Amigo de Sócrates só declarou 4,7 milhões, mas tem 23 na Suíça

José Sena Goulão / Wikimedia

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O empresário Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates que se encontra também em prisão preventiva, terá declarado às Finanças rendimentos muito inferiores ao avultado património de que será proprietário. Uma discrepância divulgada pelo jornal Público.

De acordo com dados recolhidos pelo diário, Carlos Santos Silva declarou como rendimentos do trabalho, nos últimos 18 anos, 4,7 milhões de euros, embora tenha, alegadamente, recolhido 23 milhões de euros em contas bancárias na Suíça.

O Público teve acesso a informações da Autoridade Tributária, através de documentos emitidos pelas empresas  para as quais Carlos Santos Silva prestou serviços, sendo também sócio de algumas delas, para concluir que os rendimentos declarados pelo empresário ficam “aquém” do valor que “terá transferido da Suíça para Portugal ao abrigo de um programa de regularização tributária”.

Desses 23 milhões de euros transferidos, um determinado montante estará distribuído por várias contas bancárias, enquanto outra parte terá sido investida em imóveis, designadamente em três apartamentos adquiridos à mãe de José Sócrates.

O jornal atesta que 2009 foi o ano em que Carlos Santos Silva declarou mais rendimentos, especificamente 865 mil euros, dos quais 325 mil euros ter-lhe-ão sido pagos pela empresa Lena, Engenharia e Construção SA.

Carlos Santos Silva está em prisão preventiva, tal como José Sócrates, no âmbito da chamada Operação Marquês que investiga suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …

Portugal com mais 1.298 casos e quatro mortes

Esta sexta-feira, Portugal registou 1.298 novos casos e quatro mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.298 casos e …

Parlamento aprova prorrogação das moratórias bancárias até final do ano

O alargamento aplica-se aos "particulares e para as empresas que desenvolvem a sua atividade em setores especialmente afetados pela pandemia de covid-19". O Parlamento aprovou, esta sexta-feira ,a prorrogação e alargamento das moratórias bancárias, que terminavam …

Tribunal belga obriga AstraZeneca a entregar 50 mihões de doses de vacina à UE

A AstraZeneca vai ter que entregar 50 milhões de doses da vacina para a covid-19 à União Europeia. A entrega deve ser efetuada até 27 de setembro. A justiça belga ordenou, esta sexta-feira, à farmacêutica …

"Dois terços dos problemas estão na Área Metropolitana de Lisboa", justifica Costa

O primeiro-ministro, António Costa, justificou esta sexta-feira a necessidade de tomar medidas localizadas em Lisboa para evitar que o agravamento da situação epidemiológica se alastre.  Em Bruges, na Bélgica, à margem da sessão de encerramento do …

CDS critica “enorme infelicidade” do Presidente e "comunicação desastrosa" do Governo

O CDS-PP criticou hoje as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando disse que no que depender dele não haverá "volta atrás" no desconfinamento, considerando-as de “uma enorme infelicidade”, lamentando também a …

Astronautas entraram pela primeira vez na nova estação espacial chinesa

Três astronautas chineses começaram, esta sexta-feira, a fazer da nova estação espacial da China o seu lar, um dia depois de ali terem chegado, num lançamento bem-sucedido, que marcou um novo avanço no ambicioso programa …

Homicida de Bruno Candé tinha plena consciência dos seus atos. MP quer 22 anos de prisão

Evaristo Marinho, o homicida de Bruno Candé, tinha plena consciência dos seus atos quando cometeu o crime, lê-se no relatório do Instituto Nacional de Medicina Legal. O Ministério Público quer 22 anos de prisão. O Ministério …