Há cerca de 100 infetados por dia incontactáveis na área de Lisboa

Mário Cruz / Lusa

Existem cerca de 100 pessoas por dia que estão infetadas e incontactáveis na Área Metropolitana de Lisboa (AML). As dificuldades em contactar os casos positivos deve-se à prestação de moradas falsas ou ao facto de as pessoas terem ido viver para outros locais.

Rui Portugal, responsável pelo gabinete de intervenção para a supressão de covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, afirmou que existem registos de cerca de 100 pessoas por dia que estão infetadas e incontactáveis e cerca de 15 mil pessoas em vigilância.

A dificuldade em contactar estas pessoas deve-se ao facto de terem dado moradas falsas ou terem ido viver para outros locais, assumiu o responsável em entrevista ao Público. “Sabemos que estão doentes mas não as conseguimos contactar, ou porque deram falsas moradas ou porque foram viver para outros locais. O problema é enquanto não são identificados são potenciais transmissores de doença por mais algum dia”, disse.

Segundo o Observador, há ainda outro problema nesta região: o facto de os infetados terem de esperar dias pelo telefonema das autoridades de saúde que devia ser feito em horas. Estes atrasos dificultam o controlo do surto.

Atualmente, existem três equipas de saúde pública no terreno em Lisboa, uma em Loures, outra em Odivelas, duas na Amadora e cinco em Sintra, e contabilizam-se cerca de 15 mil pessoas em vigilância ativa e passiva nos cinco concelhos.

Rui Portugal explicou que, na maioria das vezes, o processo de identificação e notificação dos casos é rápido, mas há “relatos de casos que se atrasaram na cadeia de comunicação”, com alguns laboratórios a fazerem uma notificação tardia. A dificuldade em fazer inquéritos para determinar cadeias de transmissão na Área Metropolitana de Lisboa deve-se ainda ao facto de entre os residentes haver “cerca de 100 nacionalidades diferentes”.

Na entrevista, o responsável assumiu, no entanto, que nos últimos 20 dias houve “um enorme reforço de recursos” que permite ter o processo de notificação e realização de inquérito concluído em 12 horas, em vez de mais de 24 horas.

“Ganhámos milhares de horas. Há um reforço de 80 médicos, sobretudo internos de formação geral e específica, que foram escalados já durante esta semana”, garantiu Rui Portugal.

Em relação ao aumento de casos em Lisboa e Vale do Tejo, o responsável explicou que o Norte tem mais recursos que o Sul, considerando que a capital tem características específicas que a distinguem de outras regiões do território nacional e que tornam a tarefa de controlo do surto epidémico de covid-19 mais difícil.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Rúben Dias estreia-se a marcar pelo City no triunfo sobre o West Ham

O internacional português estreou-se a marcar pelo Manchester City, na vitória por 2-1, da equipa que lidera confortavelmente a liga inglesa de futebol frente ao West Ham, na 26.ª jornada da prova. No estádio Etihad, em …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …