Demissão de Rovisco Duarte terá sido imposta por novo ministro da Defesa

Miguel A. Lopes / Lusa

Rovisco Duarte

Rovisco Duarte apresentou a sua demissão ao ministro da Defesa, tendo sido João Gomes Cravinho quem o “empurrou” para a saída, avança o Observador.

Esta quarta-feira de manhã, o Chefe de Estado Maior do Exército, Rovisco Duarte, entregou um pedido de demissão ao ministro da Defesa. Mas, segundo o Observador, o pedido de demissão surgiu depois de uma espécie de ultimato de João Gomes Cravinho, o novo ministro da defesa.

Fontes que acompanharam o processo garantiram ao diário que, se Rovisco Duarte não se demitisse, teria muito provavelmente sido demitido, na sequência do escândalo do assalto a Tancos.

Rovisco Duarte justificou a sua saída com o momento político, dando sinais, numa mensagem enviada aos militares do ramo, que as motivações são menos pessoais do que à partida se sugeria. “A todos vós, e unicamente a vós, devo uma explicação: as circunstâncias políticas assim o exigiram“, escreve o general sobre a sua saída.

Num clima de várias contradições sobre o que levou Rovisco Duarte a apresentar a sua demissão, Marcelo Rebelo de Sousa preferiu manter-se à margem. Assim, em Vila Franca de Xira, o presidente da República limitou-se a dizer que “aquilo que está no sitio da presidência foi o que estava na carta” que recebeu em Belém da parte do general, ou seja, que foram suscitadas razões pessoais para deixar o cargo.

Marcelo disse que não tinha nada mais a acrescentar, a não ser que “foi apresentada” pelo general “a decisão de resignar” às funções que desempenhava apresentando “razões pessoais” para esse efeito.

Na carta, Rovisco acrescenta a ideia de que já esperava um mandato duro quando chegou ao cargo. “Quando assumi funções, estabeleci uma linha de ação para o meu comando que assentava sobre uma visão de modernidade, qualidade e equilíbrio entre os diferentes subsistemas que compõem o Exército. Sabia que iria ser uma campanha dura.”

No site da Presidência foi publicada uma nota e que se refere que o Presidente recebeu “uma carta do general Francisco José Rovisco Duarte, que, invocando razões pessoais, pede a resignação do cargo de Chefe de Estado-Maior do Exército”.

Segundo essa nota, “a carta foi transmitida ao Governo, a quem compete, nos termos constitucionais e da Lei orgânica das Forças Armadas, propor ao Presidente da República a exoneração de chefias militares, ouvido o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas”.

Fonte oficial do Exército acrescenta ainda que apenas o CEME apresentou um pedido de demissão.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Estou de acordo. Não devia ter esperado 2 dias, devia ter sido no dia da posse do novo ministro.
      Se fosse confirmado, ficaria de pedra e cal. Se fosse aceite a demissão – como nao podia deiixar de ser – ter-lhe-ia ficado muito melhor…

  1. Era óbvio que este CEME não podia continuar, tal como era óbvio que se iria/devia esperar pelo novo ministro – não podia nem devia ser um ministro demissionário a “fazer limpeza na casa”.
    Não creio – não quero acreditar – que tenha sido o novo ministro a “empurrá-lo”. Se assim foi, então este general é bastante menos inteligente do que deu mostras, e já não era muito…

  2. Mas o que eu queria mesmo saber é como aconteceu o roubo das armas. Mas disso ninguém fala. Devem pensar que somos todos estúpidos. Para a devolução foram precisos vários carros, mas para o roubo foi só um fulano que chegou ao paiol e trouxe tudo nos bolsos para a casa da avó.
    E outra coisa que não percebo e que tb ninguém questiona O Chefe de Gabinete do Ministro já tinha deixado de o ser à muito tempo, mas tinha o memorando em casa. O Militar Brazão tb não entregou o memorando quando da 1ª audição porque foi directo do aeroporto para a Judiciária, mas entregou-o posteriormente porque o tinha em casa. Então documentos oficiais saem dos departamentos aonde deveriam estar arquivados e estão nas casas particulares dos militares O Dr Sá Fernandes devia explicar isto muito bem explicado. Talvez voltar ao Programa do “OUTRO LADO” aonde era comentador entes de aceitar defender o Militar Brazão e explicar tudo isto muito bem explicado

  3. Sr. Ministro João Gomes Cravinho, Vai com Calma, Olha que estes Sr,s. tem o poder das Armas, Podem voltar a fazer um novo 25 de Abril.

  4. Razões pessoais! Como esta gente pensa que o povo é todo estúpido, de governo a militares têm-se andado a encobrir uns aos outros e acabaram por ficar todos chamuscados na fotografia e na prática está ainda por se saber como ocorreu o roubo!.

RESPONDER

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …