Novo surto em lar de Cascais. Autarca ameaça parar autocarros de Sintra e Oeiras

PSD / Flickr

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, ameaçou impedir a entrada de autocarros provenientes de Sintra e Oeiras no concelho, obrigando os passageiros a trocar para autocarros da autarquia e a medir a temperatura antes de prosseguir viagem.

A partir desta quarta-feita, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) reforça a oferta de transportes públicos, sobretudo de autocarros, permitindo que a capacidade fique a 90% do que existia no mesmo período do ano passado. Porém, segundo o autarca de Cascais, isso não é suficiente.

Num artigo de opinião publicado no jornal i, Carlos Carreiras escreveu que se a AML não colocar carreiras a 100% até ao final desta semana tomará “medidas drásticas” na segunda-feira.

“Como Autoridade Municipal de Transportes, mas sem poder de intervenção nas rotas intermunicipais, recuso-me a ficar de braços cruzados e a assistir à multiplicação descontrolada de potenciais cadeias de transmissão nos nossos transportes”, afirmou.

“Todas as rotas intermunicipais serão paradas à entrada de Cascais. Os passageiros farão testes de temperatura e farão, depois disso, transbordo para rotas municipais”, explicou o autarca do PSD.

Segundo Carlos Carreiras, estas medidas salvaguardam a saúde de todos aqueles que utilizam transportes públicos. “Não pode continuar a acontecer aquilo que está acontecer que é virem autocarros cheios sem qualquer tipo de cumprimento de regras”, afirmou.

O autarca acusou a AML de pôr em causa a saúde pública “para poupar 150 milhões de euros” e disse que os trabalhadores correm o risco de ficar infetados com novo coronavírus ou, encontrando-se assintomáticos, de infetar outros “por falha do Estado”.

Para Carlos Carreiras, é necessária “uma coligação nacional” de resposta à pandemia, que deve começar “com coligações regionais”. “Não é por acaso que a Área Metropolitana de Lisboa é, aos dias de hoje, o ponto focal da infeção no nosso país. Na AML, o maior eixo demográfico, económico e industrial do país, as pessoas trabalham no concelho A, vivem na cidade B e, não raras vezes, consomem bens e serviços no município C”, notou.

Esta manhã, em declarações à Rádio Observador, o autarca de Cascais confirmou a existência de mais um surto num lar do concelho além do verificado em São Domingos de Rana, que tem 47 casos confirmados (41 utentes e 6 funcionários).

O novo surto, em Alcabideche, terá começado numa funcionária. Há seis pessoas infetadas (duas funcionárias e quatro utentes).

“A situação está a ser controlada. Estamos todos a correr atrás do assunto”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Presidente da Câmara enlouqueceu, não tem nenhuma cobertura legal para estas ameaças que só prejudica Cascais, atua como se fosse um soba no interior da África. Será que ele julga realmente que tem autoridade para isto?

  2. Enlouqueceu. Será que o Presidente da Câmara de Cascais julga ter autoridade legal para isto? Está a prejudicar Cascais com estes disparates.

  3. Já no ano passado tinha sugerido substituir o caminho de ferro pelos autocarro. Será sócio do scoturb? Se tivesse possibilidade legal de levar a cabo estes disparates seria perigoso para Cascais. Assim é apenas um caso de riso público.

RESPONDER

Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas …

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …