Novo surto em lar de Cascais. Autarca ameaça parar autocarros de Sintra e Oeiras

PSD / Flickr

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, ameaçou impedir a entrada de autocarros provenientes de Sintra e Oeiras no concelho, obrigando os passageiros a trocar para autocarros da autarquia e a medir a temperatura antes de prosseguir viagem.

A partir desta quarta-feita, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) reforça a oferta de transportes públicos, sobretudo de autocarros, permitindo que a capacidade fique a 90% do que existia no mesmo período do ano passado. Porém, segundo o autarca de Cascais, isso não é suficiente.

Num artigo de opinião publicado no jornal i, Carlos Carreiras escreveu que se a AML não colocar carreiras a 100% até ao final desta semana tomará “medidas drásticas” na segunda-feira.

“Como Autoridade Municipal de Transportes, mas sem poder de intervenção nas rotas intermunicipais, recuso-me a ficar de braços cruzados e a assistir à multiplicação descontrolada de potenciais cadeias de transmissão nos nossos transportes”, afirmou.

“Todas as rotas intermunicipais serão paradas à entrada de Cascais. Os passageiros farão testes de temperatura e farão, depois disso, transbordo para rotas municipais”, explicou o autarca do PSD.

Segundo Carlos Carreiras, estas medidas salvaguardam a saúde de todos aqueles que utilizam transportes públicos. “Não pode continuar a acontecer aquilo que está acontecer que é virem autocarros cheios sem qualquer tipo de cumprimento de regras”, afirmou.

O autarca acusou a AML de pôr em causa a saúde pública “para poupar 150 milhões de euros” e disse que os trabalhadores correm o risco de ficar infetados com novo coronavírus ou, encontrando-se assintomáticos, de infetar outros “por falha do Estado”.

Para Carlos Carreiras, é necessária “uma coligação nacional” de resposta à pandemia, que deve começar “com coligações regionais”. “Não é por acaso que a Área Metropolitana de Lisboa é, aos dias de hoje, o ponto focal da infeção no nosso país. Na AML, o maior eixo demográfico, económico e industrial do país, as pessoas trabalham no concelho A, vivem na cidade B e, não raras vezes, consomem bens e serviços no município C”, notou.

Esta manhã, em declarações à Rádio Observador, o autarca de Cascais confirmou a existência de mais um surto num lar do concelho além do verificado em São Domingos de Rana, que tem 47 casos confirmados (41 utentes e 6 funcionários).

O novo surto, em Alcabideche, terá começado numa funcionária. Há seis pessoas infetadas (duas funcionárias e quatro utentes).

“A situação está a ser controlada. Estamos todos a correr atrás do assunto”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Presidente da Câmara enlouqueceu, não tem nenhuma cobertura legal para estas ameaças que só prejudica Cascais, atua como se fosse um soba no interior da África. Será que ele julga realmente que tem autoridade para isto?

  2. Enlouqueceu. Será que o Presidente da Câmara de Cascais julga ter autoridade legal para isto? Está a prejudicar Cascais com estes disparates.

  3. Já no ano passado tinha sugerido substituir o caminho de ferro pelos autocarro. Será sócio do scoturb? Se tivesse possibilidade legal de levar a cabo estes disparates seria perigoso para Cascais. Assim é apenas um caso de riso público.

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …