SwissLeaks: português com 143 milhões no HSBC investigado

Barry Caruth / Flickr

Sede do HSBC em Canary Wharf, Londres

O escândalo em torno da filial suíça do banco britânico HSBC continua a dar que falar e sabe-se agora que o português com mais dinheiro na instituição está a ser investigado pelas autoridades franceses, o que leva a que o seu nome não esteja a ser divulgado.

Um dos jornalistas ligados ao consórcio internacional que está a investigar o chamado caso “SwissLeaks“, marcado por uma fraude fiscal de milhões de euros no HSBC de Genebra, revelou ao Diário de Notícias que o português que terá cerca de 143 milhões de euros no Banco estará a ser alvo de uma investigação em França.

Este facto terá determinado que o seu nome tenha sido rasurado na lista com os clientes implicados neste alegado esquema que decorreu entre 2006 e 2007, envolvendo mais de 180 mil milhões de euros dissimulados em empresas offshores no Panamá e nas Ilhas Virgens Britânicas.

Há diversas celebridades implicadas, nomeadamente David Bowie, Tina Turner, Phil Collins, John Malkovich, entre outros, mas também traficantes de armas, de diamantes e até o entretanto falecido Oussama Bin Laden.

Quanto a Portugal, haverá 611 clientes com ligações a território nacional envolvidos, 220 dos quais terão nacionalidade portuguesa, de acordo com o que revela o Diário de Notícias. O jornal também refere que “não significa que todos tenham fugido ao fisco” e que “pode haver contas legítimas“.

O Jornal de Negócios revela, entretanto, que entre 2006 e 2012 entraram em Portugal 4,6 mil milhões de euros, provenientes da Suíça, no âmbito do Regime Especial de Regularização Tributária (RERT) criado pelo governo de José Sócrates como uma amnistia fiscal que visava recuperar dinheiro do estrangeiro para território luso. Terá sido assim que o amigo do ex-governante, Carlos Santos Silva, recuperou para contas nacionais 23 milhões de euros.

O montante é significativamente superior aos cerca de 800 milhões de euros que foram descobertos no âmbito do SwissLeaks como provenientes de clientes portugueses. Mas a origem do dinheiro que chegou a Portugal, no âmbito do RERT, não é conhecida, dado que foi garantido à partida, aquando da aplicação desta amnistia fiscal que permitiu um encaixe de 387 milhões de euros aos cofres públicos.

Entretanto, o antigo funcionário do HSBC que deu origem à fuga de informação que despoletou a investigação SwissLeaks refere, citado pelo jornal francês Le Parisien, que isto é apenas a “ponta do icebergue“. Hervé Falciani frisa que a Administração Fiscal francesa possui “muito mais” dados sobre esta alegada fraude.

Hervé Falciani é alvo de um mandado de captura internacional, lançado pela Suíça, sob a acusação de violação do segredo bancário, e o antigo informático do HSBC pede mais protecção, notando que só assim se pode combater a “impunidade” dos poderosos.

Em entrevista ao canal suíço RTS, Hervé Falciani defende que seja criado “um estatuto” baseado nos casos de pessoas como ele que agem denunciando um crime.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fraude de notícia… David Bowie, Tina Turner, Phil Collins, John Malkovich são CIDADÕES FISCAIS SUIÇOS (é público para quem esteja atento) pois mudaram a residência para a Suiça a troco de uma mais baixa taxa de imposto. Fizeram muito bem. Eu só não faço porque não ganhei esse dinheiro!

RESPONDER

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …