Sócrates acusa tribunal de escolha intencional de juiz e de ludibriar a lei

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou o Tribunal Central de Instrução Criminal de ter cometido “um ato intencional de escolha de juiz, ludibriando a lei”, no âmbito da Operação Marquês, na qual é suspeito de vários crimes.

Num artigo de opinião publicado esta sexta-feira no site da TSF, José Sócrates sublinha que “o que se passou com a denominada ‘atribuição manual’ não foi uma falha, um descuido burocrático que se possa atribuir a um funcionário”, mas, “pelo contrário, num ato intencional de escolha de um juiz, ludibriando a lei”.

O ex-governante defende que “o mais provável é que o processo tenha sido ilegalmente ‘avocado’ e o principal suspeito é o juiz Carlos Alexandre”.

Sócrates, que chegou a estar preso preventivamente durante dez meses e depois em prisão domiciliária, está acusado de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.

A acusação sustenta que Sócrates recebeu cerca de 34 milhões de euros, entre 2006 e 2015, a troco de favorecimentos a interesses do ex-banqueiro Ricardo Salgado no Grupo Espírito Santos (GES) e na PT, bem como por garantir a concessão de financiamento da Caixa Geral de Depósitos ao empreendimento Vale do Lobo, no Algarve, e por favorecer negócios do Grupo Lena.

Segundo José Sócrates, “este processo tem um longo historial de abusos” e dá exemplos: “A detenção ilegal, a prisão para investigar, os prazos legais escandalosamente ultrapassados, o segredo de justiça violado ao serviço de uma violenta campanha de difamação promovida pelo Estado e ainda a entrevista televisiva do juiz de instrução, onde ostensivamente evidenciou uma completa parcialidade, fazendo desprezíveis e desonestas insinuações”.

Agora, acrescenta, o que está em causa “é a fundada suspeita que este processo foi viciado, corrompido desde o seu início, por forma a ter o juiz titular que uma das partes desejava, um juiz com partido, um juiz escolhido pelo Estado, pelo Ministério Público”.

O antigo primeiro-ministro afirma que a existência de um sorteio ou de “atribuição manual” é um dado fundamental, que faz a “diferença entre legalidade ou arbítrio; diferença entre transparência ou manipulação; diferença entre boa-fé e manipulação para que uma das partes escolha o juiz.

A defesa de José Sócrates entregou na quinta-feira o requerimento de abertura de instrução no processo Operação Marquês.

A Operação Marquês tem como principal arguido o ex-primeiro-ministro, que está acusado de 31 crimes de corrupção passiva, falsificação de documentos, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

O inquérito da Operação Marquês culminou na acusação a 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – e está relacionado com a prática de quase duas centenas de crimes de natureza económico-financeira.

// Lusa

PARTILHAR

32 COMENTÁRIOS

  1. Ja ninguem te suporta, pá. Está tudo farto de corruptos e de idiotas que se julgam espertos. Pelo contrario, és um escroque parvalhão que nos quer fazer de parvos a todos. Porque no te calas?

  2. Até parece que o juiz tem alguma coisa contra ele, não vejo a dizer-se inocente nem a justificar de onde veio toda aquela riqueza que ostentava, a desculpa que o amigo lhe dava ( nem sequer é emprestar ) nunca colou, alias ele nem tinha intenção de pagar. Ele estava a receber do amigo ou através do amigo dinheiro por algum serviço que tinha feito, isso é evidente para todos. Sinceramente para que haja justiça este Sr. deverá passar bem mais do que 9 meses na cadeia.

  3. A nossa justiça realmente vai de mal a pior…”””O pedido de liberdade condicional da investigadora Maria de Lurdes Lopes Rodrigues, presa por crimes de difamação e injúrias a magistrados, foi rejeitado pelo Tribunal da Relação de Lisboa.””” E este “Jose Socrates” que acusa tudo e todos de o diflamarem seu “bom nome” vai escapando como uma enguia!!! Aqui se ve realmente a balança da justiça com os seus dois pratos!!!

  4. Olha o SOCRATES, vai catar…Tu e essa gentalho (gatunos TODOS) que estão no processo, deviam:
    Primeiro: Catar-vos o dimnheiro TODO que roubararm;
    Depois: traze-los todos a Qtuinta da Cardiga e serem todos enrabados a frio…seus filhos de p***.
    Por causa de vcs e que andamos a pagar tributos para compensar (outros malandros…)
    Eu, assino por baixo…acabava-vos com a raça…mas primeiro tinham que devolver o dinheirinho TODO !
    Seus vigaristas de merd***

    • O que quer dizer? Não consegas?
      Nem escrever sabem, mas sabem muito de justiça. São todos Magistrados.
      Não ouviu este sr Juiz na entrevista a dizer que não tinha amigos que lhe emprestassem dinheiro e depois mais tarde provou-se que afinal até tinha, mas que foi só para comprar a “sua” casita em Mação.

      • Sinceramente “mm”, mas de si não esperava outra opinião!
        Então agora o bandido é o juiz Carlos Alexandre o o homem que foi primeiro ministro é a vítima ???
        Sabe é por haver opiniões como a sua que este país está e estará na cauda da Europa e atrás de muitos países que se dizem de terceiro mundo.
        É o país que temos!

        • Não estou a defender nem a atacar ninguém, mas um Juiz que vai para a televisão mentir e que afinal, tem os mesmos pecados de quem está a condenar, não nos dá muita segurança.

  5. Não acredito na inocência de J.Sócrates. Mas mete-me medo um Carlos Alexandre, juiz arvorado em deus. Atentemos que este é um de muitos casos de Carlos Alexandre.

  6. Será que ele é que quer nomear os juizes ? Quer um com cartão partidário ou com aval partidário??? Mas isso já todos nós estamos mais ou menos a aguardar ! Só por estas pretensões e acusações ao tribunal se fosse um cidadão comum estava dentro, mas este não está….isto é sim uma justiça inacreditável , uma justiça a vários tempos , tal qual como o dinheiro, uns comem demais, tem grandes panças a encher, outros de menos, passam fome….que país aviltante é este ????

  7. Mas se o homem diz que é inocente porque que é que está preocupado com o juiz!!!????
    É só provar a sua inocência porque o juiz pouco conta!!!!!!!!

  8. Querem ver que o juiz é o ladrão!!!
    Será que o homem está a estrabuxar para sacudir a água do capote? Há cada um!! Livra!!!

  9. O homem tem razão numa coisa. Um Juiz é para ser imparcial e neste processo não o é como toda a gente bem entendeu. Livrai-nos de calharmos com um juiz assim numa qualquer processo em que o Estado invista contra nós com toda a sua cavalaria.

    • Tem razão Francisco Santos…
      O juiz é tendencioso pois está do lado da justiça e contra a corrupção.
      Por isso é tendencioso…
      O nosso ex primeiro ministro está totalmente de contra e pelas sua palavras também o Francisco também!
      É o país que temos!!!

  10. Tadinho do Sócrates! É uma vítima de perseguição só para o afastarem da política e porem lá no lugar dele aquele que foi seu vice ou n.º2 do Governo – António Costa! Lol

  11. É deste tipo de justiça que eu tenho muito medo. E não falo apenas da justiça dos tribunais. Pior, na minha opinião, é a justiça popular que, na sua maioria, condena de imediato sem ter provas concretas, ou seja, acreditando apenas naqueles que moldam a opinião pública. É apenas a opinião do cidadão que acredita que todos somos inocentes até prova em contrário, não apenas indícios…

  12. “um ato intencional de escolha de juiz, ludibriando a lei”
    Como é possivel uma acusacao destas e ficar impune?
    Que justiça esta… que permite estes bandalhos acusarem e abusarem diariamente com a dignidade e profissionalismo das entidades policiais e judiciais e das pessoas que nelas trabalham, sabe-se lá com quantas dificuldades que estes boys lhe colocam no caminho com dinheiro roubado ao povo.
    Como é possivel ainda haver gente que acredita na honestidade destes vermes.

    • Porque este é um sacana com amigos poderosos e defendido por rebanho de fiéis seguidores em busca da migalha. Já devia era ter sido enfiado num buraco bem fundo.

RESPONDER

Recapitalização da CGD faz disparar défice para 3%

Sem a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o défice orçamental de 2017 situar-se-ia nos 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o cheque de quase 4 mil milhões de euros que o Governo …

Violaram-na quando estava inconsciente. Tribunal fala em "sedução mútua"

Uma jovem de 26 anos foi violada por dois indivíduos quando estava desmaiada, numa discoteca em Vila Nova de Gaia. A Relação do Porto entendeu que os criminosos não devem ser condenados a uma pena …

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …

Trump ameaça paralisar Governo se não houver dinheiro para o muro

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por este não prever financiamento para construir o seu desejado muro na fronteira …

Marcelo despediu-se da "verdadeira vocação" da sua vida com mensagem de esperança no futuro

O Presidente da República despediu-se na tarde desta quinta-feira da "fascinante aventura" do ensino como professor universitário de Direito, que disse ser a "verdadeira vocação" de toda a sua vida. "A universidade, a minha universidade foi …

Marques Vidal diz que hipótese de recondução nunca lhe foi colocada

Joana Marques Vidal, atual procuradora geral da República, disse nesta sexta-feira que a hipótese de recondução para um novo mandato nunca lhe foi colocada, revelando ainda que só soube da decisão ontem à noite. Em reação …

Universidade de Lisboa vai ter de devolver milhares em propinas de bolseiros

A Universidade de Lisboa vai ter de devolver milhares de euros em propinas cobradas ao longo de dois anos a estudantes de doutoramento que tinham uma bolsa de estudo atribuída pela instituição de ensino. A Universidade …

94 mortos e dezenas de desaparecidos em naufrágio na Tanzânia

Pelo menos 94 pessoas morreram num naufrágio de uma embarcação, na Tanzânia, que transportava cerca de 400 pessoa. O balanço inicial dava conta de 79 mortes e dezenas de desaparecidos. De acordo com as equipas de …

Nem extraterrestres, nem espiões. Pornografia infantil encerrou Observatório Solar

O Observatório Solar do Novo México, nos EUA, esteve encerrado durante 11 dias, sem se saber porquê. Depois dos rumores de extraterrestres ou de espionagem, descobre-se que, afinal, o fecho se deveu a uma investigação do …

Finanças confirmam fim da proibição dos prémios de desempenho

O Governo confirmou que vai eliminar no Orçamento do Estado para 2019 algumas normas para a função pública, como a proibição de atribuir prémios de desempenho ou a possibilidade de progressões na carreira por opção …