Série de publicações sobre Sampaio da Nóvoa terá sido o sinal: eurodeputada pelo BE vai tentar chegar a Belém.
Sampaio da Nóvoa não se vai candidatar a presidente da República. Catarina Martins lamenta – e vai avançar precisamente para essa corrida a Belém.
A eurodeputada do Bloco de Esquerda (BE) escreveu diversas publicações sobre o anúncio de Sampaio da Nóvoa: “Seria uma candidatura importante, mas sei que ponderou muito e respeito os seus argumentos”.
No X, a antiga coordenadora do Bloco continuou: “Tenho falado com muitas pessoas que recusam ficar reféns de uma escolha impossível entre a defesa de um presente que abandona a maioria e a aceitação de um futuro autoritário. Também eu partilho dessas preocupações”.
“Este tempo exige uma esquerda dialogante e capaz de propor um novo caminho para Portugal. Sei desta responsabilidade e contribuirei para lhe responder”, continuou.
Esta série de publicações na rede social é um sinal. E Catarina Martins vai ser candidata à sucessão de Marcelo Rebelo de Sousa, noticia o Público.
Bloco de Esquerda (e Livre) estava à espera de uma decisão de Sampaio da Nóvoa, para decidir se apresentava um nome próprio, indicava o Expresso. Como o ex-candidato já anunciou que não é candidato, Catarina vai avançar.
Apoiar o candidato do PCP, António Filipe, não é opção – e agora falta confirmar que Catarina Martins é aprovada no seio do Bloco de Esquerda.
O Livre, já que está excluído o apoio a Sampaio da Nóvoa, só deve focar-se nas eleições presidenciais depois das eleições autárquicas, que serão no dia 12 de Outubro. As presidenciais serão três meses depois, em Janeiro de 2026.
Em Gaza?