/

SwissLeaks: portuguesa de Vila Real com 227 milhões no HSBC

Os portugueses com mais dinheiro depositado no banco HSBC, na Suíça, são meros desconhecidos. É o que se depreende depois da divulgação do nome dos proprietários das maiores fortunas lusas na filial suíça do Banco britânico, no âmbito do caso conhecido como SwissLeaks.

O site Maka Angola, um projecto do jornalista angolano Rafael Marques de Morais que visa lutar contra a corrupção, teve acesso aos dados da investigação liderada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas, integrado por 140 profissionais de todo o planeta.

E, de acordo com a listagem consultada pelo Maka Angola, a maior fortuna portuguesa é detida por uma tal Sílvia Ruivo Caçador, de Vila Real, que possuirá 227 milhões de euros numa conta do HSBC.

Seguem-se Joaquim António Amaro da Cruz, de Castelo Branco, com 196 milhões de euros, e Rosa Maria Pinho Amaro da Cruz da Silva, de Santos-o-Velho, com 163,73 milhões de euros.

Há ainda outro português com uma fortuna de 143 milhões de euros cujo nome não foi divulgado, por estar a ser alvo de uma investigação em França.

Américo Amorim, considerado o homem mais rico de Portugal, terá apenas 4,4 milhões de euros depositados no banco na Suíça.

Em termos institucionais, a Espírito Santo Activos Financeiros, SGPS, SA, uma das empresas do caído em desgraça Grupo Espírito Santo, lidera com duas contas bancárias com depósitos de 308 milhões de euros.

O site nota ainda a existência de uma luso-angolana de nome Elsa Maria Matos Almeida Teixeira, que será dona de casa e que terá uma fortuna de 27,7 milhões de euros. Este facto de ser dona de casa será comum a muitas outras mulheres clientes do HSBC, assim identificadas pelo Banco apesar de terem diversas profissões e/ou de serem herdeiras e princesas.

O Maka Angola revela também que há 32 milhões de euros, depositados em contas do HSBC, pertencentes a angolanos e que a maioria desse dinheiro é de pessoas envolvidas no comércio de diamantes, algumas das quais também traficantes de droga e suspeitas de corrupção e de evasão fiscal.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.