Sócrates desconhecia regras fiscais básicas (nem sabia que recibos verdes pagam impostos)

André Kosters / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

Escutas da Operação Marquês revelam que José Sócrates não tinha conhecimento de regras fiscais básicas, como a diferença entre o IRS e o IVA, nem sabia que os recibos verdes pagam impostos.

As transcrições das escutas telefónicas da Operação Marquês deixam patente que José Sócrates não sabia a diferença entre IRS e IVA, nem que os trabalhadores independentes que recebem os chamados Recibos Verdes têm que pagar imposto.

Em algumas destas escutas, citadas pelo CM, o ex-primeiro-ministro é ouvido em conversas com o seu contabilista, denotando falta de conhecimento de regras fiscais elementares.

“Se eu pagar IRS, não recebo nada”, diz Sócrates a dada altura numa das escutas citadas na edição desta quinta-feira do CM.

O jornal acrescenta que o Ministério Público conclui também que o ex-governante não abria as cartas que recebia em casa, nomeadamente as que incluíam contas para pagar.

Da mesma forma, realça o Correio da Manhã, José Sócrates “não fazia ideia de que havia débitos directos”, e não teria conhecimento de que, não tendo saldo na conta bancária, o banco devolve automaticamente os pagamentos às partes credoras.

A acusação do Ministério Público define Sócrates como um “consumidor compulsivo”, que “gastava o que tinha e o que não tinha” – em certas alturas, “gastava numa semana os 25 mil euros que recebia por mês” – e que contava com a “boa vontade da sua gestora de conta” na Caixa Geral de Depósitos para resolver as aflições financeiras.

Estas escutas, transcritas no processo Marquês, “servem para mostrar que o dinheiro de José Sócrates parecia não ter fim“, o que, segundo o Ministério Público, “contraria as declarações do próprio em primeiro interrogatório judicial”, onde o ex-primeiro-ministro garantia viver com dificuldades e com a ajuda da mãe e do amigo.

No âmbito da Operação Marquês, José Sócrates foi acusado de 31 crimes económicos pelo Ministério Público: três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.

ZAP //

PARTILHAR

37 COMENTÁRIOS

  1. Não percebo nada O Ministério Publico diz que era um Super que enganava toda a gente e agora vem dizer que não sabia a diferença entre IRS e IVA….. Pensam que estão a enganar quê?
    O outro tb não sabia que com os recibos verdes tinha que pagar SS e tb era 1º Ministro.

  2. Lolol. Sócrates desconhece regras dos impostos. O Passos Coelho desconhecia regras de desconto para segurança social. E somos governados por estes pseudo-formados. É o que dá quando não se da formação mas se vende canudos.

    • Isso mesmo meu caro, somos governados por chicoexpertos que de inteligentes nada tem, apenas e só astúcia e chicoexpertisse.

  3. O dinheiro dele é vivinho do saco azul. Também a CGD reforçada a conta do seu cartão platina sem ter dinheiro gastou de uma virada ao Brasil 20000 euros sem se lembrar e quando ficou rapado a CGD reforçou quem Pagou? O amigos o Zé povinho??????

  4. Então… o que vocês querem? O homem é engenheiro, não é fiscalista. Para isso estava lá o gordo desavergonhado que levou o país à bancarrota… o Texugo dos Prantos.

  5. Mas, afinal o que sabia o homem?
    Engenharia não, porque nem sequer é engenheiro.
    Economia também não, porque nem sabia quanto devia.
    Confundia dinheiro com fotocópias, estava convencido que as dívidas não são para pagar e colocava-se ao nível de resistentes como Mandela ou Mário Soares. Que mais se pode dizer? É um primeiro-ministro português, pois claro!
    No dizer de Filomena Mónica, um perfeito Dâmaso Salcede. Podre de chique. Obviamente, num Portugal chiqueiro…

  6. Um aldrabão e um oportunista e ladrão. Claro que tinha que estar atascado num partido. É onde se mete toda essa escória que querem enriquecer da noite para o dia. À volta dele girava toda uma trupe e vigaristas. Banqueiros, advogados e quejandos!!!

      • essa e a verdade nua e crua.!!!!!… o resto da quadrilha ainda la esta e o vice do socrates subiu a primeiro….. para quando crminalizarem nao so o chefe como a quadrilha inteira!!!!

  7. Aí está a prova em como qq idiota pode chegar aos mais altos cargos do Estado, desde que saiba assinar o nome e tenha o cartão de um partido.
    .
    Tino de Rans tinha aspirações legítimas a um cargo de Estado e toda a gente riu!
    .
    Quem sabe se não daria um grande PM?!

    • O Sr Cão danado será “Serra da Estrela” ou “Pastor Alemão”?
      Estes cães danados são os piores. Atacam os outros mas à socapa fazem bastante pior.
      Vêmo-los atacar os politicos todos, partindo do principio que os que não são politicos são todos honestos.
      È só ver quando se vai às compras o comerciante perguntar aos clientes:
      Quer factura? Porque será?
      Queixarem-se das pequenas reformas, mas quando é para descontar para a SSocial não o querem fazer e depois são os que descontam correctamente que têm de pagar as reformas deles.
      Enfim antes de criticarem vejam-se ao espelho.

      • Ó seu palonso…
        vem para aqui dizer “…È só ver quando se vai às compras o comerciante perguntar aos clientes:
        Quer factura? Porque será?…”

        Olhe se lho perguntam a si é porque provavelmente o senhor se mete a jeito para que isso lhe aconteça. A mim perguntam-me, como de resto devem fazer, se quero com ou sem contribuinte. Vá mas é ter juízo e veja lá o que anda a fazer para se pôr a jeito desse tipo de perguntas. Se lhe perguntam isso é porque já o conhecem…

      • IDIOTA
        MI e o EU são o mesmo palerma.
        Você mudou o Nick para MI porque há dias levou uma sova.
        Vai-te encher de moscas grande IDIOTA.
        Mesmo que mudes o fato, lá dentro anda sempre o mesmo cobarde.

  8. Guideline para diagnóstico de PERSONALIDADE PSICOPÁTICA ANTI-SOCIAL segundo a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE – CID 10, F 60.2 = DISPARIDADE FLAGRANTE entre o comportamento e as normas sociais predominantes, caracterizado por: a) indiferença insensível pelos sentimentos alheios; b) atitude flagrante e persistente de irresponsabilidade e desrespeito por normas, regras e obrigações sociais;c) incapacidade de manter relacionamentos, embora não haja dificuldade em estabelecê-los; d) muito baixa tolerância à frustração e um baixo limiar para descarga de de agressão (que pode incluir a violência); e) incapacidade de experenciar culpa e de aprender com a experiência, particularmente com a punição; f) propensão marcada para cupar os outros ou para apresentar «racionalizações plausíveis» para os comportamentos em que conflitua com a sociedade…

  9. E foi este tipo 1º Ministro ! Se for um cidadão “comum” é-lhe logo dito que o desconhecimento da lei não pode servir de desculpa, mas estes tipos que passam o tempo a coçar a micose e em posições de responsabilidade não sabem nem querem saber… ! Uma corda ao pescoço e resolvia-se o problema de uma vez por todas.

    • O sr deve ser mesmo um crédulo pois ainda acredita nestas noticias , isto para não dizer que não anda neste planeta. Qualquer pessoa por menos habilitações que tenha, sabe distinguir o que é o IRS e o IVA uma vez que é contribuinte.
      E então quando o que se ouve nas noticias é o IVA aumentou. O IRS tem novas taxas
      Quem não sabe o que isso é?

  10. Um PM não sabia que tinha que pagar impostos, outro não sabe diferenças entre IVA e IRS, MAIS GRAVE é um JUIZ (na realidade são 2 pelo menos) que NÃO SABEM que um codigo revogado NÃO PODE SER USADO. Este é um triste pais onde vivemos. PRISÃO PARA TODOS.

  11. Mas o mais incrivel é que este pessoal todo, (os comentadores) que são tãaaaoooo inteligentes, acreditam piamente naquilo que o CM diz. Santa ignorância (voluntária!)…

  12. IDIOTA
    MI e o EU são o mesmo palerma.
    Para vir grunhir à minha casota mudou o nick para MI porque há dias levou uma sova.
    Vai-te encher de moscas grande IDIOTA.
    Mesmo que mudes o fato, lá dentro anda sempre o mesmo cobarde.
    MI = EU
    EU = MI

    • De facto este “Eu!” que por aqui anda só diz mesmo disparates. Acho que até hoje só lhe consegui ler um ou dois posts de jeito. O resto é com tudo com os pés e com pouca ou nenhuma cabeça.

RESPONDER

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …