Governo de Passos investigado por suspeitas de corrupção no projecto do TGV

International Transport Forum / Flickr

Sérgio Monteiro foi secretário de Estado das Obras Públicas durante o Governo de Passos Coelho.

O Ministério Público está a investigar eventuais crimes de corrupção durante o Governo de Passos Coelho, visando em concreto o ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro e o projecto do TGV.

O Público avança que um dos 15 inquéritos “filhos” da Operação Marquês, que foram extraídos do processo que envolve José Sócrates, para posterior investigação, implica o Governo de Passos Coelho por causa do projecto do TGV.

Em causa estão eventuais “crimes de corrupção activa e passiva de titular de cargo político, de prevaricação e de participação económica” em negócio por parte do então secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, cita o jornal.

O processo principal da Operação Marquês inclui o alegado favorecimento ao Grupo Lena feito por Sócrates, no âmbito da construção e concessão, durante 40 anos, do troço Poceirão-Caia. Mas o acordo de compensação que o Estado assinou com o consórcio vencedor, depois de este ter desistido do TGV, é investigado neste novo inquérito.

A concessão foi atribuída ao consórcio Elos, constituído por uma empresa do Grupo Lena, uma empresa do Grupo Odebrecht e pelo Banco de Investimento da Caixa Geral de Depósitos. Sérgio Monteiro negociou o acordo de compensação atribuído ao consórcio, depois do Tribunal de Contas ter chumbado a construção da linha do TGV.

“As orientações que dei foram sempre no sentido de minimizar o impacto negativo para o Estado”, refere Sérgio Monteiro ao Público, garantindo que “foi tudo muito transparente e muito aberto”. “Não pesa nada na consciência do Governo a que pertenci”, conclui o ex-Secretário de Estado.

Blogger e professor que ajudaram Sócrates investigados

Noutro dos 15 inquéritos extraídos do processo principal da Operação Marquês investiga-se o professor universitário Domingos Farinho, avança ainda o Público, realçando que há suspeitas do crime de peculato.

O professor terá recebido mais de 50 mil euros de uma empresa de Carlos Santos Silva, considerado o testa-de-ferro de Sócrates, por alegadamente ter ajudado o ex-primeiro-ministro com a sua tese de doutoramento na Universidade da Sorbonne, em Paris, numa altura em que não podia prestar serviços a terceiros, enquanto recebia remuneração da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Também o blogger que é suspeito de ter escrito textos favoráveis a Sócrates, sob encomenda do ex-governante, está a ser investigado pelo MP, avança o diário. O autor do blogue Câmara Corporativa, funcionário da Câmara de Oeiras à altura dos factos investigados, terá recebido indevidamente quase 80 mil euros de Sócrates, entre 2012 e 2014.

O Público realça que, estando abrangido pelo regime de exclusividade da Função Pública, o blogger não podia assinar contratos com terceiros. Assim, o dinheiro terá sido pago por via de um contrato assinado com o seu filho.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • O senhor é mesmo muito limitado. O que interessa se são rosas murchas ou laranjas podres? Tire lá a p*** da camisola da associação recreativa e vista a da seleção nacional. Deixe de ser burro!

  1. Estes laranjas….por isso é que fizeram desaparecer as listas da ATributária. Ainda os vamos ver todos no Processo Marquês. Consciência tranquila como estava quando não pagou à SSOcial o que devia por desconhecer que tinha que o fazer, ou estava à espera que o Ministro fizesse desaparecer a divida

  2. Peixegraúdo – Costuma dizer-se que pelA BOCA MORRE O PEIXE E COMO ESTAMOS a ver tanta conversa tantos ataques e afinal os podres ainda estão escondidos mas vão aparecer e pela boca vão morrer os peixões.

RESPONDER

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …