Marcelo reage a escuta no caso de Tancos: É bom que fique claro que o Presidente não é um criminoso

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República reiterou esta terça-feira nunca ter sido informado, por qualquer meio, sobre o alegado encobrimento na recuperação das armas furtadas de Tancos, e sublinhou que “é bom que fique claro” que “não é criminoso”.

“Nem através do Governo, nem através de ninguém no parlamento, nem através das chefias militares, nem através de quaisquer entidades de investigação criminal, civil ou militar, nem através de elementos da minha equipa, da Casa Civil ou da Casa Militar, nem através de terceiros, não tive”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa às televisões, à margem da Assembleia-geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

O chefe de Estado, que é comandante supremo das Forças Armadas, disse que soube que “a defesa de um dos implicados fez questão de afirmar expressamente que não envolvia o Presidente da República”.

“Espero que seja a última vez que falo sobre a matéria, até porque se aguarda a todo o momento a acusação, no caso de ela existir, e o que haja a investigar contra quem quer que seja, sem qualquer limitação, seja investigado”, afirmou.

O Presidente sublinhou que se trata dos “mesmos factos, os mesmos elementos”, de “há três ou quatro meses, que são representados”. “Mas para que não restem dúvidas, por uma questão, não só de honra pessoal, mas porque estou aqui a defender a posição de Portugal, é bom que não esteja a defender a posição de Portugal na Assembleia-geral das Nações Unidas ao mesmo tempo que surge uma vaga dúvida sobre se o Presidente é criminoso, é bom que fique claro que o Presidente não é criminoso”, frisou.

Vasco Brazão disse que Marcelo sabia de tudo

A TVI noticiou esta terça-feira que o major da PJ-Militar Vasco Brazão se referiu, numa escuta telefónica, ao Presidente da República, como o “papagaio-mor do reino”, que, segundo ele, sabia de tudo. Segundo conta o jornal i, o Ministério Público (MP) terá entendido que Vasco Brazão se referia ao Presidente da República.

Entretanto, a defesa de Vasco Brazão veio garantir que a referência em causa não pretendia visar Marcelo Rebelo de Sousa. “Apesar de o processo ainda estar em segredo de justiça, em defesa da verdade e da honra do Major Vasco Brazão, esclareço que a referência ao ‘papagaio-mor do reino’, que consta de uma escuta de uma conversa entre o meu cliente e a irmã, está descontextualizada e não teve em mente atingir o Sr. Presidente da República”, começou por explicar o advogado Sá Fernandes, em declarações à TVI.

“De resto, o meu representado não tem conhecimento que o Sr. Presidente da República estivesse a par dos factos relativos ao achamento do material de guerra furtado em Tancos”, esclareceu.

Em declarações à TSF, o jurista frisou que Vasco Brazão não tem qualquer indício de que Marcelo soubesse da operação. “Absolutamente perentório de que o major Vasco Brasão não tem nenhum elemento ou indicação ou suspeita de que o senhor Presidente da República tivesse conhecimento do que quer que fosse”, disse.

“Não metam o Presidente da República nisto, porque não tem nada a ver com isso”, pediu ainda Ricardo Sá Fernandes.

Sabe a SIC Notícias que existem várias escutas telefónicas no processo, mas que esta não consta da acusação. De acordo com a mesma estação televisiva, o MP vai concluir o despacho de acusação do caso do roubo de armas de Tancos até ao final desta quinta-feira.

O furto de armas de guerra nos paióis de Tancos foi divulgado em 29 de junho de 2017.

Um dos arguidos do processo é o ex-ministro da Defesa Nacional José Azeredo Lopes, que está proibido de contactar com os outros arguidos, com o seu ex-chefe de gabinete e com o antigo chefe de Estado Maior do Exército, general Rovisco Duarte.

Quase três meses após a divulgação do furto das armas, a Polícia Judiciária Militar (PJM) revelou o aparecimento do material, na região da Chamusca, a 20 quilómetros de Tancos, em colaboração com elementos do núcleo de investigação criminal da GNR de Loulé.

O processo de recuperação do material militar levou a uma investigação judicial, por suspeitas de associação criminosa, tráfico de armas e terrorismo no furto do armamento e durante a qual foram detidos o agora ex-diretor da PJM Luís Vieira e o antigo porta-voz da PJM Vasco Brazão e três militares da GNR, num total de oito militares.

Entre o material furtado estavam granadas, incluindo antitanque, explosivos de plástico e uma grande quantidade de munições.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. …..eh, eh, eh, eh, com tanta trapalhada na Tancofobia, querem ver que o Rebelo também vai de cana…..!!!!(✷‿✷)(✷‿✷)(✷‿✷)(✷‿✷)(✷‿✷)……só falta mesmo para ornamentar o “presepio”, o zé povito, pacientemente caminhando para as assembleias de voto, pedindo aos Deuses a fim dos capítulos das cenas democrático/anedoticas……..

  2. Um dia teremos o nosso Bolsonaro. Já faltou mais. Estas eleições vou votar no Tino de Rans e aconselho todos a fazerem o mesmo. Assim o poder político perceberia de uma vez por todas que estamos fartos.

  3. Eu não acredito em Marcelo Ribeiro de Sousa, votei nele e surpreendeu-me pela negativa…
    Ele já se virou e é unha e carne com Costa o traidor, para mais Marcelo tem o voto assegurado do PS. Marcelo parece mais um actor….
    Com outro Presidente da Répública, Costa estaria a tentar a fazer outra de descer tão baixo para ser 1.º ministro o que há pouco mais de 4 anos era impensávél, mas como perdeu juntou-se á extrema esquerda para ter mais deputados e assim foi 1.º ministro que arranjou empregos para os desempregados socialistas, boys, e familias e fez assim a assembleia familiar, é vergonhoso..
    Sou socialista sim, mas não voto em traidores, mentirosos, ganânciosos, e aproveitamento politico para seu umbigo…
    E a protecção dos corruptos e ladrões do povo!!!!
    Se votarem nesse o país vai cair no abismo.
    Não se esqueçam que são maçons, como existem em todos os ministérios e em empresas públicas…
    Já começou a censura estamos no caminho para uma ditadura…
    Viva Portugal, porqual é rico, mas torna-se pobre devivado aos corruptos e ladrões do povo.
    Eu não confio no que devia confiar, no PS, mas sou socialista mas não sou burro, não voto PS…

RESPONDER

Plano Outono-Inverno prevê hospitais covid free, testes rápidos e task-force para doentes não-covid

O Plano de Outono-Inverno do Ministério da Saúde foi divulgado esta segunda-feira. O documento será revisto a cada dois meses. O Plano da Saúde para o Outono-Inverno, divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), revela …

Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível. Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no …

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …