Inspectora das Finanças tem conta milionária no HSBC

-

Uma chefe de equipa da Inspecção-Geral das Finanças está a ser investigada, depois de ter sido “apanhada” no escândalo Swissleaks. Esta inspectora terá uma conta milionária no banco suíço HSBC.

Foi a TVI que apurou que o nome desta alta funcionária do Estado consta da lista dos 611 portugueses que terão recorrido ao banco HSBC, em Genebra. A instituição foi apanhada no meio de uma investigação de fraude fiscal, envolvendo milhões de euros e inúmeros clientes, entre anónimos e famosos.

Neste caso em particular, a inspectora das Finanças Filomena Martinho Bacelar terá contas da ordem dos 2,3 milhões de euros, juntamente com dois familiares.

Este montante estará associado a duas empresas “offshore”, a Pernel Enterprises Limited e a Bordel Investment Holdings Limited, ambas com sede nas Ilhas Virgens Britânicas, conforme adianta a TVI.

A estação descobriu ainda que a Bordel Investment Holdings Limited é detentora de uma empresa sediada em Lisboa, a Search House Imobiliária Unipessoal Limitada, que será gerida pela advogada Ana Oliveira Bruno

A advogada esteve relacionada com o processo “Monte Branco“, que investigou crimes de fraude fiscal e de branqueamento de capitais.

O Correio da Manhã adianta entretanto, citando “fonte da Administração Fiscal”, que as autoridades estão já a analisar a situação, nomeadamente o “envolvimento deste alto quadro do Estado”.

Antes de ter chegado à Inspecção-Geral das Finanças, Filomena Martinho Bacelar trabalhou em empresas como a Metro do Porto, a Águas de Portugal, a ANA, a Parque Expo 98, a Docapesca e o Hospital Distrital de Santarém, conforme adiantam vários órgãos de informação.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Bordel investiments
    Ora aqui está um nome a preceito que define bem o que se passa neste cantinho
    Gostava de ver a cara dela quando soube que tinha tanto dinheiro, alguem a quer comprometer, porque não sabia de nada, sempre viveu humildemente com o magro vencimento de funcionaria publica.
    Até ás eleições o que será que mais nos vai ser revelado, isto está podre.

  2. Qual é a credibilidade que todos estes governos dão ao cidadão comum quando o sistema fiscal é o próprio a infringir a lei?
    Para que está senhora quer tanto dinheiro SUJO, pois porque elanão paga impostos?

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …