processo.

A Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, impôs ao Ministério Público a data de 17 de Março, ou seja, a sexta-feira que se aproxima, como o limite para a dedução de acusação.

ZAP //

12 COMENTÁRIOS

  1. Não percebo como há gente que tanto rouba tantas vigarices faz e consegue dormir descansada. É gentalha sem escrúpulos que tem de restituir TUDO que roubo ao povo português. Não é nós contribuintes andar a pagar híper impostos p/ estes vermes andarem a roubar-nos á descarada.
    Atenção não olho a cor nem a quem, quando digo gentalha é p/ TODOS…

  2. Vejamos:
    – Na escuta, era Armando Vara, a querer convencer Laurentino Dias, para que, através de Sócrates, levasse a CGD a financiar o Autódromo…
    Seria A a convencer B para convencer C a convencer o D.
    Logo o mau da fita é o C, que nem é protagonista na conversa….
    É então isso que servirá de argumento para acusar o eis de corrupção…
    Estou pasmado!

  3. Até ao lavar dos cestos é vindima. Não acredito nada, mesmo nada, nesta investigação nem nestes investigadores. Então prendem a pessoa assim? O Ministério Público diz à TVI que vai prender o Engenheiro Sócrates (e não o socas, como alguns dizem por aí) só para que haja espetáculo, e está tudo bem? Informam ou desinformam os média para abater logo o alvo a que se propuseram, e fica assim? Deus nos livre de cair nas mãos destes …… incompetentes e fruidores de vencimentos acima da média. Agora ainda andam no BES a fazer mais buscas? Então, o que é que lá foram fazer das outras vezes em que, tal como agora, anunciaram aos quatro ventos que andavam a fazer buscas no BES? É horrível ter uma justiça que não olha a meios para acalçar os fins. O julgamento já foi feito na praça pública há muito, muito tempo. Agora, mais uma vez recorrem a escutas, cujas palavras podem ser tiradas do contexto, e aí está mais uma prova. A meu ver, o M.P. tem que se arrepelar completamente para que o Senhor Engenheiro José Sócrates seja condenado para não ficar mal na fotografia. O Senhor José Sócrates é um Senhor de personalidade forte e que tem muitos amigos tal como o juiz Carlos Alexandre que fez na TV uma alusão implícita ao caso do Ex-1º Ministro sem que nada lhe tivesse acontecido. Isto é que é uma Corporação. Seja forte Sr. Engenheiro. Gostaria de ter oportunidade de o conhecer pessoalmente para lhe transmitir a minha solidariedade.

    • O socas está metido em tudo quando é negócio escuro. O socas esteve preso. O socas vai preso novamente. As provas hão de ser irrefutáveis. Julgamento em praça pública? Se houvesse e já tinha sido linchado.

    • Viva Maria – Filme divertido com a BB e JM nos anos 60 passado no México – ao contrário da opereta bufa que um determinado actor luso representa frequentemente na TV.

    • Concordo em absoluto consigo Maria.
      É incrivel como tudo isto parece ser normal para muita gente.
      Prenderam-no, com “pompa e circunstância”, com direito a filmagens e tudo, em direto. Um autêntico filme.
      Anunciou-se a “captura” com base numa base sólida de provas. Julgava eu que, a exemplo dos países desenvolvidos onde vivi, o homem tinha sido caçado com a boca na botija, as provas eram claras e inequivocas. Puro engano, afinal eram só “indicios e suspeitas”. Passados 4 anos, a palhaçada continua….
      Nos países onde vivi, com justiça a sério, este MP já tinha sido afastado por incompetência.

  4. Se bem compreendi: – “A” tenta convencer “B” a convencer “C” a convencer “D” a financiar o Autódromo e o “C” que nem está na conversa, é que é o mau da fita…
    Este argumento servirá ao M. P para acusar “C”.
    Mas o M. P. nesta altura do campeonato ainda se prende a argumentos destes para poder acusar? Não
    Tem ainda argumentos mais válidos?
    Alto lá!…

  5. É o que eu digo, isto já cheira mal.
    Que grande palhaçada! Estamos a entrar já no dominio do absurdo. Ninguém parece achar estranho tudo isto.
    São teses em cima de teses, que depois parecem esfumar-se. São prolongamentos de prazos baseados nas coisas mais incriveis, usando “desculpas” de ultima hora, como no presente em que, nas vesperas de encerrar o prazo, o MP invoca agora que está a aguardar respostas da Suiça e de mais não sei onde (que visam prolongar o prazo mais 2 meses e que, muito provavelmente, volvidos os 2 meses, vão arranjar mais uma desculpa qualquer para prolongar mais tempo), são notícias destas, onde embora Socrates não seja o alvo da mesma, bastou falar no nome do homem e….já está, as eternas “suspeitas” e “indicios” que esteja metido ao barulho… Enfim, a palhaçada no seu melhor.

RESPONDER

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A estação espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …

"0 tiros disparados". PSP publica (e depois retira) post polémico sobre tiroteio

O post partilhado no Facebook da PSP, que parecia fazer alusão ao tiroteio que, na semana passada, provocou a morte de uma mulher, já foi retirado desta rede social. "0 tiros disparados", podia ler-se. A PSP …

PJ descarta abuso sexual na Queima das Fitas de Porto e Braga. Autores dos vídeos ainda por apurar

A Polícia Judiciária descartou o crime de abuso sexual nos dois casos, mas mantém a investigação aos crimes de de gravação ilícita e devassa da vida privadas. Dois jovens envolvidos numa cena de sexo num autocarro …

Negociações para formar Governo fracassam na Alemanha

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou no domingo em Berlim o fracasso das negociações da CDU com os liberais do FDP e com Os Verdes para a formação de um novo governo. Desde as eleições …

Armada argentina duvida que chamadas de satélite sejam do submarino desaparecido

No sábado, bases navais da Argentina anunciaram ter recebido contactos por telefone-satélite que poderiam ter sido feitos a partir do submarino militar argentino Ara San Juan. De acordo com o Diário de Notícias, sete chamadas de …

Morreu o infame Charles Manson

Na sequência dos assassínios brutais que levou a cabo com a sua seita, Charles Manson tinha sido condenado à morte em 1971. Um dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos, Charles Manson, líder de uma seita …

Portugal prepara-se para o regresso dos seus jihadistas

As autoridades portuguesas estão a preparar-se para o regresso dos jihadistas que partiram de Portugal para combater nas fileiras do Estado Islâmico. Polícia e entidades de apoio social estão a receber formação para prevenir a …

Criminologista espanhol encontrou a "mulher de roxo" do caso Maddie

A polícia inglesa procurava a "mulher de roxo", que tinha saído da Praia da Luz com o marido - um pedófilo condenado que entretanto morreu -  na mesma altura do desaparecimento de Madeleine McCann, em …