SwissLeaks: portuguesa de Vila Real com 227 milhões no HSBC

Os portugueses com mais dinheiro depositado no banco HSBC, na Suíça, são meros desconhecidos. É o que se depreende depois da divulgação do nome dos proprietários das maiores fortunas lusas na filial suíça do Banco britânico, no âmbito do caso conhecido como SwissLeaks.

O site Maka Angola, um projecto do jornalista angolano Rafael Marques de Morais que visa lutar contra a corrupção, teve acesso aos dados da investigação liderada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas, integrado por 140 profissionais de todo o planeta.

E, de acordo com a listagem consultada pelo Maka Angola, a maior fortuna portuguesa é detida por uma tal Sílvia Ruivo Caçador, de Vila Real, que possuirá 227 milhões de euros numa conta do HSBC.

Seguem-se Joaquim António Amaro da Cruz, de Castelo Branco, com 196 milhões de euros, e Rosa Maria Pinho Amaro da Cruz da Silva, de Santos-o-Velho, com 163,73 milhões de euros.

Há ainda outro português com uma fortuna de 143 milhões de euros cujo nome não foi divulgado, por estar a ser alvo de uma investigação em França.

Américo Amorim, considerado o homem mais rico de Portugal, terá apenas 4,4 milhões de euros depositados no banco na Suíça.

Em termos institucionais, a Espírito Santo Activos Financeiros, SGPS, SA, uma das empresas do caído em desgraça Grupo Espírito Santo, lidera com duas contas bancárias com depósitos de 308 milhões de euros.

O site nota ainda a existência de uma luso-angolana de nome Elsa Maria Matos Almeida Teixeira, que será dona de casa e que terá uma fortuna de 27,7 milhões de euros. Este facto de ser dona de casa será comum a muitas outras mulheres clientes do HSBC, assim identificadas pelo Banco apesar de terem diversas profissões e/ou de serem herdeiras e princesas.

O Maka Angola revela também que há 32 milhões de euros, depositados em contas do HSBC, pertencentes a angolanos e que a maioria desse dinheiro é de pessoas envolvidas no comércio de diamantes, algumas das quais também traficantes de droga e suspeitas de corrupção e de evasão fiscal.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …