Amnistias safaram 900 milhões. Fisco só recuperou 0,3% do SwissLeaks

O Fisco português só conseguiu recuperar 272 mil euros dos 900 milhões de euros que os portugueses apanhados no escândalo SwissLeaks tinham escondidos no banco HSBC, na Suíça. Isto porque grande parte deles foram amnistiados por medidas tomadas nos Governos de José Sócrates e Passos Coelho.

No primeiro balanço efectuado aos casos dos portugueses que foram apanhados no escândalo internacional de fuga aos impostos que ficou conhecido por SwissLeaks, fica a certeza de que a maioria deles escapou a sanções por ter aderido a amnistias fiscais.

Os jornais Expresso e Público tiveram acesso ao relatório de combate à fraude e evasão fiscal que revela que dos 900 milhões de euros apanhados no SwissLeaks, relativos a 611 contas com ligações a Portugal, só foram recuperados 272 mil euros.

A maioria dos contribuintes apanhados no esquema de evasão fiscal já tinha aderido às amnistias implementadas pelo chamado Regime Excepcional de Regularização Tributária, que foi lançado pelos Governos de José Sócrates e de Pedro Passos Coelho em 2005, 2010 e 2012.

Isto significa que quando foram “apanhados” no SwissLeaks, “a maior parte dos indivíduos identificados já tinham encerrado as contas, tendo aderido aos sucessivos RERT (as amnistias fiscais), repatriando os montantes para Portugal”, refere o relatório, citado pelo semanário Expresso.

Estes contribuintes tiveram que pagar uma taxa fiscal para regularizarem a sua situação, ficando livres de quaisquer sanções penais. Os restantes renderam ao Fisco 272 mil euros.

O dito relatório menciona que decorrem 50 acções de investigação relativas a 88 sujeitos no âmbito deste caso.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. … outro achado acológico das instituições portuguesas. Se não se inscreveu na do … ctt paga 88€ de multa e, e, e … Portugal continua á frente dos países mais corruput… do mundo.

  2. És teso?.. Paga! Arrota c’os milhões!!.. E não bufes, senão pagas mais.

    És rico?.. Epá, sempre fomos amigos! Em que é que te posso ajudar? Fisco? O que é isso?

  3. Depois não há dinheiro para pagar aos professores…Dinheiro há, mas as prioridades são outras…Bem mais obscuras….

  4. pablo escobar era um mero aprendis ,ope desta gente que se movimenta nas cupulas dos partidos e na politica portuguesa,as vezes penso em qual sera a opiniao pessoal dos dirigentes dos outros paises da europa ??

RESPONDER

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …