Sócrates “usou” ministros em benefício próprio

José Sena Goulão / Wikimedia

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A actual ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e os antigos ministros Mário Lino, António Mendonça e Carlos Fonseca foram “instrumentalizados” por José Sócrates para favorecerem os seus interesses e os Grupos Lena e Espírito Santo, considera o Ministério Público.

A informação é avançada pelo jornal Público com base em despachos do processo Operação Marquês que implica José Sócrates e mais 27 arguidos, incluindo o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado.

De acordo com o jornal, o Ministério Público (MP) alega que Sócrates “instrumentalizou” membros do seu Governo no sentido de que tomassem decisões que o favorecessem e que beneficiassem o Grupo Lena e o Grupo Espírito Santo que surgem no centro da “teia” de corrupção da Operação Marquês.

Estão em causa a actual ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que foi secretária de Estado dos Transportes no Governo de Sócrates, os ex-ministros das Obras Públicas Mário Lino e António Mendonça, e o antigo secretário de Estado dos Transportes Carlos Fonseca.

Mas o MP não avançou com acusações contra estes elementos por entender que eles agiram “involuntariamente”, sem terem consciência de que estavam a beneficiar Sócrates e os seus interesses, conforme refere o Público.

O projecto do TGV é uma das áreas onde esses alegados actos ilícitos involuntários ocorreram. Neste âmbito, o MP está também a investigar o Governo de Passos Coelho por suspeitas de corrupção, em particular o ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro.

Contactado pelo Público, Mário Lino assegura que Sócrates “nunca se imiscuiu” no processo do TGV, concluindo, assim, que a acusação “não corresponde à verdade”, pelo menos neste capítulo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. involuntariamente????? querem desculpabilizar essas avantesmas agora?? essa paula vitorino devia ser indiciada tal como o seu mentor , essa paula vitorino ja anda nos governos desde 1995, refer mario lino luis pardal…face oculta, nao e propriamente uma ingenua politica/ e ja voltou para o governo). antonio mendonça e o tgv, afinal toda a fina flor do entulho…. agora.só o socrates é que é
    criminoso…. e o sr costa que afirmou e declarou que o sr socrates era um bom 1 ministro.
    por favor nao branqueem as culpas dos que pactuaram e facilitaram as tramoias.

RESPONDER

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …