Amigo de Sócrates só declarou 4,7 milhões, mas tem 23 na Suíça

José Sena Goulão / Wikimedia

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O empresário Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates que se encontra também em prisão preventiva, terá declarado às Finanças rendimentos muito inferiores ao avultado património de que será proprietário. Uma discrepância divulgada pelo jornal Público.

De acordo com dados recolhidos pelo diário, Carlos Santos Silva declarou como rendimentos do trabalho, nos últimos 18 anos, 4,7 milhões de euros, embora tenha, alegadamente, recolhido 23 milhões de euros em contas bancárias na Suíça.

O Público teve acesso a informações da Autoridade Tributária, através de documentos emitidos pelas empresas  para as quais Carlos Santos Silva prestou serviços, sendo também sócio de algumas delas, para concluir que os rendimentos declarados pelo empresário ficam “aquém” do valor que “terá transferido da Suíça para Portugal ao abrigo de um programa de regularização tributária”.

Desses 23 milhões de euros transferidos, um determinado montante estará distribuído por várias contas bancárias, enquanto outra parte terá sido investida em imóveis, designadamente em três apartamentos adquiridos à mãe de José Sócrates.

O jornal atesta que 2009 foi o ano em que Carlos Santos Silva declarou mais rendimentos, especificamente 865 mil euros, dos quais 325 mil euros ter-lhe-ão sido pagos pela empresa Lena, Engenharia e Construção SA.

Carlos Santos Silva está em prisão preventiva, tal como José Sócrates, no âmbito da chamada Operação Marquês que investiga suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …