Não há motivos para afastar chefe das Finanças apanhada com 1,5 milhões na Suíça

A Procuradoria-Geral da República e o ministério das Finanças consideram que não há motivos para afastar Filomena Bacelar do cargo de chefe de equipa da Inspecção Geral de Finanças (IGF), embora a dirigente tenha sido “apanhada” no caso Swissleaks, um escândalo de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

SwissLeaks

Filomena Bacelar foi alvo de um inquérito da Procuradoria-Geral da República (PGR) depois de uma notícia da TVI ter divulgado, em Março de 2015, que ela teria 1,5 milhões de euros na sucursal do HSBC em Genebra.

Uma informação divulgada no âmbito da investigação ao caso Swissleaks que apurou que o dinheiro de Filomena Bacelar no banco suíço estava associado a duas offshores, a Pernell Enterprises Limited e a Bordel Investments Holding Limited.

Esta última empresa surgia como proprietária da Searchouse Imobiliária que tinha sede num “espaço gerido por Ana Bruno, a advogada que tem sido ligada à rede de fraude fiscal e branqueamento de capitais Monte Branco“, refere o Público.

Estes dados originaram a abertura de um inquérito disciplinar na PGR, após solicitação da anterior ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. Mas as conclusões determinaram que não havia razões para afastar Filomena Bacelar do cargo, conforme realça o Público.

Filomena Bacelar foi assim, reconduzida como chefe de equipa da IGF em Janeiro deste ano, mesmo que as investigações em torno dos 611 clientes portugueses apanhados no Swissleaks continuem relativamente a eventuais responsabilidades criminais.

“Actualmente, com os dados disponíveis e com o enquadramento urdido, nada existe do ponto de vista legal que obste ao pleno exercício da licenciada Filomena Martinho Bacelar das atribuições inscritas no seu estatuto funcional”, salienta uma nota do ministério das Finanças citada pelo Público.

“As matérias com eventual relevância criminal, como já foi tornado público, encontram-se em análise no âmbito de averiguação preventiva“, salienta por seu lado a PGR, segundo o mesmo jornal.

O facto de ainda haver investigações em curso está a causar “mal-estar interno” nas Finanças, segundo o diário que refere que já foram inclusive “enviadas denúncias” sobre a situação ao ministro das Finanças.

ZAP

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. Conclusão quem paga sempre é o contribuinte comum. Se é funcionário de alto cargo publica sai impune!! É inacreditável, este país pelo caminho que vai seremos outra Venezuela, daqui a nada vão surgir raptos e assassinatos perpetuados por funcionários públicos e nO se passa NADA… este tipos de PS /esquerda metem + do nojo metem ASCO. Se fosse o PSD já estava a cair TUDO em cima agora como são os de esquerda NADA…

    • O que é que tem o cu a ver com as calças TSDM? Ou tsdm quer dizer “tem sempre de morder” e morde mesmo em quem não tem nada a ver com o assunto?

    • É preciso ter lata……esta senhora nada têm de esquerda,pelo contrário,ela é mesmo da seita que deixou o governo ainda pouco tempo,e sabes que mais,e amiga pessoal de algumas de figuras de topo,do gang…mas mais não te digo!

    • Vem comentar só para difamar a esquerda não é? Por acaso leu a notícia toda? Não leu de certeza porque você não olha a meios para atingir os fins. Na notícia menciona: “Estes dados originaram a abertura de um inquérito disciplinar na PGR, após solicitação da anterior ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. Mas as conclusões determinaram que não havia razões para afastar Filomena Bacelar do cargo, conforme realça o Público.” Afinal o problema já vem do anterior governo mas isto não leu.

  2. Esquerda , Centro ou Direita para a grande maioria do povo são todos iguais, mudam de cor como quem muda de meias, tão depressa apertam mãos como de seguida apertam pescoços !!! Tudo uma cambada de parasitas que nada produzem encarregues muitas vezes de cargos de máxima responsabilidade para o qual não têm a mínima competência !!! Venham agora os esbirros aproveitar o calor do verão e mandar areia para os olhos afirmando vezes sem conta que a Direita é a solução .. kkkkkkk !!! Enquanto não se fizer uma revolução (a que deveria ter sido feita em 25 de Abril de 1974 e nunca aconteceu) neste pais para que saiamos da UE que têm empobrecido este pais com as sua politicas castradoras e manipuladoras que nos retiram soberania, enquanto não fizermos uma profunda alteração á constituição nada irá mudar neste pais de mansos á beira mar plantado, governado pelo Sr. Cunha auxiliado pela Srª Tachinho. Iremos continuar a ver atropelos á justiça e constituição quase que diariamente. O povo dorme, anseio pelo dia que acordem desta dieta de futebol, reality shows e pokemons !!!!

  3. Ladrão é o que rouba uma maça porque tem fome. Quem tem mais de um milhão, foi um pequeno desvio INSIGNIFICANTE. Fidel tem razão, só encostados a um muro.

  4. Será que uma chefe de equipa da Inspecção Geral de Finanças ganha tanto assim que consegue poupar 1,5 milhões de euros? Mesmo que seja esse o facto, este montante mostra-se escandaloso para o público em geral e pode dar a ideia que há um movimento para a legalização da corrupção dentro de determinados círculos sociais.

    • Donde vem esse dinheiro não sei mas que é para fugir ao Fisco ao qual ela tem um cargo de chefia (vá-se lá saber do quê), é!

  5. Então fuga aos impostos não é crime? Ainda para mais uma chefe das Finanças? Em que país vivemos? Só se for prima do Costa ou do Sócrates, que eles protegem-se todos uns aos outros. Ou pelo menos é do mesmo partido, logo o que ela fez deixa de ser crime.

  6. Então a fuga aos impostos já não é crime? Ou a senhora é prima do Costa ou do Sócrates? Pelo menos será do mesmo partido. Há a natural tendência de se protegerem uns aos outros.

  7. Ta tudo feito, juízes, chefes de finanças,politicos, é tudo a gamar o contribuinte. So digo isto: tenho vergonha da justiça no meu pis, isto esta uma merda, e tudo a roubar e nada acontece.

  8. Ta tudo feito, juízes, chefes de finanças,politicos, é tudo a gamar o contribuinte. So digo isto: tenho vergonha da justiça no meu pais, isto esta uma merda, e tudo a roubar e nada acontece.

  9. Bem, uma coisa é certa, que é uma grande artista lá isso é.
    Como alguém já disse, ela se tivesse noção e vergonha nem se sentiria bem e demitia-se. Por outro lado, se foi alvo de inspecção interna e legalmente nada lhe podem imputar então há que rever a Lei…

  10. Se um português roubar uma galinha ui 1 ou dois anos de prisão não o livram outros roubam milhões ainda são aplaudidos não haverá aqui interesse de meter mais algum no bolso

  11. Com este caso e outros parecidos, o melhor é a comunicação social não os divulgar. Ferem a dignidade dos mais “pequenos”.

  12. Uiii…a causar “mal-estar interno” nas Finanças? Uiiiiii…que cambada de ladrões que para ali anda…têm que ser apanhados todos, todos, todos…inclusivé os que ajudam imigrantes ilegais a conseguir documentos a troca de uns “favorzinhos”.

  13. A notícia está dada de forma dúbia, levantando muitas dúvidas. Não seria mais ético que o autor do texto explicasse de forma simples e clara qual o crime cometido por Filomena Bacelar ? O facto da visada estar na lista do Swissleaks, nada prova. Será preciso confirmar a notícia, a proveniência do valor, e se tem pago os impostos devidos.
    Se foi provado o ilícito aqui indiciado, então é muito grave que a justiça nada tenha feito.

  14. Ricos exemplos que esta Chefe de Finanças dá aos contribuintes. E depois querem que sejamos nós a pedir e a apresentar recibos de tudo e mais alguma coisa? Este país virou uma anarquia.

  15. Esquerda ou direita não interessa. Quanto mais pobre o país mais leis são criadas. Os gatunos são sempre os mesmos: os que ocupam cargos de poder. Burros somos todos nós. Até quando vamos continuar a ser um povo de brandos costumes? Já ofende!!!!!!!!!!!

RESPONDER

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …