Sócrates “usou” ministros em benefício próprio

José Sena Goulão / Wikimedia

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A actual ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e os antigos ministros Mário Lino, António Mendonça e Carlos Fonseca foram “instrumentalizados” por José Sócrates para favorecerem os seus interesses e os Grupos Lena e Espírito Santo, considera o Ministério Público.

A informação é avançada pelo jornal Público com base em despachos do processo Operação Marquês que implica José Sócrates e mais 27 arguidos, incluindo o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado.

De acordo com o jornal, o Ministério Público (MP) alega que Sócrates “instrumentalizou” membros do seu Governo no sentido de que tomassem decisões que o favorecessem e que beneficiassem o Grupo Lena e o Grupo Espírito Santo que surgem no centro da “teia” de corrupção da Operação Marquês.

Estão em causa a actual ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que foi secretária de Estado dos Transportes no Governo de Sócrates, os ex-ministros das Obras Públicas Mário Lino e António Mendonça, e o antigo secretário de Estado dos Transportes Carlos Fonseca.

Mas o MP não avançou com acusações contra estes elementos por entender que eles agiram “involuntariamente”, sem terem consciência de que estavam a beneficiar Sócrates e os seus interesses, conforme refere o Público.

O projecto do TGV é uma das áreas onde esses alegados actos ilícitos involuntários ocorreram. Neste âmbito, o MP está também a investigar o Governo de Passos Coelho por suspeitas de corrupção, em particular o ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro.

Contactado pelo Público, Mário Lino assegura que Sócrates “nunca se imiscuiu” no processo do TGV, concluindo, assim, que a acusação “não corresponde à verdade”, pelo menos neste capítulo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. involuntariamente????? querem desculpabilizar essas avantesmas agora?? essa paula vitorino devia ser indiciada tal como o seu mentor , essa paula vitorino ja anda nos governos desde 1995, refer mario lino luis pardal…face oculta, nao e propriamente uma ingenua politica/ e ja voltou para o governo). antonio mendonça e o tgv, afinal toda a fina flor do entulho…. agora.só o socrates é que é
    criminoso…. e o sr costa que afirmou e declarou que o sr socrates era um bom 1 ministro.
    por favor nao branqueem as culpas dos que pactuaram e facilitaram as tramoias.

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …