Novo surto em lar de Cascais. Autarca ameaça parar autocarros de Sintra e Oeiras

PSD / Flickr

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, ameaçou impedir a entrada de autocarros provenientes de Sintra e Oeiras no concelho, obrigando os passageiros a trocar para autocarros da autarquia e a medir a temperatura antes de prosseguir viagem.

A partir desta quarta-feita, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) reforça a oferta de transportes públicos, sobretudo de autocarros, permitindo que a capacidade fique a 90% do que existia no mesmo período do ano passado. Porém, segundo o autarca de Cascais, isso não é suficiente.

Num artigo de opinião publicado no jornal i, Carlos Carreiras escreveu que se a AML não colocar carreiras a 100% até ao final desta semana tomará “medidas drásticas” na segunda-feira.

“Como Autoridade Municipal de Transportes, mas sem poder de intervenção nas rotas intermunicipais, recuso-me a ficar de braços cruzados e a assistir à multiplicação descontrolada de potenciais cadeias de transmissão nos nossos transportes”, afirmou.

“Todas as rotas intermunicipais serão paradas à entrada de Cascais. Os passageiros farão testes de temperatura e farão, depois disso, transbordo para rotas municipais”, explicou o autarca do PSD.

Segundo Carlos Carreiras, estas medidas salvaguardam a saúde de todos aqueles que utilizam transportes públicos. “Não pode continuar a acontecer aquilo que está acontecer que é virem autocarros cheios sem qualquer tipo de cumprimento de regras”, afirmou.

O autarca acusou a AML de pôr em causa a saúde pública “para poupar 150 milhões de euros” e disse que os trabalhadores correm o risco de ficar infetados com novo coronavírus ou, encontrando-se assintomáticos, de infetar outros “por falha do Estado”.

Para Carlos Carreiras, é necessária “uma coligação nacional” de resposta à pandemia, que deve começar “com coligações regionais”. “Não é por acaso que a Área Metropolitana de Lisboa é, aos dias de hoje, o ponto focal da infeção no nosso país. Na AML, o maior eixo demográfico, económico e industrial do país, as pessoas trabalham no concelho A, vivem na cidade B e, não raras vezes, consomem bens e serviços no município C”, notou.

Esta manhã, em declarações à Rádio Observador, o autarca de Cascais confirmou a existência de mais um surto num lar do concelho além do verificado em São Domingos de Rana, que tem 47 casos confirmados (41 utentes e 6 funcionários).

O novo surto, em Alcabideche, terá começado numa funcionária. Há seis pessoas infetadas (duas funcionárias e quatro utentes).

“A situação está a ser controlada. Estamos todos a correr atrás do assunto”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Presidente da Câmara enlouqueceu, não tem nenhuma cobertura legal para estas ameaças que só prejudica Cascais, atua como se fosse um soba no interior da África. Será que ele julga realmente que tem autoridade para isto?

  2. Enlouqueceu. Será que o Presidente da Câmara de Cascais julga ter autoridade legal para isto? Está a prejudicar Cascais com estes disparates.

  3. Já no ano passado tinha sugerido substituir o caminho de ferro pelos autocarro. Será sócio do scoturb? Se tivesse possibilidade legal de levar a cabo estes disparates seria perigoso para Cascais. Assim é apenas um caso de riso público.

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …