Sócrates desconhecia regras fiscais básicas (nem sabia que recibos verdes pagam impostos)

André Kosters / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

Escutas da Operação Marquês revelam que José Sócrates não tinha conhecimento de regras fiscais básicas, como a diferença entre o IRS e o IVA, nem sabia que os recibos verdes pagam impostos.

As transcrições das escutas telefónicas da Operação Marquês deixam patente que José Sócrates não sabia a diferença entre IRS e IVA, nem que os trabalhadores independentes que recebem os chamados Recibos Verdes têm que pagar imposto.

Em algumas destas escutas, citadas pelo CM, o ex-primeiro-ministro é ouvido em conversas com o seu contabilista, denotando falta de conhecimento de regras fiscais elementares.

“Se eu pagar IRS, não recebo nada”, diz Sócrates a dada altura numa das escutas citadas na edição desta quinta-feira do CM.

O jornal acrescenta que o Ministério Público conclui também que o ex-governante não abria as cartas que recebia em casa, nomeadamente as que incluíam contas para pagar.

Da mesma forma, realça o Correio da Manhã, José Sócrates “não fazia ideia de que havia débitos directos”, e não teria conhecimento de que, não tendo saldo na conta bancária, o banco devolve automaticamente os pagamentos às partes credoras.

A acusação do Ministério Público define Sócrates como um “consumidor compulsivo”, que “gastava o que tinha e o que não tinha” – em certas alturas, “gastava numa semana os 25 mil euros que recebia por mês” – e que contava com a “boa vontade da sua gestora de conta” na Caixa Geral de Depósitos para resolver as aflições financeiras.

Estas escutas, transcritas no processo Marquês, “servem para mostrar que o dinheiro de José Sócrates parecia não ter fim“, o que, segundo o Ministério Público, “contraria as declarações do próprio em primeiro interrogatório judicial”, onde o ex-primeiro-ministro garantia viver com dificuldades e com a ajuda da mãe e do amigo.

No âmbito da Operação Marquês, José Sócrates foi acusado de 31 crimes económicos pelo Ministério Público: três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.

ZAP //

PARTILHAR

37 COMENTÁRIOS

  1. Não percebo nada O Ministério Publico diz que era um Super que enganava toda a gente e agora vem dizer que não sabia a diferença entre IRS e IVA….. Pensam que estão a enganar quê?
    O outro tb não sabia que com os recibos verdes tinha que pagar SS e tb era 1º Ministro.

  2. Lolol. Sócrates desconhece regras dos impostos. O Passos Coelho desconhecia regras de desconto para segurança social. E somos governados por estes pseudo-formados. É o que dá quando não se da formação mas se vende canudos.

    • Isso mesmo meu caro, somos governados por chicoexpertos que de inteligentes nada tem, apenas e só astúcia e chicoexpertisse.

  3. O dinheiro dele é vivinho do saco azul. Também a CGD reforçada a conta do seu cartão platina sem ter dinheiro gastou de uma virada ao Brasil 20000 euros sem se lembrar e quando ficou rapado a CGD reforçou quem Pagou? O amigos o Zé povinho??????

  4. Então… o que vocês querem? O homem é engenheiro, não é fiscalista. Para isso estava lá o gordo desavergonhado que levou o país à bancarrota… o Texugo dos Prantos.

  5. Mas, afinal o que sabia o homem?
    Engenharia não, porque nem sequer é engenheiro.
    Economia também não, porque nem sabia quanto devia.
    Confundia dinheiro com fotocópias, estava convencido que as dívidas não são para pagar e colocava-se ao nível de resistentes como Mandela ou Mário Soares. Que mais se pode dizer? É um primeiro-ministro português, pois claro!
    No dizer de Filomena Mónica, um perfeito Dâmaso Salcede. Podre de chique. Obviamente, num Portugal chiqueiro…

  6. Um aldrabão e um oportunista e ladrão. Claro que tinha que estar atascado num partido. É onde se mete toda essa escória que querem enriquecer da noite para o dia. À volta dele girava toda uma trupe e vigaristas. Banqueiros, advogados e quejandos!!!

      • essa e a verdade nua e crua.!!!!!… o resto da quadrilha ainda la esta e o vice do socrates subiu a primeiro….. para quando crminalizarem nao so o chefe como a quadrilha inteira!!!!

  7. Aí está a prova em como qq idiota pode chegar aos mais altos cargos do Estado, desde que saiba assinar o nome e tenha o cartão de um partido.
    .
    Tino de Rans tinha aspirações legítimas a um cargo de Estado e toda a gente riu!
    .
    Quem sabe se não daria um grande PM?!

    • O Sr Cão danado será “Serra da Estrela” ou “Pastor Alemão”?
      Estes cães danados são os piores. Atacam os outros mas à socapa fazem bastante pior.
      Vêmo-los atacar os politicos todos, partindo do principio que os que não são politicos são todos honestos.
      È só ver quando se vai às compras o comerciante perguntar aos clientes:
      Quer factura? Porque será?
      Queixarem-se das pequenas reformas, mas quando é para descontar para a SSocial não o querem fazer e depois são os que descontam correctamente que têm de pagar as reformas deles.
      Enfim antes de criticarem vejam-se ao espelho.

      • Ó seu palonso…
        vem para aqui dizer “…È só ver quando se vai às compras o comerciante perguntar aos clientes:
        Quer factura? Porque será?…”

        Olhe se lho perguntam a si é porque provavelmente o senhor se mete a jeito para que isso lhe aconteça. A mim perguntam-me, como de resto devem fazer, se quero com ou sem contribuinte. Vá mas é ter juízo e veja lá o que anda a fazer para se pôr a jeito desse tipo de perguntas. Se lhe perguntam isso é porque já o conhecem…

      • IDIOTA
        MI e o EU são o mesmo palerma.
        Você mudou o Nick para MI porque há dias levou uma sova.
        Vai-te encher de moscas grande IDIOTA.
        Mesmo que mudes o fato, lá dentro anda sempre o mesmo cobarde.

  8. Guideline para diagnóstico de PERSONALIDADE PSICOPÁTICA ANTI-SOCIAL segundo a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE – CID 10, F 60.2 = DISPARIDADE FLAGRANTE entre o comportamento e as normas sociais predominantes, caracterizado por: a) indiferença insensível pelos sentimentos alheios; b) atitude flagrante e persistente de irresponsabilidade e desrespeito por normas, regras e obrigações sociais;c) incapacidade de manter relacionamentos, embora não haja dificuldade em estabelecê-los; d) muito baixa tolerância à frustração e um baixo limiar para descarga de de agressão (que pode incluir a violência); e) incapacidade de experenciar culpa e de aprender com a experiência, particularmente com a punição; f) propensão marcada para cupar os outros ou para apresentar «racionalizações plausíveis» para os comportamentos em que conflitua com a sociedade…

  9. E foi este tipo 1º Ministro ! Se for um cidadão “comum” é-lhe logo dito que o desconhecimento da lei não pode servir de desculpa, mas estes tipos que passam o tempo a coçar a micose e em posições de responsabilidade não sabem nem querem saber… ! Uma corda ao pescoço e resolvia-se o problema de uma vez por todas.

    • O sr deve ser mesmo um crédulo pois ainda acredita nestas noticias , isto para não dizer que não anda neste planeta. Qualquer pessoa por menos habilitações que tenha, sabe distinguir o que é o IRS e o IVA uma vez que é contribuinte.
      E então quando o que se ouve nas noticias é o IVA aumentou. O IRS tem novas taxas
      Quem não sabe o que isso é?

  10. Um PM não sabia que tinha que pagar impostos, outro não sabe diferenças entre IVA e IRS, MAIS GRAVE é um JUIZ (na realidade são 2 pelo menos) que NÃO SABEM que um codigo revogado NÃO PODE SER USADO. Este é um triste pais onde vivemos. PRISÃO PARA TODOS.

  11. Mas o mais incrivel é que este pessoal todo, (os comentadores) que são tãaaaoooo inteligentes, acreditam piamente naquilo que o CM diz. Santa ignorância (voluntária!)…

  12. IDIOTA
    MI e o EU são o mesmo palerma.
    Para vir grunhir à minha casota mudou o nick para MI porque há dias levou uma sova.
    Vai-te encher de moscas grande IDIOTA.
    Mesmo que mudes o fato, lá dentro anda sempre o mesmo cobarde.
    MI = EU
    EU = MI

    • De facto este “Eu!” que por aqui anda só diz mesmo disparates. Acho que até hoje só lhe consegui ler um ou dois posts de jeito. O resto é com tudo com os pés e com pouca ou nenhuma cabeça.

RESPONDER

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …

Eurodeputado húngaro opositor do casamento gay é apanhado em "orgia" homossexual

József Szájer foi autor da revisão constitucional que proíbe o casamento gay na Hungria. Este domingo, foi apanhado a quebrar o confinamento ao participar numa "orgia" num bar gay. O eurodeputado húngaro József Szájer foi autor …

Englobamento do IRS chumbou, mas Governo não desiste. "É para cumprir"

O englobamento do IRS foi, ao segundo Orçamento da legislatura, deixado novamente de fora. Ainda assim, o Ministério das Finanças garante que a ideia é para avançar até ao fim da legislatura. O englobamento do IRS …