Arménio Belo / Lusa

Lacerda Sales disse que o adiamento do regresso às aulas não era uma hipótese. António Costa não segue esse rumo.
Segunda-feira, 3 de Janeiro: as escolas vão mesmo abrir na próxima segunda-feira, dia 10 de Janeiro. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse que o adiamento da abertura das escolas “não está garantidamente sobre a mesa“. E, portanto, as aulas recomeçam mesmo no dia 10 de janeiro porque “essa é uma medida fundamental para a saúde física, mental, social e psicológica das nossas crianças”.
Terça-feira, 4 de Janeiro: as escolas poderão não abrir na próxima segunda-feira, dia 10 de Janeiro. Vamos esperar pelas indicações dos especialistas, avisou o primeiro-ministro.
António Costa foi às instalações da CNN Portugal, para mais um debate da pré-campanha das eleições legislativas, desta vez com Jerónimo de Sousa.
À margem da conversa com o líder do Partido Comunista Português, falou sobre esse assunto, avisando que é preciso esperar pelas conclusões da reunião no Infarmed, realizada na manhã desta quarta-feira.
“Vamos amanhã (quarta-feira) ouvir os especialistas. Vamos ouvir a avaliação que eles fazem e a perspectiva que eles têm da evolução desta pandemia. E esperemos que essa evolução nos permita manter o calendário como previsto, das escolas poderem reabrir”, comentou o primeiro-ministro.
Costa falou também sobre os dias de vacinação em massa que se prevêem: “Estamos a fazer um esforço grande para assegurar a dose de reforço aos docentes, e outros profissionais, que ainda não têm a dose de reforço. Renovamos o apelo aos pais para que vacinem as suas crianças“.
A Direcção-Geral da Saúde está a trabalhar para “melhorar a norma sobre o isolamento em ambiente escolar“, acrescentou o socialista, reforçando que o Governo vai esperar pelo que “a Ciência disser“.
A semana entre 2 e 9 de Janeiro foi considerada como semana de contenção nacional; nesse contexto as escolas foram encerradas e o início do segundo período, que supostamente seria no dia 3 de Janeiro, ficou adiado para 10 de Janeiro. Creches e espaços de Actividades de Tempos Livres (ATL) também estão fechados nesta semana.
Espero que as escolas abram a 10 de janeiro, o contrário será uma péssima decisão para as crianças e jovens.