Wuhan, primeiro epicentro da covid-19, é o destino turístico mais popular da China

Roman Pilipey / EPA

O feriado do Dia Nacional da China, que iniciou a 01 de outubro e tem a duração de oito dias, marcará o maior movimento de pessoas desde antes da pandemia, permitindo ao país, onde surgiu pela primeira vez o novo coronavírus, mostrar que a vida voltou ao normal.

Durante a “Golden Week”, os viajantes chineses devem fazer 600 milhões de viagens domésticas, de acordo com um novo relatório da operadora de viagens chinesa Trip.com. “A procura turística reprimida durante nove meses provavelmente será libertada nesses oito dias”, referiu a empresa num comunicado enviado à Fortune.

O feriado, contudo, deve ficar aquém das 782 milhões de viagens que os chineses fizeram durante o mesmo período do ano passado. Apesar disso, devido à contenção de casos de covid-19 no país, as autoridades estão confiantes de que a indústria do turismo esteja pronta para continuar a sua recuperação.

“Estamos relativamente otimistas sobre a economia do turismo na segunda metade de 2020”, informou a China Tourism Academy num relatório recente.

De acordo com a Trip.com, a Yellow Crane Tower, em Wuhan – cidade onde surgiu a covid-19 – ficou em primeiro lugar na lista dos locais turísticos mais procurados para o feriado, seguida da Disneyland de Xangai e dos Guerreiros de Terracota de Xi’an.

A demanda de viagens para Wuhan demonstra a confiança dos turistas chineses no tratamento da pandemia no seu país. O governo chinês tem também alertado os cidadãos sobre os riscos das viagens internacionais, fazendo com que os turistas chineses continuem a adiar as deslocações ao exterior.

Em comparação com 2019, a receita proveniente do turismo na China deve cair 52% este ano, com o número de viagens a diminuir 43%, para 4,43 mil milhões, apontou a China Tourism Academy. Ainda assim, essa indústria começou a recuperar, uma vez que o surto doméstico de covid-19 no país está sob controle.

O primeiro grande teste para a recuperação do turismo na China surgiu na primavera, quando o país voltou a permitir deslocações internas de lazer durante o feriado de 1.º de maio e cerca de 80 milhões de chineses viajaram pelo país. Em julho, a China diminuiu as restrições a viagens e reabriu o turismo em grupo entre as províncias.

A Fortune avançou que, tanto o Governo chinês como a indústria de viagens do país encara o feriado de outubro como uma oportunidade para convencer os céticos sobre a segurança das viagens domésticas.

Dados da Organização das Nações Unidas para o Turismo (OMT) mostram que, no início deste mês, que 115 dos 217 destinos globais ​​começaram a reduzir as restrições de viagens para turistas estrangeiros. No final de agosto, 24 países reabriram totalmente as suas fronteiras aos chineses, permitindo-lhes entrar sem quarentena, indicou Wolfgang Georg Arlt, diretor do China Outbound Tourism Institute, num relatório sobre as viagens na China.

Contudo, mesmo com o recuo das medidas de contenção e das restrições, os turistas chineses – que representam a maior fonte mundial de viajantes estrangeiros – podem demorar para retornar ao estrangeiro.

No fim de setembro, os Centros de Controle de Doenças da China divulgaram um conjunto de diretrizes de segurança para viagens enquanto a pandemia se mantém, informando que a China apresenta um baixo risco de infeção por covid-19, mas que grande parte do resto do mundo apresenta alto risco de contágio.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Querem ver que agora o vírus ainda vai originar mais uma boa forma de receita para a China! Originaram o vírus, despacharam o vírus e agora fazem negócio como o mesmo mostrando ao mundo a paz social que o mesmo deixou, tudo muito estranho!

  2. Eu só acho interessante o seguinte, em todos os lugares a pandemia nao dá tregua, na Europa mesmo voltou a subir o numero do casos. E estranhamente na China que começou a disseminacao do VIRUS praticamente nao tem casos e nem mortes.

RESPONDER

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …