Director da PJ apanhado a avisar PJM da investigação no caso Tancos

Paulo Novais / Lusa

Militares à entrada dos Paióis Nacionais do Polígono Militar de Tancos

Escutas telefónicas efectuadas no âmbito da Operação Húbris, que investiga o modo como foram recuperadas as armas roubadas em Tancos, terão apanhado o então director da Polícia Judiciária (PJ), Almeida Rodrigues, a alertar o director da PJ Militar da altura, Luís Vieira, de que estava a ser investigado.

Esta informação foi apurada pelo jornal Sol junto de fontes da investigação. De acordo com o semanário, Almeida Rodrigues terá alertado o então director da PJ Militar em Dezembro de 2017.

Luís Vieira é um dos arguidos da Operação Húbris que investiga as circunstâncias em que as armas de guerra roubadas em Tancos apareceram. A recuperação das armas foi feita no âmbito de uma encenação preparada entre a PJM e o autor do assalto, um antigo militar indiciado por tráfico de droga e de armas.

Além de Luís Vieira, há outros militares e elementos da GNR sob suspeita e o Sol nota que quando receberam o alegado alerta de Almeida Rodrigues, decidiram “mudar de telemóveis e planear estratégias para confundir os investigadores da PJ“.

Almeida Rodrigues terá sido apanhado numa escuta a falar com Luís Vieira, um seu velho conhecido. Além disso, Almeida Rodrigues será “amigo do irmão do director da PJM, Fernando Vieira”, depois de ambos terem iniciado a carreira na PJ de Coimbra, como repara o Sol.

O antigo director da PJ nega estas alegações, garantindo ao semanário que só conversou com Luís Vieira a título formal.

“Falei apenas uma vez com Luís Vieira na qualidade de Director Nacional da PJ para o Director Geral da PJM, no sentido de ser cumprido o despacho da Procuradoria-Geral da República, segundo o qual a PJM devia coadjuvar a PJ na investigação sobre Tancos”, refere Almeida Rodrigues.

“Foi uma conversa institucional numa cerimónia oficial, a comemoração dos 700 anos da Marinha, a 12 de Dezembro”, assegura também. “Nessa altura, admito que tenha dito: ‘convosco ou sem vocês, vamos investigar isto até ao fim”, concluiu.

Almeida Rodrigues, que dirigiu a PJ desde 2008 até Maio de 2018, pode agora vir a ser constituído arguido na Operação Húbris “por favorecimento pessoal praticado por funcionário e violação do segredo de justiça”, aponta o Sol.

PSD e CDS admitem questionar António Costa

Entretanto, no âmbito desta investigação em torno da recuperação das armas, o jornal Expresso revela que o documento entregue pelo ex-chefe de gabinete do antigo ministro da Defesa ao Ministério Público (MP) pode comprometer o ex-governante.

Nesse documento, o ex-chefe de gabinete, o tenente-general Martins Pereira, corrobora a versão do ex-porta voz da PJ Militar, Vasco Brazão, confirmando ambos a encenação na recuperação das armas, como constata o Expresso.

Este dado pode revelar-se comprometedor para Azeredo Lopes que se demitiu do cargo de ministro da Defesa, em consequência do caso Tancos, mas afirmando desconhecer a operação de encenação.

Perante estes dados, o PSD e o CDS já vieram notar que admitem questionar o primeiro-ministro António Costa sobre o caso.

O documento entregue ao MP inclui uma “fita do tempo” que revela que o ex-Chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, que também se demitiu no âmbito do caso, impediu a entrada de inspectores da PJ na base de Santa Margarida, onde se encontravam as armas recuperadas, durante cerca de 5 horas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu penso que tudo isto ainda vai dar um bom filme digno das filmagens de Hollywood e de uma das maiores vergonhas da “democracia” em Portugal.

  2. É do conhecimento público que na região do Algarve desde há muito está alojada uma célula/base do grupo terrorista irlandês denominado “IRA” que está ligado ao tráfico internacional de armas e que fazem de Portugal a porta de entrada e passagem de armamento bélico. (cfr. https://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/actualidade/terroristas-do-ira-tinham-base-no-algarve=f545148)

    Estou convencido que este armamento tinha como destino o Algarve, onde está a base da organização terrorista “IRA”, e de lá para o estrangeiro.

RESPONDER

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …

Jogos Olímpicos: Lucas joga com máscara no rosto

Lucas Saatkamp, uma das figuras da seleção brasileira masculina de voleibol, utiliza máscara de proteção contra a COVID-19 durante os jogos em Tóquio. Quem assistiu ao grande jogo desta segunda-feira, o Brasil-Argentina, no torneio masculino de …

PS responde à letra: "O BE pode continuar a fazer a vista grossa aos avanços" no SNS

O PS rejeitou esta segunda-feira as críticas do BE sobre a fixação de profissionais no Serviço Nacional de Saúde, argumentando que o executivo tem sido "consistente" na valorização destes trabalhadores e apelando ao diálogo para …

Jogos Olímpicos: a "estrela" da casa já foi eliminada

Naomi Osaka não foi além dos oitavos-de-final do torneio feminino de ténis. Markéta Vondroušová foi a protagonista da surpresa. Era a líder do ténis mundial há pouco tempo, é a número 2 da tabela WTA e …

Wayne Rooney: lesionar o seu jogador e rodeado de mulheres

Jason Knight só deverá voltar a jogar no final de outubro, por causa de uma disputa de bola com o seu treinador. O ano 2021, pelo menos para já, não vai ficar na lista dos melhores …

Teoria dos dentes do "quebra-nozes" de Paranthropus desmentida

Um novo estudo vem deitar por terra a teoria do "homem quebra-nozes", que sugeria que o Paranthropus tinha enormes dentes posteriores para mastigar sementes e nozes. O Paranthropus ("Paralelo ao Homem") é um género extinto de …