Inspetora das Finanças apanhada no caso Swissleaks está a auditar as PPP

A Inspeção-Geral de Finanças (IGF) reconduziu, nos últimos dois anos, a inspetora apanhada no caso SwissLeaks, tendo funções no controlo do setor empresarial do Estado e das Parcerias Público-Privadas (PPP).

SwissLeaks

Segundo o jornal Público, a inspetora da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) Filomena Martinho Bacelar, apanhada em 2015 no escândalo Swissleaks com uma conta milionária no HSBC, foi reconduzida internamente ao longo dos últimos dois anos.

A inspetora, que teria contas no banco suíço na ordem dos 2,3 milhões de euros, dinheiro que estava associado a duas offshores, a Pernell Enterprises Limited e a Bordel Investments Holding Limited, foi sujeita a um inquérito disciplinar na Procuradoria-Geral da República, mas as conclusões determinaram que não havia razões para a afastar do cargo.

Este domingo, o Público escreve que Filomena Martinho Bacelar tem responsabilidades no controlo do setor empresarial do Estado e das Parcerias Público Privadas (PPP).

Recorde-se que a Inspeção-Geral de Finanças foi a entidade responsável por auditar o “apagão” fiscal dos dez mil milhões de euros em transferências para offshores.

Em declarações ao diário, a IGF realça que a inspetora não faz controlo tributário e que as suas funções passam apenas pela avaliação do desempenho da própria entidade e pelo apoio técnico ao gabinete do inspetor-geral.

Além disso, juntamente com outros responsáveis, tem à sua responsabilidade projetos que visam “promover a transparência na gestão das empresas públicas” e “contribuir para a boa execução financeira dos contratos de PPP e de outros contratos de concessão”.

A IGF justifica ainda a recondução no cargo com o parecer da PGR e com o argumento do “princípio constitucional da presunção de inocência, bem como os princípios éticos de independência, objetividade e transparência”.

611 portugueses com contas no banco HSBC ficaram no radar do Fisco português desde o surgimento deste escândalo por alegados esquemas de evasão fiscal.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Percebe-se a presunção de inocência mas não deve haver mecanismos para se evitar este tipo de situações?

    Afinal como se justifica o enriquecimento? não pode ter sido decorrente de “corrupção”? e neste cargo a probabilidade de novo ato ilícito não é elevado?

    Afinal o Estado tem que dar o exemplo…

    • O dinheiro não era da dita senhora mas sim do marido e do sogro. os media estão cada vez pior, vão esmiuçar coisas que não lembram a ninguém, só para arranjar noticia inventam mentiras, pobre deste pais.

      • Ó montador

        Se o dinheiro não era dela e era do marido e do sogro como refere , porque raio é ela era a titular da conta? Faz algum sentido?
        Será isto transparência?

        • não é titular da conta, é casada com o titular da conta, mais vem do governo de Passos Coelho se não fosse competente já o António Costa a tinha posto a andar, a dita pessoa não me é próxima, nem tem qualquer ligação familiar ou económica, mas conheço a situação, e é desagradável acusar qualquer pessoa injustamente.

      • Oh Montador!!!!

        Eu com alguma paciência vou tentar explicar-lhe que o dinheiro dos impostos é seu, meu e de mais 10 milhões de portugueses!!!

        Ou funcionários das finanças lindam com o nosso dinheiro!

        Quando ele é mal gerido quem sai prejudicado somos nós onde você esta incluído!

        Fiscalizar, “esmiuçar”, é obrigação de quem paga para quem lida não se tentar!

        Se não houver razão há os tribunais para condenar ou absolver!!!!

        Percebeu?

        Quando existe pessoas menos atentas a tentação aumenta e os números da corrupção tornasse normal.

        • não é titular da conta, é casada com o titular da conta, mais vem do governo de Passos Coelho se não fosse competente já o António Costa a tinha posto a andar, a dita pessoa não me é próxima, nem tem qualquer ligação familiar ou económica, mas conheço a situação, e é desagradável acusar qualquer pessoa injustamente.

          • Pois, é casada com o titular da conta, trabalho no fisco e, obviamente, não sabe de nada, nem que o marido tem uma “poupança” deste tamanho.

            E evidentemente acredita no Pai Natal.

RESPONDER

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …