Demissão de Rovisco Duarte terá sido imposta por novo ministro da Defesa

Miguel A. Lopes / Lusa

Rovisco Duarte

Rovisco Duarte apresentou a sua demissão ao ministro da Defesa, tendo sido João Gomes Cravinho quem o “empurrou” para a saída, avança o Observador.

Esta quarta-feira de manhã, o Chefe de Estado Maior do Exército, Rovisco Duarte, entregou um pedido de demissão ao ministro da Defesa. Mas, segundo o Observador, o pedido de demissão surgiu depois de uma espécie de ultimato de João Gomes Cravinho, o novo ministro da defesa.

Fontes que acompanharam o processo garantiram ao diário que, se Rovisco Duarte não se demitisse, teria muito provavelmente sido demitido, na sequência do escândalo do assalto a Tancos.

Rovisco Duarte justificou a sua saída com o momento político, dando sinais, numa mensagem enviada aos militares do ramo, que as motivações são menos pessoais do que à partida se sugeria. “A todos vós, e unicamente a vós, devo uma explicação: as circunstâncias políticas assim o exigiram“, escreve o general sobre a sua saída.

Num clima de várias contradições sobre o que levou Rovisco Duarte a apresentar a sua demissão, Marcelo Rebelo de Sousa preferiu manter-se à margem. Assim, em Vila Franca de Xira, o presidente da República limitou-se a dizer que “aquilo que está no sitio da presidência foi o que estava na carta” que recebeu em Belém da parte do general, ou seja, que foram suscitadas razões pessoais para deixar o cargo.

Marcelo disse que não tinha nada mais a acrescentar, a não ser que “foi apresentada” pelo general “a decisão de resignar” às funções que desempenhava apresentando “razões pessoais” para esse efeito.

Na carta, Rovisco acrescenta a ideia de que já esperava um mandato duro quando chegou ao cargo. “Quando assumi funções, estabeleci uma linha de ação para o meu comando que assentava sobre uma visão de modernidade, qualidade e equilíbrio entre os diferentes subsistemas que compõem o Exército. Sabia que iria ser uma campanha dura.”

No site da Presidência foi publicada uma nota e que se refere que o Presidente recebeu “uma carta do general Francisco José Rovisco Duarte, que, invocando razões pessoais, pede a resignação do cargo de Chefe de Estado-Maior do Exército”.

Segundo essa nota, “a carta foi transmitida ao Governo, a quem compete, nos termos constitucionais e da Lei orgânica das Forças Armadas, propor ao Presidente da República a exoneração de chefias militares, ouvido o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas”.

Fonte oficial do Exército acrescenta ainda que apenas o CEME apresentou um pedido de demissão.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Estou de acordo. Não devia ter esperado 2 dias, devia ter sido no dia da posse do novo ministro.
      Se fosse confirmado, ficaria de pedra e cal. Se fosse aceite a demissão – como nao podia deiixar de ser – ter-lhe-ia ficado muito melhor…

  1. Era óbvio que este CEME não podia continuar, tal como era óbvio que se iria/devia esperar pelo novo ministro – não podia nem devia ser um ministro demissionário a “fazer limpeza na casa”.
    Não creio – não quero acreditar – que tenha sido o novo ministro a “empurrá-lo”. Se assim foi, então este general é bastante menos inteligente do que deu mostras, e já não era muito…

  2. Mas o que eu queria mesmo saber é como aconteceu o roubo das armas. Mas disso ninguém fala. Devem pensar que somos todos estúpidos. Para a devolução foram precisos vários carros, mas para o roubo foi só um fulano que chegou ao paiol e trouxe tudo nos bolsos para a casa da avó.
    E outra coisa que não percebo e que tb ninguém questiona O Chefe de Gabinete do Ministro já tinha deixado de o ser à muito tempo, mas tinha o memorando em casa. O Militar Brazão tb não entregou o memorando quando da 1ª audição porque foi directo do aeroporto para a Judiciária, mas entregou-o posteriormente porque o tinha em casa. Então documentos oficiais saem dos departamentos aonde deveriam estar arquivados e estão nas casas particulares dos militares O Dr Sá Fernandes devia explicar isto muito bem explicado. Talvez voltar ao Programa do “OUTRO LADO” aonde era comentador entes de aceitar defender o Militar Brazão e explicar tudo isto muito bem explicado

  3. Sr. Ministro João Gomes Cravinho, Vai com Calma, Olha que estes Sr,s. tem o poder das Armas, Podem voltar a fazer um novo 25 de Abril.

  4. Razões pessoais! Como esta gente pensa que o povo é todo estúpido, de governo a militares têm-se andado a encobrir uns aos outros e acabaram por ficar todos chamuscados na fotografia e na prática está ainda por se saber como ocorreu o roubo!.

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …