Escuta do “Face Oculta” poderá ser usada para acusar Sócrates de corrupção

José Sena Goulão / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

José Sócrates terá sido confrontado, no terceiro interrogatório de que foi alvo, com uma escuta telefónica realizada no âmbito do caso “Face Oculta” e que poderá servir de indício para o Ministério Público o acusar de corrupção.

Este dado é avançado pelo jornal Correio da Manhã que salienta que a escuta, detectada no âmbito do processo “Face Oculta“, envolve Armando Vara e Laurentino Dias.

A gravação terá sido feita quando o primeiro era vice-presidente do BCP e o segundo secretário de Estado do Desporto, conforme adianta o CM, notando que Vara foi “apanhado” a tentar convencer Laurentino Dias para, através de Sócrates, pressionar a Caixa Geral de Depósitos a financiar o Autódromo do Algarve.

Na escuta, Vara assumirá que se tratava de um projecto “irracional do ponto de vista económico” e um “sorvedouro de dinheiro”, segundo citação do CM.

Os investigadores da “Operação Marquês” poderão usar estes dados como “prova” numa possível acusação de corrupção contra o ex-primeiro-ministro, no âmbito das suspeitas em torno do empreendimento turístico de Vale de Lobo, no Algarve.

O Ministério Público continua, nesta quarta-feira, a maratona final de interrogatórios na “Operação Marquês”, com nova audição de Sofia Fava, a ex-mulher de Sócrates.

A defesa do ex-primeiro-ministro alega que o prazo do inquérito já terminou e que está à espera do despacho de arquivamento do processo.

A Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, impôs ao Ministério Público a data de 17 de Março, ou seja, a sexta-feira que se aproxima, como o limite para a dedução de acusação.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Não percebo como há gente que tanto rouba tantas vigarices faz e consegue dormir descansada. É gentalha sem escrúpulos que tem de restituir TUDO que roubo ao povo português. Não é nós contribuintes andar a pagar híper impostos p/ estes vermes andarem a roubar-nos á descarada.
    Atenção não olho a cor nem a quem, quando digo gentalha é p/ TODOS…

  2. Vejamos:
    – Na escuta, era Armando Vara, a querer convencer Laurentino Dias, para que, através de Sócrates, levasse a CGD a financiar o Autódromo…
    Seria A a convencer B para convencer C a convencer o D.
    Logo o mau da fita é o C, que nem é protagonista na conversa….
    É então isso que servirá de argumento para acusar o eis de corrupção…
    Estou pasmado!

  3. Até ao lavar dos cestos é vindima. Não acredito nada, mesmo nada, nesta investigação nem nestes investigadores. Então prendem a pessoa assim? O Ministério Público diz à TVI que vai prender o Engenheiro Sócrates (e não o socas, como alguns dizem por aí) só para que haja espetáculo, e está tudo bem? Informam ou desinformam os média para abater logo o alvo a que se propuseram, e fica assim? Deus nos livre de cair nas mãos destes …… incompetentes e fruidores de vencimentos acima da média. Agora ainda andam no BES a fazer mais buscas? Então, o que é que lá foram fazer das outras vezes em que, tal como agora, anunciaram aos quatro ventos que andavam a fazer buscas no BES? É horrível ter uma justiça que não olha a meios para acalçar os fins. O julgamento já foi feito na praça pública há muito, muito tempo. Agora, mais uma vez recorrem a escutas, cujas palavras podem ser tiradas do contexto, e aí está mais uma prova. A meu ver, o M.P. tem que se arrepelar completamente para que o Senhor Engenheiro José Sócrates seja condenado para não ficar mal na fotografia. O Senhor José Sócrates é um Senhor de personalidade forte e que tem muitos amigos tal como o juiz Carlos Alexandre que fez na TV uma alusão implícita ao caso do Ex-1º Ministro sem que nada lhe tivesse acontecido. Isto é que é uma Corporação. Seja forte Sr. Engenheiro. Gostaria de ter oportunidade de o conhecer pessoalmente para lhe transmitir a minha solidariedade.

    • O socas está metido em tudo quando é negócio escuro. O socas esteve preso. O socas vai preso novamente. As provas hão de ser irrefutáveis. Julgamento em praça pública? Se houvesse e já tinha sido linchado.

    • Viva Maria – Filme divertido com a BB e JM nos anos 60 passado no México – ao contrário da opereta bufa que um determinado actor luso representa frequentemente na TV.

    • Concordo em absoluto consigo Maria.
      É incrivel como tudo isto parece ser normal para muita gente.
      Prenderam-no, com “pompa e circunstância”, com direito a filmagens e tudo, em direto. Um autêntico filme.
      Anunciou-se a “captura” com base numa base sólida de provas. Julgava eu que, a exemplo dos países desenvolvidos onde vivi, o homem tinha sido caçado com a boca na botija, as provas eram claras e inequivocas. Puro engano, afinal eram só “indicios e suspeitas”. Passados 4 anos, a palhaçada continua….
      Nos países onde vivi, com justiça a sério, este MP já tinha sido afastado por incompetência.

  4. Se bem compreendi: – “A” tenta convencer “B” a convencer “C” a convencer “D” a financiar o Autódromo e o “C” que nem está na conversa, é que é o mau da fita…
    Este argumento servirá ao M. P para acusar “C”.
    Mas o M. P. nesta altura do campeonato ainda se prende a argumentos destes para poder acusar? Não
    Tem ainda argumentos mais válidos?
    Alto lá!…

  5. É o que eu digo, isto já cheira mal.
    Que grande palhaçada! Estamos a entrar já no dominio do absurdo. Ninguém parece achar estranho tudo isto.
    São teses em cima de teses, que depois parecem esfumar-se. São prolongamentos de prazos baseados nas coisas mais incriveis, usando “desculpas” de ultima hora, como no presente em que, nas vesperas de encerrar o prazo, o MP invoca agora que está a aguardar respostas da Suiça e de mais não sei onde (que visam prolongar o prazo mais 2 meses e que, muito provavelmente, volvidos os 2 meses, vão arranjar mais uma desculpa qualquer para prolongar mais tempo), são notícias destas, onde embora Socrates não seja o alvo da mesma, bastou falar no nome do homem e….já está, as eternas “suspeitas” e “indicios” que esteja metido ao barulho… Enfim, a palhaçada no seu melhor.

RESPONDER

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …

Arbitragem, relvado e azar. Sérgio Conceição explica deslize com o Belenenses

Desde a arbitragem ao relvado e de o azar à falta de discernimento, Sérgio Conceição explicou o empate contra o emblema de Belém. A equipa de arbitragem foi a principal visada. O FC Porto não foi …

A nova primeira-ministra da Finlândia é a pessoa mais nova de sempre a ocupar o cargo

A ministra dos Transportes da Finlândia, de 34 anos, foi escolhida para ser a próxima primeira-ministra do país, o que fará dela a pessoa mais nova de sempre — e terceira mulher — a ocupar …