Wuhan, primeiro epicentro da covid-19, é o destino turístico mais popular da China

Roman Pilipey / EPA

O feriado do Dia Nacional da China, que iniciou a 01 de outubro e tem a duração de oito dias, marcará o maior movimento de pessoas desde antes da pandemia, permitindo ao país, onde surgiu pela primeira vez o novo coronavírus, mostrar que a vida voltou ao normal.

Durante a “Golden Week”, os viajantes chineses devem fazer 600 milhões de viagens domésticas, de acordo com um novo relatório da operadora de viagens chinesa Trip.com. “A procura turística reprimida durante nove meses provavelmente será libertada nesses oito dias”, referiu a empresa num comunicado enviado à Fortune.

O feriado, contudo, deve ficar aquém das 782 milhões de viagens que os chineses fizeram durante o mesmo período do ano passado. Apesar disso, devido à contenção de casos de covid-19 no país, as autoridades estão confiantes de que a indústria do turismo esteja pronta para continuar a sua recuperação.

“Estamos relativamente otimistas sobre a economia do turismo na segunda metade de 2020”, informou a China Tourism Academy num relatório recente.

De acordo com a Trip.com, a Yellow Crane Tower, em Wuhan – cidade onde surgiu a covid-19 – ficou em primeiro lugar na lista dos locais turísticos mais procurados para o feriado, seguida da Disneyland de Xangai e dos Guerreiros de Terracota de Xi’an.

A demanda de viagens para Wuhan demonstra a confiança dos turistas chineses no tratamento da pandemia no seu país. O governo chinês tem também alertado os cidadãos sobre os riscos das viagens internacionais, fazendo com que os turistas chineses continuem a adiar as deslocações ao exterior.

Em comparação com 2019, a receita proveniente do turismo na China deve cair 52% este ano, com o número de viagens a diminuir 43%, para 4,43 mil milhões, apontou a China Tourism Academy. Ainda assim, essa indústria começou a recuperar, uma vez que o surto doméstico de covid-19 no país está sob controle.

O primeiro grande teste para a recuperação do turismo na China surgiu na primavera, quando o país voltou a permitir deslocações internas de lazer durante o feriado de 1.º de maio e cerca de 80 milhões de chineses viajaram pelo país. Em julho, a China diminuiu as restrições a viagens e reabriu o turismo em grupo entre as províncias.

A Fortune avançou que, tanto o Governo chinês como a indústria de viagens do país encara o feriado de outubro como uma oportunidade para convencer os céticos sobre a segurança das viagens domésticas.

Dados da Organização das Nações Unidas para o Turismo (OMT) mostram que, no início deste mês, que 115 dos 217 destinos globais ​​começaram a reduzir as restrições de viagens para turistas estrangeiros. No final de agosto, 24 países reabriram totalmente as suas fronteiras aos chineses, permitindo-lhes entrar sem quarentena, indicou Wolfgang Georg Arlt, diretor do China Outbound Tourism Institute, num relatório sobre as viagens na China.

Contudo, mesmo com o recuo das medidas de contenção e das restrições, os turistas chineses – que representam a maior fonte mundial de viajantes estrangeiros – podem demorar para retornar ao estrangeiro.

No fim de setembro, os Centros de Controle de Doenças da China divulgaram um conjunto de diretrizes de segurança para viagens enquanto a pandemia se mantém, informando que a China apresenta um baixo risco de infeção por covid-19, mas que grande parte do resto do mundo apresenta alto risco de contágio.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Querem ver que agora o vírus ainda vai originar mais uma boa forma de receita para a China! Originaram o vírus, despacharam o vírus e agora fazem negócio como o mesmo mostrando ao mundo a paz social que o mesmo deixou, tudo muito estranho!

  2. Eu só acho interessante o seguinte, em todos os lugares a pandemia nao dá tregua, na Europa mesmo voltou a subir o numero do casos. E estranhamente na China que começou a disseminacao do VIRUS praticamente nao tem casos e nem mortes.

RESPONDER

Portugal quase a entrar na "zona vermelha de risco". Variante Delta prevalece em Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa está sobre pressão há algumas semanas, mas o resto do país também está prestes a entrar numa situação epidemiológica menos boa. A incidência nacional encontra-se próxima dos 120 casos por 100 …

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …