Governo de Passos investigado por suspeitas de corrupção no projecto do TGV

International Transport Forum / Flickr

Sérgio Monteiro foi secretário de Estado das Obras Públicas durante o Governo de Passos Coelho.

O Ministério Público está a investigar eventuais crimes de corrupção durante o Governo de Passos Coelho, visando em concreto o ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro e o projecto do TGV.

O Público avança que um dos 15 inquéritos “filhos” da Operação Marquês, que foram extraídos do processo que envolve José Sócrates, para posterior investigação, implica o Governo de Passos Coelho por causa do projecto do TGV.

Em causa estão eventuais “crimes de corrupção activa e passiva de titular de cargo político, de prevaricação e de participação económica” em negócio por parte do então secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, cita o jornal.

O processo principal da Operação Marquês inclui o alegado favorecimento ao Grupo Lena feito por Sócrates, no âmbito da construção e concessão, durante 40 anos, do troço Poceirão-Caia. Mas o acordo de compensação que o Estado assinou com o consórcio vencedor, depois de este ter desistido do TGV, é investigado neste novo inquérito.

A concessão foi atribuída ao consórcio Elos, constituído por uma empresa do Grupo Lena, uma empresa do Grupo Odebrecht e pelo Banco de Investimento da Caixa Geral de Depósitos. Sérgio Monteiro negociou o acordo de compensação atribuído ao consórcio, depois do Tribunal de Contas ter chumbado a construção da linha do TGV.

“As orientações que dei foram sempre no sentido de minimizar o impacto negativo para o Estado”, refere Sérgio Monteiro ao Público, garantindo que “foi tudo muito transparente e muito aberto”. “Não pesa nada na consciência do Governo a que pertenci”, conclui o ex-Secretário de Estado.

Blogger e professor que ajudaram Sócrates investigados

Noutro dos 15 inquéritos extraídos do processo principal da Operação Marquês investiga-se o professor universitário Domingos Farinho, avança ainda o Público, realçando que há suspeitas do crime de peculato.

O professor terá recebido mais de 50 mil euros de uma empresa de Carlos Santos Silva, considerado o testa-de-ferro de Sócrates, por alegadamente ter ajudado o ex-primeiro-ministro com a sua tese de doutoramento na Universidade da Sorbonne, em Paris, numa altura em que não podia prestar serviços a terceiros, enquanto recebia remuneração da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Também o blogger que é suspeito de ter escrito textos favoráveis a Sócrates, sob encomenda do ex-governante, está a ser investigado pelo MP, avança o diário. O autor do blogue Câmara Corporativa, funcionário da Câmara de Oeiras à altura dos factos investigados, terá recebido indevidamente quase 80 mil euros de Sócrates, entre 2012 e 2014.

O Público realça que, estando abrangido pelo regime de exclusividade da Função Pública, o blogger não podia assinar contratos com terceiros. Assim, o dinheiro terá sido pago por via de um contrato assinado com o seu filho.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • O senhor é mesmo muito limitado. O que interessa se são rosas murchas ou laranjas podres? Tire lá a p*** da camisola da associação recreativa e vista a da seleção nacional. Deixe de ser burro!

  1. Estes laranjas….por isso é que fizeram desaparecer as listas da ATributária. Ainda os vamos ver todos no Processo Marquês. Consciência tranquila como estava quando não pagou à SSOcial o que devia por desconhecer que tinha que o fazer, ou estava à espera que o Ministro fizesse desaparecer a divida

  2. Peixegraúdo – Costuma dizer-se que pelA BOCA MORRE O PEIXE E COMO ESTAMOS a ver tanta conversa tantos ataques e afinal os podres ainda estão escondidos mas vão aparecer e pela boca vão morrer os peixões.

RESPONDER

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …