Há cerca de 100 infetados por dia incontactáveis na área de Lisboa

Mário Cruz / Lusa

Existem cerca de 100 pessoas por dia que estão infetadas e incontactáveis na Área Metropolitana de Lisboa (AML). As dificuldades em contactar os casos positivos deve-se à prestação de moradas falsas ou ao facto de as pessoas terem ido viver para outros locais.

Rui Portugal, responsável pelo gabinete de intervenção para a supressão de covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, afirmou que existem registos de cerca de 100 pessoas por dia que estão infetadas e incontactáveis e cerca de 15 mil pessoas em vigilância.

A dificuldade em contactar estas pessoas deve-se ao facto de terem dado moradas falsas ou terem ido viver para outros locais, assumiu o responsável em entrevista ao Público. “Sabemos que estão doentes mas não as conseguimos contactar, ou porque deram falsas moradas ou porque foram viver para outros locais. O problema é enquanto não são identificados são potenciais transmissores de doença por mais algum dia”, disse.

Segundo o Observador, há ainda outro problema nesta região: o facto de os infetados terem de esperar dias pelo telefonema das autoridades de saúde que devia ser feito em horas. Estes atrasos dificultam o controlo do surto.

Atualmente, existem três equipas de saúde pública no terreno em Lisboa, uma em Loures, outra em Odivelas, duas na Amadora e cinco em Sintra, e contabilizam-se cerca de 15 mil pessoas em vigilância ativa e passiva nos cinco concelhos.

Rui Portugal explicou que, na maioria das vezes, o processo de identificação e notificação dos casos é rápido, mas há “relatos de casos que se atrasaram na cadeia de comunicação”, com alguns laboratórios a fazerem uma notificação tardia. A dificuldade em fazer inquéritos para determinar cadeias de transmissão na Área Metropolitana de Lisboa deve-se ainda ao facto de entre os residentes haver “cerca de 100 nacionalidades diferentes”.

Na entrevista, o responsável assumiu, no entanto, que nos últimos 20 dias houve “um enorme reforço de recursos” que permite ter o processo de notificação e realização de inquérito concluído em 12 horas, em vez de mais de 24 horas.

“Ganhámos milhares de horas. Há um reforço de 80 médicos, sobretudo internos de formação geral e específica, que foram escalados já durante esta semana”, garantiu Rui Portugal.

Em relação ao aumento de casos em Lisboa e Vale do Tejo, o responsável explicou que o Norte tem mais recursos que o Sul, considerando que a capital tem características específicas que a distinguem de outras regiões do território nacional e que tornam a tarefa de controlo do surto epidémico de covid-19 mais difícil.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …